Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 155 (26/03/1995)

Como Despertar Energias Internas

Acertar o veio do mercado pode significar a realização de um sonho, mas também corre o risco de provocar um efeito contrário. Foi o que sentiu o geólogo e administrador de empresas Jaime Luis Queique, com sua Vita Flora's Indústria e Comércio Ltda. - tel.: (011) 542-6356. Ao trabalhar com produtos naturais, como o guaraná e a pfafia paniculatta - o ginseng brasileiro -, ele experimentou uma evolução do seu, negócio, desde a fundação, em abril de 1982, até atingir um pico do crescimento, em 1986.
A falta de uma estratégia adequada transformou esse sucesso numa situação pré-falimentar, em 1990. Foi quando descobriu que estava voltado excessivamente para fora do seu empreendimento e precisava ativar energias internas para salvar a empresa. Sua opção foi delegar poderes, discutir metodicamente o trabalho com todos os funcionários, implantar uma cultura de qualidade total e adequar os produtos às necessidades dos clientes.
Esse processo fez com que a Vita Flora's desse certo. Hoje, tem trinta funcionários, produz 110 mil unidades por mês e representa laboratórios internacionais de renome, como o norte-americano Solaray e o alemão Dr. Reecke Weg. Trabalha com uma linha de 42 produtos - incluindo dois da linha infantil - de fitoterapia e compostos de vitaminas ligados ao surgimento da medicina ortomolecular no Brasil. Trata-se de um nicho emergente - com seu vocabulário específico decodificado no depoimento a seguir -, voltado para o tratamento científico na prevenção de doenças, o emagrecimento e o rejuvenescimento.

O EQUILÍBRIO DAS PLANTAS
"Quando começamos, a pfafia era completamente desconhecida no meio científico. Hoje, já existem estudos realizados pela Universidade de Tóquio que comprovaram a eficiência terapêutica da planta. Desde o início, estamos fazendo um trabalho sério nesse setor, que tem uma imagem tradicional negativa no Brasil. Quando desenvolvemos e lançamos, em outubro de 1994, o Emagrevit, que é feito com oito plantas, fizemos um trabalho científico apurado, baseado em pesquisas e literaturas que comprovam o resultado desejado.
Fazemos um trabalho de educação do consumidor para eliminar as dúvidas que existem em relação à fitoterapia, que é o tratamento medicinal através das plantas. Tem gente que acha a lecitina de soja ideal para emagrecer, mas nós esclarecemos que ela desentope artérias e evita o depósito de gorduras, mas não emagrece. Também alertamos para as contra-indicações. Pessoas com pressão alta, gastrite ou taquicardia não podem tomar guaraná, por exemplo. E óleo de alho não pode ser consumido por mulheres grávidas ou que estão amamentando.
Temos pessoas especializadas em fitoterapia para dar esse tipo de orientação. E estamos dando treinamento para introduzir os conhecimentos de medicina ortomolecular, que objetiva suprir o organismo de doses mínimas diárias de minerais e vitaminas. A falta desses elementos acabam, ao longo do tempo, provocando doenças, algumas graves, como o câncer. Cada organismo reage de maneira diferente a essa carência. Mas também é preciso cuidado: o acompanhamento médico evita que ocorram excessos de consumo de vitaminas. Essa recomendação está expressa nas bulas dos nossos produtos."

QUALIDADE ÀS QUINTAS
"Quando tivemos um crescimento fantástico, não soubemos administrá-lo corretamente, por falta de experiência. Falhamos na estratégia do negócio, no trato com os recursos humanos e no controle financeiro. Optamos por contratar pessoas experientes, vindas, a maioria, de multinacionais para fazer um trabalho de administração e marketing. Aconteceu que a empresa teve uma despesa monstruosa, sem uma receita equivalente. Esse tipo de profissional não é muito adequado para a pequena empresa, pois não está preocupado com o problema de verba.
Ficou, então, claro que precisávamos ter a capacidade de formar pessoas internamente, já que a experiência de fora para dentro tinha sido extremamente negativa e traumática. Precisávamos fazer com que nossos colaboradores criassem uma capacidade de gerenciar ou conduzir a empresa.
Por dois anos, a partir de 1990, começamos a nos reunir todas as quintas-feiras, das 8h30 às 10 horas. Parávamos tudo e discutíamos um tema de qualidade com todos os funcionários. Fazia divisão de grupo, cada um colocava a sua idéia e começamos a debater a seguinte questão: por que tínhamos competência e não tínhamos mercado?"

CONFIANÇA ELIMINA CRISE
"Percebemos que o erro era nosso. Tínhamos que voltar o foco para dentro da empresa, procurando fazer o melhor para os clientes, tanto os internos quanto os clientes externos, que são os fornecedores, revendedores e consumidores. Fizemos ver aos funcionários que aquelas reuniões eram trabalho. E implantamos uma estrutura horizontal, no sentido de que todos se empenhassem na resolução dos problemas, trabalhando com liberdade. Isso disseminou a confiança dentro da organização. O resultado é que saímos da crise, repassamos os resultados em forma de benefícios e ficamos prontos para um trabalho mais elaborado de Qualidade Total, com o acompanhamento do SEBRAE/SP."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Novo

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.