Tempo é a Moeda doTelemarketing
Telemarketing
foi inventado para o cliente ganhar, e não perder tempo. Vender por telefone
é comodidade civilizada que precisa oferecer atendimento personalizado,
produtos de qualidade, entrega rápida no endereço indicado, prazos
de pagamento e preços competitivos. É isso que deve conquistar
os compradores, e não o aborrecimento da insistência programada
e da repetição publicitária.
A idéia é não afugentar os interessados com nenhum tipo
de obstáculo. Por isso, o administrador de empresas Mário Ricardo
Mendes da Silva implantou na sua Gingalú Comércio de Confecções
Ltda. - tel.: (011) 287-9210 - todos esses princípios mencionados
acima, com alguns diferenciais: agradece todas as ligações feitas
pelos clientes e entrega qualquer quantidade do produto em que se especializou,
que são meias femininas.
Essa estratégia fez com que uma atividade informal, iniciada pela esposa
no lugar em que ela trabalha - uma agência bancária -,
se transformasse num pequeno empreendimento com grandes pretensões de
vôo. Por enquanto, a Gingalú atende, preferencialmente, a região
dos Jardins e da avenida Paulista, em São Paulo, vendendo, também,
lingerie e malharia. Mas existe em andamento um plano de estender a ação
para outras regiões da capital e do interior. O futuro, segundo o depoimento
de Mário, será atender pequenos lojistas, montar uma rede de pontos-de-venda,
funcionar com catálogo próprio e virar um atacadista de verdade.
INVESTI DOZE ANOS DE TRABALHO "Um belo dia, minha
esposa falou que ia comprar meias, e as colegas de trabalho fizeram algumas
encomendas. Achei que ia ficar nisso, mas, no primeiro mês, ela comprou
50 pares, no seguinte 100 e no terceiro 250. Começamos, então,
a diversificar e a trazer coisas, conforme o público ia pedindo. Isso
aconteceu há dois anos. Em 1993, pedi para fazer um sisteminha para facilitar
a parte de vendas e cadastro do pessoal para a gente se orientar. O que, como
e onde comprar?
Comecei a vender também para amigos, parentes, conhecidos. Foi, então,
que procurei o SEBRAE/SP e coloquei a idéia de fazer uma empresa de telemarketing
especialmente para a região dos Jardins e da Paulista. Pois, numa pesquisa
informal, descobri o seguinte: as pessoas que trabalham nas empresas e nos escritórios
da região não tinham tempo para se deslocar até as ruas
Augusta, Pamplona ou avenida Brigadeiro, onde fica a maioria das lojas de confecções
femininas. Recebi um aval da consultoria de marketing do SEBRAE/SP por dois
motivos principais: a região é muito boa e o telemarketing tem
muito o que crescer no Brasil. Só que minha idéia de telemarketing
é não forçar o cliente e ficar sempre à disposição
quando ele precisar.
Passei, também, por uma consultoria de viabilidade técnica do
negócio e, em novembro do ano passado, resolvi oficializar. Fiz um acordo
para sair do meu emprego, no qual fiquei doze anos, peguei todo o capital que
recebi e investi na Gingalú."
AGRADEÇO POR TER LIGADO
"Trabalhei na área de administração de serviços
da Polibrasil, em que participei de um programa de implantação
de Qualidade Total. Fiquei encarregado de gerenciar o atendimento dos clientes
internos, cuidando de malote, correio, entrega e retirada de documentos, manutenção
predial, de móveis e utensílios, limpeza, conservação
e copa. Precisava satisfazer uns setenta clientes internos e dava todo o apoio
na parte de serviços gerais para o escritório central. Essa experiência
inspirou nossa maneira de agir aqui dentro.
O atendimento e a entrega das encomendas são nossos cartões de
visitas e precisam ter um padrão nota dez. Se minha cliente ficar satisfeita,
eu também vou ficar. Agradecer as ligações, por exemplo,
é uma idéia que foi recebida com reserva e até com ironia
na Polibrasil. Mas teve gente que mandou fax parabenizando e outras que até
copiaram o modelo.
As pessoas, em geral, no comércio, não estão preocupadas
em atender bem. Já saí de uma loja em que nem fui recebido e fui
para outra, pagar mais caro pelo mesmo produto, só porque alguém
foi atencioso comigo. Nossa idéia foi atrelar o comércio de confecções
com a comodidade de entrega, pois meia, por exemplo, as pessoas já sabem
qual a marca e o tamanho. Mas, se existe dúvidas, eu ofereço opções
para a cliente se sentir à vontade. Entrego o produto num prazo de um
a dois dias, mas, se houver necessidade, faço entrega de emergência.
Mas não cobro taxa extra por isso."
UM ATACADO PARA OS PEQUENOS
"Penso, no futuro, em fazer entrega com um funcionário devidamente
motorizado. Por enquanto, monto meu catálogo com xerox colorido dos produtos
que eu vendo e que são divulgados nas revistas de fabricantes, mas, quando
alcançar maior volume de vendas, vou montar meu próprio catálogo.
Quero expandir os negócios, montando pontos-de-venda em outras regiões
da capital, através de vendedores, e em todo o interior de São
Paulo. Vou visitar pequenos lojistas nas outras cidades, para saber como é
o comportamento do consumidor, pois sei de muita gente que vem em excursão
para cá só para comprar.
Nossa proposta será oferecer preços competitivos para esses lojistas
e encontrar uma forma barata de enviar a mercadoria."
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