Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 450 (19/11/2000)

Marcados Para Vencer

Raramente o sucesso empresarial é fruto do acaso, de uma boa idéia lançada no mercado sem os cuidados necessários ao crescimento do negócio. O lucro é conseqüência de um planejamento predeterminado, de um bom atendimento e de uma visão estratégica capaz de reforçar os aspectos positivos e, ao mesmo tempo, eliminar as falhas do comportamento gerencial na busca de resultados cada vez melhores. Esse é o objetivo do Projeto Empretec, já atuante em 25 países, e da Associação de Empreendedores Empretecos de São Paulo (www.aeesp.com.br). Em depoimento exclusivo, Constantino V. Papadopulu Messinis, presidente da entidade, fala da importância da troca de experiências para a formação do empresário.

MAPEAMENTO
"O Empretec é um programa baseado em um estudo que mapeou as características comportamentais dos maiores empreendedores do mundo. O projeto veio para o Brasil da Argentina, em 1993, e está em São Paulo desde 1994, com o apoio da ONU e a implantação do Sebrae. A partir desse estudo, foi feito um treinamento para apresentar às pessoas essa pesquisa, com o objetivo de detectar os pontos fortes e fracos de cada um. Com a quantidade de empretecos que passaram pelo programa, cerca de 2 mil só na capital paulista atuando nos mais diversos segmentos, houve a necessidade de trocar experiências e informações confiáveis para que se pudesse alcançar os objetivos de desenvolvimento. Caso contrário, eles teriam que se deslocar em buscas das áreas de interesse e de profissionais capacitados. Por meio da rede de contatos, tudo isso é conseguido rapidamente e de forma facilitada. Por isso surgiu a Associação de Empreendedores Empretecos de São Paulo, com a finalidade de integrar empresários bem preparados que precisam atuar com indivíduos que falam a mesma linguagem e possuem a mesma mentalidade."

INFORMAÇÕES
"Empresários de qualquer segmento podem participar da associação. O importante é a pluralidade de conhecimentos que pode ser agregada à rede de contatos. Caso o interessado ainda não seja um empreteco, é fundamental que ele participe do programa Empretec dentro de um prazo de seis meses, para que possa atuar de acordo com as metas traçadas pelo grupo. Quando reunimos um grande número de empresários com boa capacidade financeira, esse potencial pode ser direcionado tanto para o bem dos integrantes quanto para a comunidade. Nessa fase inicial, estamos preocupados essencialmente em disseminar as informações que ficam restritas a encontros e palestras realizadas em outras localidades, tratando de temas como e-commerce, comércio exterior e redes de contato por todo o Brasil. Estamos servindo de exemplo para outros países que têm a mesma necessidade de se organizar em associações, pois, como o projeto visa a formação de líderes em suas respectivas áreas, fica difícil agrupá-los depois. Durante esse encontro, eles trabalham a busca de oportunidades e iniciativas, como correr riscos calculáveis até o limite da capacidade, além da exigência da qualidade e da eficiência, aprendendo a diferenciar persistência de teimosia."

SATISFAÇÃO
"Para levar seus planos adiante, as pessoas precisam ter, no mínimo, quatro características fundamentais, que são a persistência, a preocupação com o comprometimento não só delas mas também de todos aqueles envolvidos na empresa, saber planejar adequadamente e monitorar de forma sistemática todos os passos para ver se estão seguindo na direção das metas traçadas. A meta não pode ser individual, mas sim da equipe como um todo, caso contrário o negócio desanda. O empresariado brasileiro, de maneira geral, está de parabéns, uma vez que enfrenta dificuldades que levariam empreendedores de outros lugares a desistir da empreitada. Bem-informado, o empresário nacional é tão capaz quanto qualquer outro. Partimos do princípio de que 3% da população mundial já nasce com o tino empresarial desenvolvido em seu código genético, enquanto os 97% restantes podem desenvolver essa habilidade, reconhecendo e ressaltando os pontos fortes que coincidem com o comportamento dos grandes líderes. Além de administrar a sua empresa, é imprescindível que o empresário esteja feliz com aquilo que está fazendo. O importante é que o seu trabalho seja relevante para a sua vida, enquanto condição para o sucesso, e esse é o diferencial de quem participa do projeto Empretec."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.