Comandar Sem Sair do Tom
Apesar de a atividade empreendedora muitas vezes ser considerada uma vocação individual, o destino faz com que muitas pessoas que nunca sonharam ou desejaram estar na direção de uma empresa, acabem encontrando a força suficiente e a competência necessária para cumprir uma missão empresarial que estava no seu caminho. Isso aconteceu com a Cem por Cento Musical Indústria e Comércio - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5017-5460 - detentora da marca Octagon, que já existe há dezesseis anos no mercado. A preocupação em agradar e satisfazer os músicos, e não apenas em lançar mais um produto dentro do segmento de pratos para bateria, sempre norteou o trabalho de Fernando Passos Silveira. Logo após a sua morte repentina, em julho de 2000, coube a Nádia de Barros, sua mulher e atual diretora comercial da empresa, assumir a frente dos negócios e dar continuidade ao sonho do marido músico no sentido de inovar no design, no formato e no timbre, além de lançar a cada ano uma linha diferenciada. Em depoimento exclusivo, ela relata o desafio de ter que aprender a administrar da noite para o dia, bem como revela os planos de expansão daqui em diante.
PARCERIA PERIGOSA
"A Octagon teve início com a fabricação de pedais de bateria, mas o mercado começou a ficar difícil por causa da concorrência dos produtos importados. Foi aí que surgiu a idéia de fazer os pratos com tamanhos variáveis e a empresa foi desenvolvendo-se em cima disso. Quando veio o Plano Collor, foi feita uma parceria com um fornecedor para superar as dificuldades financeiras. A proposta foi levar a fábrica para a empresa desse fornecedor e o lucro do mês seria dividido para o pagamento do montante devido, mas acabou não dando certo. Como o nosso parceiro percebeu que o negócio dava muito certo, ele quis montar seu esquema próprio em cima das criações do Fernando e empurrar a Octagon para fora. Na época em que começamos a desconfiar dessa forma de conduta, consultamos um advogado que nos orientou a encontrar outro lugar para retomar a empresa aos poucos. Foi então que montamos a Cem por Cento Musical, mantendo a marca Octagon e passando a trabalhar também com pratos mais econômicos na tentativa de reconquistar o mercado."
MARKETING
"Os próprios bateristas e músicos consagrados começaram a nos procurar pela qualidade reconhecida dos nossos pratos no mercado para fazer endorse, ou seja, a divulgação do produto em shows, usando a camiseta da marca. Esses artistas pagam o preço de custo do prato que utilizam e comprometem-se a fazer esse tipo de marketing. Usamos ainda banners, canetas, adesivos, divulgação em revistas especializadas e apoiamos eventos musicais cujos públicos nos interessam em todo o País. Entre todas as estratégias, a participação em feiras é a que dá um retorno maior, porque é onde os lojistas estão presentes e onde fazemos os contatos com representantes de todos os estados brasileiros. Vendemos de 1.200 a 2.000 pratos por mês e estamos começando a exportar para a Argentina, mas a nossa intenção agora é poder ampliar e atender o mercado interno por meio de representações. Buscamos sempre satisfazer os músicos, fazendo algo diferenciado com o lançamento de novas linhas a cada ano."
INTERNET
"Cerca de 70% do nosso mercado é constituído por religiosos, pelas igrejas em geral, não só os evangélicos, mas também os católicos. A empresa está precisando de representantes no Brasil todo, pois acreditamos ser interessante apostar no mercado interno, uma vez que qualquer problema que aconteça em nível global pode atravancar os negócios com outros países. Nosso país é muito grande, e ainda existem diversas localidades a serem conquistadas de norte a sul. Uma das formas que encontramos de divulgar os produtos é via online, pela Internet. Para colocar essa idéia em prática, estamos montando um site que vai levar aos internautas os modelos de pratos, bem como os lugares em que eles podem ser encontrados em cada estado, além dos eventos dos quais participamos regularmente e dos músicos que trabalham com os instrumentos fabricados pela Cem por Cento Musical."
|