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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 17 (14/01/1988)

Consultoria Facilita Acesso às Leis

A atividade empresarial está sujeita a um excesso de leis que se multiplicam no País. Para enfrentar essa proliferação, é preciso contar com o apoio eficiente de especialistas e a leitura de roteiros que facilitem o acesso ao conteúdo das regulamentações e procedimentos necessários ao mundo dos negócios. Mas acertar o passo com a lei costuma tomar tempo e oferece inúmeras dificuldades. Isso é muito perigoso, pois o desconhecimento ou a má interpretação nessa área podem ameaçar até a sobrevivência de um empreendimento.
A IOB - Informações Objetivas, fundada em 1966, logo depois que foi criado o primeiro código tributário nacional, nasceu e cresceu a partir dessa necessidade. De um pequeno escritório que distribuía um boletim com 10 mil exemplares, feito numa impressora de mesa, tornou-se um conglomerado de cinco empresas, que atende a mais de 100 mil clientes e fecha em média 7,5 mil negócios por mês. Seu boletim, hoje, tem um público de 1,5 milhão de leitores por edição, a cada dez dias, e é impresso num parque gráfico de 6 mil metros quadrados de área construída, no bairro paulistano da Lapa.
O segredo do sucesso é perceber as necessidades do mercado e oferecer simplicidade na interpretação e decodificação de leis, decretos, portarias e normas que direta ou indiretamente alteram o modo de operar das empresas. No depoimento a seguir, Fugimi Yamashita, há sete anos na presidência do conselho deliberativo - que conta ainda com três executivas, as sócias Leiko Koid, Ana Cristina Souza Rocha e Josefa Teresa de Góes -, sintetiza a estratégia do grupo. Participou do debate o diretor jurídico da IOB, Alberto Bugarib.

DIFERENCIAL GARANTE O SUCESSO

"Em 1966, quando entrou em vigor o primeiro código tributário nacional, começou a era científica da cobrança de impostos. Tratava-se da preparação para a segunda fase de crescimento do País. A primeira ocorreu com a indústria automobilística e, quando veio o chamado milagre econômico, já havíamos assentado bases para vôos mais altos.
No início, faltava estrutura para o nosso escritorinho, que surgiu a partir de uma idéia do seu fundador, Antônio Manoel da Rocha. Nós distribuímos com nossos carros semanalmente um boletim feito de modo rudimentar, mas que trazia inovações, como ser entregue na mão do assinante e trazendo objetividade e simplicidade na interpretação das leis, alteradas então. O produto foi tão bem aceito que a IOB acabou, em curto espaço de tempo, superando seus concorrentes.
O mais importante foi a mudança de mentalidade do setor. Antes, as empresas pouco se preocupavam em auxiliar aqueles que contavam com seus serviços e dependiam das suas informações. Nós mostramos que era possível detalhar a interpretação das leis e passamos a orientar os clientes através de exemplos. Os assinantes começaram a ter na IOB uma espécie de auxiliar permanente e confiável."

NOVAS NECESSIDADES

"A procura pelo nosso serviço cresceu muito, então, e de maneira rápida. Foi assim que detectamos a necessidade de a clientela treinar o seu pessoal nessa área. Por isso, em 1971, constituímos a IOB Cursos Empresariais. Mas como atender a locais mais distantes, chegar a outros estados e atingir o interior de São Paulo? Aí surgiu a idéia do TPD - Treinamento Programado à Distância, que é uma linha de cursos e fascículos com duração média de cinco meses para atender setores como o de secretárias executivas, contabilidade, direito imobiliário, informática, etc.
Foi percebida também outra necessidade dos assinantes: orientação para as questões que não estão explícitas na legislação, como, por exemplo, instruções sobre notas fiscais. Para suprir essa necessidade, criamos o Guia de Procedimentos Legais.
O grupo então cresceu e desdobrou-se: Mapa Fiscal Editora Ltda., IOB Cursos e Legislação Empresarial, IOB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, Logus Computadores Ltda. Investir em informática justifica-se, porque essa é a área de maior crescimento e futuro. A mídia eletrônica vai tornar mais ágil a comunicação, embora nunca vá eliminar a mídia impressa.
O Brasil não pode ficar fora do que acontece no mercado mundial, e nessa área estamos praticamente na estaca zero. Não poderemos querer ficar dissociados eternamente desse mundo novo que está surgindo. Forçosamente vamos ter que aceitar a entrada de tecnologia e know-how em informática pela própria necessidade do País."

ACASO X PLANEJAMENTO

"Nosso diretor Alberto Bugarib explica que os duzentos consultores que trabalham para a empresa atendem, por ano, à média de 1,2 milhão de consultas no Brasil, sendo que São Paulo representa 50% desse volume. Em sua opinião, se tivéssemos cem linhas, ainda seriam insuficientes, porque o número de consultas é tão grande que parece uma bola de neve e seria necessário multiplicar a oferta.
Em 1987, a empresa faturou US$ 80 milhões, um crescimento 15% maior em relação ao ano anterior. A margem líquida de lucro foi de 7%. Para este ano, a meta é crescer na mesma proporção, se a inflação não disparar. A publicidade é um dos pontos nevrálgicos de sustentação do crescimento da empresa.
Muitas vezes, o sucesso deixa de existir, se não passamos por fracassos antes. É preciso passar pelo erro para chegar ao acerto. Às vezes, temos um ponto, um lugar para chegar. Só que, freqüentemente somos obrigados a ir por caminhos que não queremos passar. Fórmulas todo mundo tem. Mas nem sempre funcionam. Tenho observado a história da nossa empresa. Planejar é necessário. Mas as grandes coisas não nascem assim do planejamento, mas do acaso. E isso está regido por uma lei que não podemos alcançar."


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