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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 465 (04/03/2001)

Deixa Rolar

A competitividade exigida pelo mercado globalizado leva o empresário de hoje a uma nova postura em termos de delegação de poder. Deve estar implícita na filosofia de crescimento de uma empresa a tarefa de fazer com que as pessoas envolvidas no negócio cresçam em conjunto, assumindo a responsabilidade por decisões que, até pouco tempo, ficavam a cargo apenas do dirigente. O segredo está em saber delegar, motivando e, ao mesmo tempo, cobrando a maturidade profissional de cada um. Esta é a experiência relatada por Hiram Santiago, diretor da BRM - S.A. Brasileira de Rolamentos e Mancais - www.brm.com.br - empresa distribuidora de rolamentos e também fabricante de mancais. Em depoimento exclusivo, ele conta como pretende aumentar seu faturamento em 30% no decorrer de 2001.

ECONOMIA DE ESCALA
"O empresário tem uma possibilidade ilimitada de crescimento, enquanto o funcionário possui suas limitações. Nesse sentido, o crescimento do empresário pode ser muito maior do que o de qualquer executivo, mesmo de uma multinacional. Apesar da instabilidade do Brasil, do medo e dos riscos, nós temos a gana de ir atrás e de fazer acontecer. Não existe mais um momento de acomodação, pois sempre estão alterando algo, subindo algum imposto. Antigamente, bastava aumentar o preço, mas hoje o mercado limita os tetos, sendo preciso encontrar outras soluções. Com a globalização, a economia de escala é a grande saída, ou seja, vender muito mais, aproveitando a estrutura da empresa até o seu limite. Investir em pessoal gabaritado, com salários decentes é outro aspecto importante. Quando assumi o controle da empresa do meu pai em conjunto com a minha, troquei muitos empregados. Se eles funcionam e passam a crescer, ótimo, caso contrário, troca-se de novo até encontrar alguém que se sinta ajustado e valorizado. Em geral, a mentalidade na área do comércio é pagar o mínimo possível. A nossa idéia aqui é colocar gente melhor e fazer o negócio crescer."

CONFIANÇA
"A cultura do dono da empresa que tem que olhar tudo e tomar as decisões finais passa para os gerentes, que querem fuçar e saber de tudo. Só que não dá para ser assim. É preciso confiar um pouco nas pessoas, apostar nelas e deixar que elas também sejam responsáveis. Por isso, descentralizar é fundamental. Tem que soltar as rédeas e deixar acontecer, sem muitos cálculos e reuniões. Mesmo quando ocorre uma encrenca entre uma área e outra, permitir que os funcionários se acertem sozinhos, por meio das suas idéias e do bom senso. Só não pode deixar o negócio pegar fogo. Todos têm que trabalhar em conjunto para achar um caminho comum. Outra ação que fazemos nessa linha é dar um prêmio-incentivo. Quando os resultados são melhores do que se esperava, eles recebem uma porcentagem do salário em dinheiro, que varia de 10 a 30%. Não se trata de participação nos lucros, mas sim de um estímulo para que a equipe inteira se sinta participativa. Em relação há dez anos, todos se gostam mais aqui e se afinam com a direção. Durante os últimos cinco anos, foi entrando sangue novo na empresa, mas só agora estamos sentindo a diferença. O cliente também percebe que o pessoal está mais vivo e menos embotado."

DIVERSIFICAÇÃO
"Nós temos uma área técnica capaz de encontrar qualquer espécie de rolamento. Hoje, oferecemos a linha completa, coisa que até pouco tempo atrás não tínhamos, uma vez que a empresa era especializada em um segmento. Com o tempo e a abertura da economia, entendemos que não era mais possível escolher um nicho de mercado e ficar limitado dentro de uma especialidade dele. Antigamente, vendia-se menos e ainda se ganhava dinheiro, mas hoje, com as margens de lucro reduzidas, tem que ter volume de vendas, o que leva a uma diversificação sempre maior. A primeira medida nesse sentido foi colocar à disposição do mercado todos os tipos de rolamento. No futuro, pretendemos colocar componentes de transmissão e ir abrangendo cada vez mais, com pacotes inteiros. Também no pós-venda, diferenciamo-nos no atendimento, procurando saber se o cliente já recebeu o pedido por meio de um telefonema. Como somos multimarca na área de rolamentos, temos acordo com as revendas, sendo possível entregar no mesmo dia, dependendo da hora do pedido."


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