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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 472 (22/04/2001)

Contaminação de Idéias

Entre fechar uma fábrica ou aumentar a sua participação no mercado brasileiro farmacêutico de meios de contraste para a indústria de diagnósticos de imagem, Daurio Speranzini não teve dúvidas. Como diretor-geral para a América Latina do grupo francês Guerbet - Tel.: (11) 5561-2038 - www.guerbet.com.br, ele apostou no trabalho de reestruturação fabril, dobrando as atividades de um ano para o outro e aumentando de 22 para 35% a participação da empresa em termos nacionais, incluindo o plano de exportação para a própria matriz. Em depoimento exclusivo, o executivo revela suas estratégias bem-sucedidas de comando, que se baseiam no princípio da inovação a partir de um banco de idéias gerado por um time de profissionais aptos e incentivados a encontrar constantemente novas soluções.

DIFERENÇA
"O maior desafio dentro de uma empresa é fazer com que os recursos humanos estejam preparados para enfrentar as dificuldades de mercados específicos e estejam estimulados quanto à criatividade e à inovação. Estamos vivendo basicamente na era da informação, pois a era da tecnologia terminou, já que cada vez mais as empresas se equiparam em nível tecnológico. Vence então aquele que conseguir obter o maior número de informações dentro do espaço mais curto de tempo, de forma a adquirir conhecimento e a empregar ações o mais rápido possível. Isso só se torna viável quando toda a estrutura de RH tiver o conhecimento do mercado e souber utilizá-lo, por meio de uma postura mais empreendedora, para conseguir encontrar os mecanismos que fazem a diferença na forma de atender as necessidades dos clientes. É preciso lembrar que, ao encontrar soluções criativas, se pode transformar uma commodity em uma especialidade."

INICIATIVA
"No passado, dava-se muita ênfase à parte contábil, tentando reduzir custos de forma a ter uma lucratividade maior. Hoje, se uma empresa não mantiver uma política financeira adequada, principalmente em relação às operações de importação e de exportação, com a devida atenção ao fluxo de caixa, ao capital de giro e ao fechamento de câmbio, pode perder em um dia toda a economia planejada em termos de custo. A busca da inovação constante do produto ou do serviço deve passar, em primeiro lugar, pela intenção do próprio empresário em querer aprimorar sua capacitação administrativa e em quebrar paradigmas de gestão. O medo de delegar e de descentralizar o poder também pode ser um fator prejudicial a uma visão estratégica dinâmica, uma vez que revela a falta de confiança do empreendedor em si mesmo e na sua competência em preparar pessoas que possam assumir a responsabilidade de decidir por ele na organização. As empresas brasileiras ainda vão passar por uma revolução em termos de governância com a criação de conselhos acionistas e administrativos. A melhor receita é combinar na mesma medida a energia de jovens profissionais com a experiência e a maturidade dos mais velhos."

COMPLEMENTARIDADE
"O objetivo de uma empresa é vender as melhores soluções e conseguir a maior rentabilidade possível por isso. Para tanto, é preciso agregar valor à oferta, disponibilizando alianças com produtos e serviços complementares que possam facilitar a vida do cliente, como a transferência de conhecimento administrativo ou de um leasing bancário, por exemplo. Em termos competitivos, isso significa estabelecer uma relação tão envolvente que seja capaz de bloquear a ação da concorrência. Cada segmento tem que buscar as suas ofertas-satélites, e é aí que entra a inovação, a criatividade e o empreendedorismo. O processo de reestruturação de uma empresa exige a compreensão da dinâmica do negócio, juntamente com todos os esforços para conhecer a cultura do mercado e a posição da empresa no que diz respeito à concorrência. Toda a estrutura organizacional tem que ser montada de acordo com aquilo que o mercado necessita, assim como as estratégias definidas para atender essa demanda têm que ser revistas de forma periódica. Nem sempre é necessário reformulá-las, mas sim criar mecanismos de controle que garantam a satisfação de ambas as partes."


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