Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 493 (16/09/2001)

O Segredo da Purificação

A garantia da qualidade de um produto às vezes não é suficiente para que ele se torne um sucesso de mercado, especialmente, quando se trata de algo inovador e ainda desconhecido do público consumidor. Aprender e ensinar a vender sempre fez parte da vida de Dácio Múcio de Souza, diretor-presidente do Grupo Europawww.europa.com.br –. Líder do segmento de purificadores de água residenciais no Brasil, a empresa possui hoje 300 escritórios espalhados por todo o país e 170 lojas que fazem o merchandising juntamente com emissoras de televisão, anúncios em revistas e jornais em nível nacional, incluindo também a mídia localizada. Uma tática que assegura a fixação da marca e auxilia na venda porta a porta. Em depoimento exclusivo, ele conta como aplicou e adaptou sua longa e bem-sucedida experiência de vendedor de coleções da Editora Abril às exigências dessa iniciativa empreendedora que teve início em 1984 e vem consolidando-se cada vez mais por meio de investimentos contínuos em tecnologia de ponta e treinamento de novos representantes e distribuidores.

PONTOS DE VENDA
"No começo, tivemos dificuldade em vender o produto Europa em São Paulo, por ser algo inovador e completamente desconhecido. Concluímos que seria mais fácil vendê-lo em outras regiões. Partimos então para o Nordeste e iniciamos o trabalho no Recife, dentro da estratégia porta-a-porta, onde contratamos o nosso primeiro distribuidor. Depois, fomos para Salvador, Belém, Natal e São Luís, até voltarmos para São Paulo. Com isso, vimos que faltava experiência para vender o produto. Estávamos acostumados a bater na casa do consumidor para oferecer coleções de livro, mas vender purificador de água é outra coisa. Foi necessário marcar presença em galerias, shoppings e supermercados com quiosques e lojas que seguem sempre o mesmo modelo. Essa padronização foi muito importante para o crescimento e para o fortalecimento do negócio. Montamos uma marcenaria que faz os stands com um arquiteto que trabalha há seis anos na execução de todos os projetos."

CENTRALIZAÇÃO
"A nossa preocupação hoje é com tecnologia, e para isso temos autonomia para executar todo o processo. Compramos de usinas em grande quantidade para produzir, temos estamparia, ferramentaria, pintura eletrostática, agência de publicidade interna e agora começamos a fazer até os nossos próprios filmes. Montamos ainda uma oficina mecânica que conserta nossos móveis e caminhões, além de uma serralharia que adota um padrão único. Graças a essa centralização operacional, conseguimos o melhor preço, mais eficiência, melhor qualidade e pronto atendimento, sem que nos faltem matéria-prima, estoques e recursos. Temos também um laboratório para estudar todos os enfoques relativos à purificação da água tanto para uso residencial quanto comercial, além de acompanhar e participar de todos os eventos internacionais sobre esse segmento de mercado. Ainda existe muito campo a ser explorado no Brasil, pois a água é uma commodity, e não um produto do momento."

CASAMENTO FELIZ
"O segredo de uma boa venda está em saber usar a inteligência e conquistar a empatia do consumidor. Trata-se de uma espécie de casamento feliz, uma vez que o comprador tem que entender que estamos em contato para dialogar e para resolver os problemas dele. Eu vou motivá-lo a ter o meu produto porque ele precisa e faz parte da venda descobrir e criar a necessidade de cada um. Tem que olhar nos olhos, aprender a falar com expressão, falar com as mãos, tem que ser completo e, acima de tudo, conhecer tudo sobre o produto. O sucesso dos purificadores Europa deve-se ao fato de atingirem todas as classes sociais, sendo por isso muito conhecidos e falados no mercado. Nós temos uma escola interna para formar o vendedor e, em seguida, ensinamos um pouco de administração para que ele possa montar a sua própria revenda. Depois, ele passa a distribuidor, um empresário que vai precisar construir a sua empresa. Pode começar com uma micro e depois partir para uma Ltda. Dessa forma, ele cria autonomia quando vende as peças e faz a assistência técnica, recebendo sempre a orientação e o acompanhamento de um professor nosso."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

Candinho Assessoria Contabil

CNS

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 3256-3265 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Lírio C. da Silva • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.