Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 231 (08/09/1996)

Confecção Cria Soluções para a Crise

O segredo da camisa chinesa é revolucionar o conceito de "qualidade". Basta observar o colarinho, a embalagem e a etiqueta, que são considerados impecáveis. Acrescente-se um preço imbatível - R$ 10 em média -, e está criado o problema para as confecções brasileiras. Mudar toda uma cultura empresarial já era uma tarefa difícil, mas o processo foi acelerado pela ressaca econômica do Plano Real.
Como enfrentar, além da pressão estrangeira, a inadimplência dos consumidores? A empresária Rosana Calvó Sala Leite, da Confecções Confevia Ltda. - Tel.: (11) 5181-0818 -, teve que suar para enfrentar esse tipo de armadilha. Herdeira de uma indústria fundada em 1963, especializada em camisas e que hoje possui sete lojas de varejo, ela arriscou alto para, primeiro, salvar o patrimônio dos próprios erros internos e, depois, enfrentar a concorrência na maré alta da abertura comercial. Baseada em sua experiência, ela dá, a seguir, uma breve aula de sobrevivência.

QUEM NÃO USA UMA VANTAGEM PARA OBTER OUTRA DANÇA

"Meus pais - Francisco e Anita - possuíam uma banca de roupas na feira. Um dia, apareceu um marreteiro do Ceará que trazia num saco camisas prontas e vendeu tudo rapidinho. Aquela visão fez com que camisas prontas passassem a fazer parte dos produtos vendidos. Depois, com o apoio do meu avô, a banca virou uma lojinha na Av. Santo Amaro. Camisas vendiam bem, até que nosso fornecedor mudou para o interior e resolveu ensinar meu pai como confeccionar o produto em série. O resultado era razoável, e não havia concorrência. O negócio deslanchou quando decidiram produzir moda jovem, totalmente vanguarda.
A empresa dispunha de uma larga vantagem competitiva. Estávamos praticamente sozinhos no mercado, trabalhando com baixo custo e alta qualidade, respondíamos rapidamente às mudanças e produzíamos com uma estrutura enxuta. Mas tudo isso não foi usado para o aumento da capacidade de produção e do poder de vendas. Conseqüentemente, nossos custos aumentaram, a estrutura tornou-se pesada e surgiu a concorrência, que demorou, mas acabou lentamente alcançando, uma por uma, todas as vantagens que a empresa possuía. O dinheiro obtido com uma vantagem competitiva deve ser gasto na obtenção de uma nova, senão o que temos na mão se torna um desperdício. Mas você custa a quebrar quando existe muito capital. O pessoal todo se acomodou e, com o passar do tempo, trocamos nosso perfil, deixando de atender o público jovem. A marca foi envelhecendo junto com os clientes."

PERDA DO CONTROLE
"Administrar uma pequena confecção com uma lojinha na frente atuando sozinha no mercado era tarefa fácil. Mas a empresa cresceu, abriu seis filiais, a concorrência aumentou e a coisa complicou-se. Para piorar, surgiram brigas entre os sócios, meus pais separaram-se e aquela administração tornou-se insustentável. Depois de amargas experiências com consultorias, em 1993 resolvi assumir a direção da empresa. Concentrei todos os meus esforços para readquirir a posição de mercado, baseada numa estratégia de liderança de qualidade, redirecionando meu alvo para o público jovem. Iniciei um trabalho de sensibilização para a qualidade total, fiz investimentos em pessoal, treinamento, máquinas e equipamentos. Assisti de camarote à abertura do mercado e à entrada dos produtos chineses, porém meus antigos conceitos de qualidade não me deixaram perceber a dimensão do estrago que estava para acontecer. As vendas entraram em queda livre, e eu demorei para compreender os verdadeiros motivos. A impressão que eu tinha era de que o mercado sempre sofre quando tem um choque na economia, mas, depois, tudo volta ao normal."

PONTO DE EQUILÍBRIO

"Custei a entender que a abertura do mercado era um processo sem volta e o consumidor nunca mais seria o mesmo. Resolvi, então, suspender o processo de mudanças, fazer um enxugamento de 40% dos custos da empresa. Refiz todos os cálculos de custos, reduzi as margens, tive que aumentar meu giro de 10 mil para 15 mil peças por mês e optei por produtos importados. Tudo isso foi feito para readquirir o equilíbrio financeiro da empresa. Hoje, eu posso afirmar, com segurança, que o cálculo do ponto de equilíbrio deve ficar todos os dias em cima da mesa do empresário. Não devemos comprar uma agulha ou contratar um funcionário sem antes calcular o impacto desse custo adicional no ponto de equilíbrio da empresa."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.