Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 396 (07/11/1999)

Balcões Viram Pontos de Venda Móveis

Quem estiver por dentro das possibilidades de atualização do seu negócio e souber introduzir essas mudanças no momento certo, com o máximo aproveitamento da melhor matéria-prima e dos índices de produtividade, certamente pode dizer que possui feeling para competir no mercado global. Sem isso, de nada adianta empatar capital e recorrer a empréstimos financeiros para viabilizar investidas empresariais que costumam fracassar a curto prazo, quando o empreendedor não se preocupa em obter informações de ponta para gerenciar a produção e acompanhar a evolução de tudo aquilo que acontece dentro e fora dos limites da sua empresa. Um bom exemplo nesse sentido é o caso específico da Pratik do Brasil Display - Tel.: (13) 222-8922, com sede em Santos/SP. Em depoimento exclusivo, Arnaldo Antonio Sattolo, diretor do grupo que já tem subsidiária na Espanha, conta de que forma está revolucionando o seu segmento a partir de tecnologia e visão mercadológica voltadas à concepção e à fabricação de peças cada vez mais práticas e econômicas, ampliando as áreas em que elas podem ser utilizadas como pontos de venda.

INVERSÃO
"Trabalhamos desde 1986 com balcões para ações promocionais de apresentação, degustação e lançamentos de novos produtos. Até então, só havia no mercado nacional peças fabricadas em madeira, que causam problemas sérios de logística para as empresas. Trouxemos, então, dos Estados Unidos, a tecnologia para fabricar balcões de polipropileno e poliestireno, mais leves e de fácil transporte e manuseio. Ou seja, invertemos a idéia de que eram necessárias seis pessoas e um caminhão para levar dez balcões. Em um simples Gol, um promotor apenas pode acomodar esse mesmo material e fazer a demonstração em uma determinada região. O kit vem todo desmontado em uma bolsa que pesa 11 quilos e suporta um peso oito vezes maior. Começamos com um modelo, sendo que hoje já temos seis opções diferentes para atender os vários segmentos de mercado, além da indústria alimentícia, que acabaram aderindo a essa estratégia de marketing pela facilidade proporcionada por essa estrutura de pontos de venda móveis que permitem a reutilização em diversos locais de um dia para o outro, quando necessário."

RETORNO
"Produzimos também um rack para suporte de pontos de venda para atingir também o varejo e as lojas de conveniência, pois, à medida que as grandes redes distribuidoras começaram a crescer no Brasil, temos a chamada demonstração linear, ou seja, todos os produtos expostos da mesma forma em uma gôndola. Por isso, a grande sensação hoje está em partir para o comércio varejista de pequeno porte. Parece incrível, mas saímos das mercearias para os shoppings e agora estamos fazendo o caminho de volta. Nosso grande diferencial hoje, em relação à concorrência, está no birô interno que produz as imagens e as logomarcas dos clientes para os displays, sem a necessidade de terceirizar esse serviço, como fazíamos há dois anos. Isso permite uma agilidade muito grande de trabalho com a Internet, pois o cliente pode mandar a imagem digitalizada de qualquer lugar do País. Procuramos investir em equipamentos e softwares de ponta para nos mantermos atualizados, embora estejamos cientes de que existe uma fatia em torno de 30% do mercado de balcões nas mãos de fabricantes artesanais."

VERÃO EM ALTA
"Vendemos uma média mensal de 450 balcões. Nos últimos treze anos, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro apresentaram baixa produtividade por causa do verão, mas esse quadro se modificou de forma significativa no ano passado sem que pudéssemos justificar. Estávamo-nos preparando para as férias coletivas, quando os pedidos começaram a chegar de forma constante. Felizmente, registramos uma inadimplência inexpressiva em comparação ao montante de vendas. Consultamos a Serasa e, além disso, como estamos no mercado há catorze anos, já vivenciamos experiências suficientes para saber quem tem potencial para comprar a quantidade de peças pedidas. O principal problema que enfrentamos atualmente, como a maioria das empresas, ainda está na elevada carga tributária que inviabiliza 80% do crescimento planejado e direcionado das pequenas e médias organizações. Essa é a grande peste do século para os empreendedores brasileiros."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.