Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 69 (01/08/1993)

O giz Milagroso e Outras Histórias

Todo mundo tomou conhecimento do Giz Mata Insetos, sucesso de vendas na última Feira de Utilidades Domésticas (UD), realizada em São Paulo. Mas o que pouca gente sabe é como surgiu esse produto, verdadeiro achado de uma empresa desconhecida, a Bryoline Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda., que, na época, nem tinha funcionários. Contava apenas com a tenacidade do seu fundador e proprietário, João Batista Bueno da Silva ([email protected]), um ex-engraxate nascido em Jundiaí que se desfez do seu patrimônio pessoal para apostar tudo no produto que o transformou numa celebridade.
Não é a primeira vez que esse empresário fez sucesso na UD. No ano passado, conseguiu destacar-se, graças a dois produtos, um repelente para pombos - que serve também para espantar gatos e morcegos - e uma tinta protetora antimoscas. "Faço coisas simples, práticas e que chamam a atenção", diz ele, que já inventou e promete lançar brevemente uma vela contra mosquitos, alternativa popular aos caros inseticidas tradicionais.
Sua fonte de inspiração é o próprio mercado: dono também da House Cleaning, uma dedetizadora que gerou os recursos investidos na Bryoline, ele tinha dificuldades em atender algumas exigências dos clientes. Como matar baratas nas residências onde os moradores são alérgicos, por exemplo? Como exterminar as moscas num supermercado, onde a concentração de alimentos exige o máximo cuidado com a contaminação? Como proceder nos hospitais?
Neste depoimento exclusivo, João Batista explica como conseguiu salvar seus empreendimentos e tornar-se um empresário bem-sucedido, que procura atender com qualidade os pedidos que chegam de todo o Brasil e também do exterior.

SEMPRE ANDEI SOZINHO
"Perdi meu pai aos 9 anos de idade, e meu padrasto não concordava com minha idéia de estudar, de aprender para poder progredir. Juntei algum dinheiro e resolvi ir para Santos, onde trabalhei como engraxate e fiz uma série de outros serviços, sempre tendo como lema andar sozinho, pois as companhias poderiam ser uma influência negativa e desviar-me do caminho. Minha sorte é que trabalhei numa firma dedetizadora, onde o dono, um norte-americano que voltou para a terra dele, me ensinou todos os macetes e ainda me deixou os equipamentos de herança.
Desde o início, transformei-me num fornecedor de produtos do setor, pois sabia as fontes e fazia a distribuição. Além disso, tirei vários cursos de especialização que, aliados à prática diária, transformaram a House Cleaning numa empresa diferenciada, pois pouca gente entende desse trabalho no Brasil. Mesmo não tendo curso superior, costumo falar para gente graduada que eles precisam aprender muita coisa que não ensinam na universidade.
Esse setor é muito marginalizado, e só agora está organizando-se numa associação. A falta de conhecimento muitas vezes provoca desastres, e é preciso ter muito cuidado. Agora, que vou dedicar-me integralmente à Bryoline - seu sucesso acabou afastando-me um pouco do atendimento na dedetização -, quero vender a House Cleaning com tudo o que ela tem: clientela, estoque para seis meses e know-how, pois vou fazer treinamento para quem quiser comprar a firma."

ESTOQUES DE MATÉRIA-PRIMA SEGURAM A BARRA

"Peguei um camelô em frente ao Mappin, no centro de São Paulo, e fiquei vendendo o giz, tentando convencer as pessoas, que não conseguiam entender direito do que se tratava. O resultado não foi muito bom, mas eu costumo pensar grande. Mandei fazer 50 mil caixas do giz e consegui com um amigo uma carga de parafina importada - ele tinha tentado em vão vender velas de primeira qualidade no Brasil. Só que eram 60 toneladas, depositadas na calçada, dando-me um trabalhão danado para poder conseguir espaço para estocar.
Mas foi isso o que me salvou. Quando meu depoimento saiu na Globo e no SBT, foi uma explosão: desde o primeiro dia da UD, tinha fila no estande para comprar o giz. Vi que as 50 mil caixas davam apenas para começar e convoquei todos os funcionários da House Cleaning e seus parentes para produzir mais. Uma máquina alemã de rotulagem acabou queimando de tanto funcionar.
Resultado: acabei vendendo tudo e consegui até quitar um apartamento que tinha deixado de pagar. Para equilibrar as finanças, contei, também, com a consultoria do SEBRAE/SP.
Acho que o sucesso tem a ver com a necessidade do mercado brasileiro, que precisa de produtos baratos, não tóxicos e eficientes nessa área. Um inseticida comum precisa ser aplicado diariamente para fazer efeito, enquanto o giz, por exemplo, tem um efeito residual de meio ano. Hoje, tenho pedidos de atacadistas na base de 1 milhão de caixas, mas preciso tirar nosso telefone da bula, colocar código de barras e mudar a embalagem, pois, em muitos lugares, estão roubando o giz e deixando a caixa vazia.
Estou preparando-me para atender a demanda. Já nos instalamos em Guarulhos, num galpão de 480 metros quadrados, e temos, também, um terreno de 2 mil metros quadrados. Estamos investindo em máquinas e estudando propostas de exportar e fazer parcerias, pois, em países como o Chile, existe muito interesse. E estamo-nos instalando em Miami, o que vai significar uma série de vantagens a longo prazo, como entrar na pauta de investimentos para pesquisa previstos pela legislação americana."

BUSQUEI IDÉIAS NA CHINA -
"O cliente exige, e a gente precisa correr o mundo para atendê-lo. Só que é muito difícil. Eu sabia que, nos Estados Unidos, existia um repelente para pombos, mas era feito especialmente para o clima frio. Para conseguir adaptá-lo, precisei ir até lá, convencer as pessoas de que precisava primeiro uma pequena quantidade de matéria-prima para os testes iniciais e mobilizar os conhecimentos técnicos para chegar a algum resultado.
Encomendei testes na Alemanha a US$ 5 mil cada um, mas, para importar qualquer coisa, precisava fundar uma indústria, pois a House Cleaning é apenas prestadora de serviços. E como enfrentar os custos no exterior, se lá fora nem aceitavam apartamento como garantia? Felizmente, todo esse esforço inicial para produzir o repelente acabou servindo-me também para a tinta protetora.
Com o giz, o trabalho também foi brutal. Soube que existia um similar na China. Enviei um emissário para lá que me trouxe o produto. Nós estudamos, mas era muito precário, pois é de calcário e com alta dose de DDT, o que o torna muito perigoso. O segredo era conseguir colocar a dosagem certa do princípio ativo dentro da parte sólida, uma solução inédita em todo o mundo, que faz do nosso giz um produto original único. Vendi a participação em alguns imóveis, meu carro, o carro da esposa e deixei de fazer vários investimentos, mas acabei conseguindo."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Novo

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.