Como Despertar Energias Internas
Acertar o veio
do mercado pode significar a realização de um sonho, mas também
corre o risco de provocar um efeito contrário. Foi o que sentiu o geólogo
e administrador de empresas Jaime Luis Queique, com sua Vita Flora's
Indústria e Comércio Ltda. - tel.: (011) 542-6356. Ao trabalhar
com produtos naturais, como o guaraná e a pfafia paniculatta - o ginseng
brasileiro -, ele experimentou uma evolução do seu, negócio,
desde a fundação, em abril de 1982, até atingir um pico
do crescimento, em 1986.
A falta de uma estratégia adequada transformou esse sucesso numa situação
pré-falimentar, em 1990. Foi quando descobriu que estava voltado excessivamente
para fora do seu empreendimento e precisava ativar energias internas para salvar
a empresa. Sua opção foi delegar poderes, discutir metodicamente
o trabalho com todos os funcionários, implantar uma cultura de qualidade
total e adequar os produtos às necessidades dos clientes.
Esse processo fez com que a Vita Flora's desse certo. Hoje, tem trinta
funcionários, produz 110 mil unidades por mês e representa laboratórios
internacionais de renome, como o norte-americano Solaray e o alemão Dr.
Reecke Weg. Trabalha com uma linha de 42 produtos - incluindo dois da linha
infantil - de fitoterapia e compostos de vitaminas ligados ao surgimento
da medicina ortomolecular no Brasil. Trata-se de um nicho emergente - com
seu vocabulário específico decodificado no depoimento a seguir
-, voltado para o tratamento científico na prevenção
de doenças, o emagrecimento e o rejuvenescimento.
O EQUILÍBRIO DAS PLANTAS "Quando começamos,
a pfafia era completamente desconhecida no meio científico. Hoje, já
existem estudos realizados pela Universidade de Tóquio que comprovaram
a eficiência terapêutica da planta. Desde o início, estamos
fazendo um trabalho sério nesse setor, que tem uma imagem tradicional
negativa no Brasil. Quando desenvolvemos e lançamos, em outubro de 1994,
o Emagrevit, que é feito com oito plantas, fizemos um trabalho científico
apurado, baseado em pesquisas e literaturas que comprovam o resultado desejado.
Fazemos um trabalho de educação do consumidor para eliminar as
dúvidas que existem em relação à fitoterapia, que
é o tratamento medicinal através das plantas. Tem gente que acha
a lecitina de soja ideal para emagrecer, mas nós esclarecemos que ela
desentope artérias e evita o depósito de gorduras, mas não
emagrece. Também alertamos para as contra-indicações. Pessoas
com pressão alta, gastrite ou taquicardia não podem tomar guaraná,
por exemplo. E óleo de alho não pode ser consumido por mulheres
grávidas ou que estão amamentando.
Temos pessoas especializadas em fitoterapia para dar esse tipo de orientação.
E estamos dando treinamento para introduzir os conhecimentos de medicina ortomolecular,
que objetiva suprir o organismo de doses mínimas diárias de minerais
e vitaminas. A falta desses elementos acabam, ao longo do tempo, provocando
doenças, algumas graves, como o câncer. Cada organismo reage de
maneira diferente a essa carência. Mas também é preciso
cuidado: o acompanhamento médico evita que ocorram excessos de consumo
de vitaminas. Essa recomendação está expressa nas bulas
dos nossos produtos."
QUALIDADE ÀS QUINTAS "Quando tivemos um
crescimento fantástico, não soubemos administrá-lo corretamente,
por falta de experiência. Falhamos na estratégia do negócio,
no trato com os recursos humanos e no controle financeiro. Optamos por contratar
pessoas experientes, vindas, a maioria, de multinacionais para fazer um trabalho
de administração e marketing. Aconteceu que a empresa teve uma
despesa monstruosa, sem uma receita equivalente. Esse tipo de profissional não
é muito adequado para a pequena empresa, pois não está
preocupado com o problema de verba.
Ficou, então, claro que precisávamos ter a capacidade de formar
pessoas internamente, já que a experiência de fora para dentro
tinha sido extremamente negativa e traumática. Precisávamos fazer
com que nossos colaboradores criassem uma capacidade de gerenciar ou conduzir
a empresa.
Por dois anos, a partir de 1990, começamos a nos reunir todas as quintas-feiras,
das 8h30 às 10 horas. Parávamos tudo e discutíamos um tema
de qualidade com todos os funcionários. Fazia divisão de grupo,
cada um colocava a sua idéia e começamos a debater a seguinte
questão: por que tínhamos competência e não tínhamos
mercado?"
CONFIANÇA ELIMINA CRISE
"Percebemos que o erro era nosso. Tínhamos que voltar o foco para
dentro da empresa, procurando fazer o melhor para os clientes, tanto os internos
quanto os clientes externos, que são os fornecedores, revendedores e
consumidores. Fizemos ver aos funcionários que aquelas reuniões
eram trabalho. E implantamos uma estrutura horizontal, no sentido de que todos
se empenhassem na resolução dos problemas, trabalhando com liberdade.
Isso disseminou a confiança dentro da organização. O resultado
é que saímos da crise, repassamos os resultados em forma de benefícios
e ficamos prontos para um trabalho mais elaborado de Qualidade Total, com o
acompanhamento do SEBRAE/SP."
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