Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 389 (19/09/1999)

Encruzilhada na Mudança

É possível falar do futuro sem a pretensão de tentar prevê-lo, tarefa difícil num mundo em que as relações de trabalho exigem uma configuração inédita. O emprego para a vida toda, bem como a empresa de pai para filho, parece não mais se encaixar na realidade econômica atual. O profissional que vislumbramos a curto prazo estará constantemente entrando e saindo de projetos temporários, para os quais será convidado a participar em razão da sua capacitação. Dizer apenas que teremos que saber "gerenciar o conhecimento", o "capital intelectual" ou mesmo a "inteligência" não é suficiente. O fato central é que a Web, a rede mundial que interliga milhões de computadores a cérebros e vontades humanas, veio para ficar e vai mudar de maneira radical as transações comerciais numa velocidade alucinante. Não dá para apostar tudo imediatamente no futuro, mas também não podemos desconsiderá-lo. Em depoimento exclusivo, Mário Sérgio de Camargo - Tel.: (11) 3188-3000, diretor da Divicall Telemarketing & Call Center, afirma que aqueles que esperarem muito serão engolidos, enquanto aqueles que forem depressa demais correm o risco de ver desmoronado um negócio já estabelecido. É um pé lá e outro cá ao mesmo tempo.

CICLOS
"Um jovem de visão no final do século XVIII, certamente pensaria em seguir carreira ou iniciar um negócio relacionado à energia hidráulica, à indústria têxtil ou à indústria do ferro. Já alguém buscando empreender um negócio a partir da segunda metade do século XIX, pensaria em máquinas a vapor, estradas de ferro ou aço. Na virada do século, seria a vez da eletricidade, da indústria química ou dos motores de combustão interna. Cada onda dessas estimulava investimentos e a expansão da economia. Quando o boom inicial arrefecia, era substituído por novo ciclo de inovações que criava as condições para novo salto. Quem sempre agiu como fermento nesse processo de mudança foi o empreendedor, permitindo a renovação constante da economia. Nos dias de hoje, a Internet é uma megatendência tão revolucionária quanto foi a energia elétrica, com uma velocidade de propagação muito maior."

OUTRA DIMENSÃO
"A lógica da Web não significa apenas mais um lugar para fazer as mesmas coisas de um modo um pouco diferente. Trata-se de um espaço inteiramente novo, que possibilita às empresas oferecer valor de forma original, permitindo às pessoas exercitar, a seu modo, a individualidade e o direito de ser elas mesmas. Por isso, é um absurdo abordar a Internet como se fosse TV, em virtude da tendência que temos de pegar idéias novas e pensá-las com a cabeça de ontem. Como a Internet é o embrião de uma nova ordem industrial, tudo tem que mudar. O problema não é ela, somos nós. A complexidade instaura-se sempre em cima do que já existe. Assim, as empresas mais bem-sucedidas serão aquelas que aprenderem a integrar todo o manancial de riqueza e possibilidades da Web no mundo físico familiar. As organizações que souberem integrar mídia de massa e mídia interativa, fazendo uma reforçar a outra, estarão entre as futuras campeãs. O mesmo pode ser dito para quem conseguir integrar seus canais de venda tradicionais ao comércio eletrônico."

TEMPO DE ADESÃO
"Os grandes suportes tecnológicos da vida moderna enfrentaram anos de resistência para se tornarem indispensáveis aos seus milhões de usuários, sendo incorporados de maneira irreversível ao dia-a-dia de pessoas em todo o mundo. Para exemplificar como esse tempo tem diminuído vertiginosamente, vamos tomar como base uma pesquisa desenvolvida pela empresa americana Merrill Lynch Equity Research. Os dados mostram quantos anos foram necessários para que os seguintes avanços atingissem 25% das famílias nos Estados Unidos."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.