Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 159 (23/04/1995)

Tempo é a Moeda doTelemarketing

Telemarketing foi inventado para o cliente ganhar, e não perder tempo. Vender por telefone é comodidade civilizada que precisa oferecer atendimento personalizado, produtos de qualidade, entrega rápida no endereço indicado, prazos de pagamento e preços competitivos. É isso que deve conquistar os compradores, e não o aborrecimento da insistência programada e da repetição publicitária.
A idéia é não afugentar os interessados com nenhum tipo de obstáculo. Por isso, o administrador de empresas Mário Ricardo Mendes da Silva implantou na sua Gingalú Comércio de Confecções Ltda. - tel.: (011) 287-9210 - todos esses princípios mencionados acima, com alguns diferenciais: agradece todas as ligações feitas pelos clientes e entrega qualquer quantidade do produto em que se especializou, que são meias femininas.
Essa estratégia fez com que uma atividade informal, iniciada pela esposa no lugar em que ela trabalha - uma agência bancária -, se transformasse num pequeno empreendimento com grandes pretensões de vôo. Por enquanto, a Gingalú atende, preferencialmente, a região dos Jardins e da avenida Paulista, em São Paulo, vendendo, também, lingerie e malharia. Mas existe em andamento um plano de estender a ação para outras regiões da capital e do interior. O futuro, segundo o depoimento de Mário, será atender pequenos lojistas, montar uma rede de pontos-de-venda, funcionar com catálogo próprio e virar um atacadista de verdade.

INVESTI DOZE ANOS DE TRABALHO
"Um belo dia, minha esposa falou que ia comprar meias, e as colegas de trabalho fizeram algumas encomendas. Achei que ia ficar nisso, mas, no primeiro mês, ela comprou 50 pares, no seguinte 100 e no terceiro 250. Começamos, então, a diversificar e a trazer coisas, conforme o público ia pedindo. Isso aconteceu há dois anos. Em 1993, pedi para fazer um sisteminha para facilitar a parte de vendas e cadastro do pessoal para a gente se orientar. O que, como e onde comprar?
Comecei a vender também para amigos, parentes, conhecidos. Foi, então, que procurei o SEBRAE/SP e coloquei a idéia de fazer uma empresa de telemarketing especialmente para a região dos Jardins e da Paulista. Pois, numa pesquisa informal, descobri o seguinte: as pessoas que trabalham nas empresas e nos escritórios da região não tinham tempo para se deslocar até as ruas Augusta, Pamplona ou avenida Brigadeiro, onde fica a maioria das lojas de confecções femininas. Recebi um aval da consultoria de marketing do SEBRAE/SP por dois motivos principais: a região é muito boa e o telemarketing tem muito o que crescer no Brasil. Só que minha idéia de telemarketing é não forçar o cliente e ficar sempre à disposição quando ele precisar.
Passei, também, por uma consultoria de viabilidade técnica do negócio e, em novembro do ano passado, resolvi oficializar. Fiz um acordo para sair do meu emprego, no qual fiquei doze anos, peguei todo o capital que recebi e investi na Gingalú."

AGRADEÇO POR TER LIGADO
"Trabalhei na área de administração de serviços da Polibrasil, em que participei de um programa de implantação de Qualidade Total. Fiquei encarregado de gerenciar o atendimento dos clientes internos, cuidando de malote, correio, entrega e retirada de documentos, manutenção predial, de móveis e utensílios, limpeza, conservação e copa. Precisava satisfazer uns setenta clientes internos e dava todo o apoio na parte de serviços gerais para o escritório central. Essa experiência inspirou nossa maneira de agir aqui dentro.
O atendimento e a entrega das encomendas são nossos cartões de visitas e precisam ter um padrão nota dez. Se minha cliente ficar satisfeita, eu também vou ficar. Agradecer as ligações, por exemplo, é uma idéia que foi recebida com reserva e até com ironia na Polibrasil. Mas teve gente que mandou fax parabenizando e outras que até copiaram o modelo.
As pessoas, em geral, no comércio, não estão preocupadas em atender bem. Já saí de uma loja em que nem fui recebido e fui para outra, pagar mais caro pelo mesmo produto, só porque alguém foi atencioso comigo. Nossa idéia foi atrelar o comércio de confecções com a comodidade de entrega, pois meia, por exemplo, as pessoas já sabem qual a marca e o tamanho. Mas, se existe dúvidas, eu ofereço opções para a cliente se sentir à vontade. Entrego o produto num prazo de um a dois dias, mas, se houver necessidade, faço entrega de emergência. Mas não cobro taxa extra por isso."

UM ATACADO PARA OS PEQUENOS

"Penso, no futuro, em fazer entrega com um funcionário devidamente motorizado. Por enquanto, monto meu catálogo com xerox colorido dos produtos que eu vendo e que são divulgados nas revistas de fabricantes, mas, quando alcançar maior volume de vendas, vou montar meu próprio catálogo. Quero expandir os negócios, montando pontos-de-venda em outras regiões da capital, através de vendedores, e em todo o interior de São Paulo. Vou visitar pequenos lojistas nas outras cidades, para saber como é o comportamento do consumidor, pois sei de muita gente que vem em excursão para cá só para comprar.
Nossa proposta será oferecer preços competitivos para esses lojistas e encontrar uma forma barata de enviar a mercadoria."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.