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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 512 (27/01/2002)

Passado a Serviço do Futuro

Deixar de investir no fortalecimento da marca de um produto ou serviço pode comprometer um negócio, levando-o até mesmo à exclusão. O pioneirismo, tanto na forma de lançamentos quanto na maneira de exposição na mídia, confere à empresa um valor de mercado que nem a passagem do tempo nem as mudanças dos cenários político e econômico conseguem fragilizar. Pelo contrário, esse patrimônio, que pode ser traduzido em reconhecimento e credibilidade junto ao público consumidor, consiste em uma ferramenta poderosa para enfrentar e vencer os desafios constantes de empreender. Um bom exemplo nesse sentido vem sendo a atuação do Grupo Primo Rossi no segmento automotivo com os serviços de revenda, concessionária e locação. Sempre preocupada em inovar, a empresa lançou mão da sua reputação consolidada no passado para buscar novos nichos e também para defender a imagem do ramo de consórcios, no qual é pioneira no País, por meio da aquisição e da administração bem-sucedida dos problemas causados pela quebra do Consórcio Mappin Mesbla. Em depoimento exclusivo, Vittorio Rossi Jr. - www.primorossi.com.br - diretor comercial da organização, justifica tantos anos de destaque e conta como pretende revolucionar o conceito de consórcio no Brasil.

BRAÇOS ABERTOS
"Tudo começou com um atacado de papelaria montado por Vittorio Rossi, ainda na década de 50, que sempre teve a intenção de ter uma concessionária autorizada de veículos. A oportunidade surgiu nos anos 60, com mais três sócios. Com a retirada deles para outro segmento, surgiu o nome fantasia Primo Rossi, uma idéia do nosso assessor de imprensa da época em conjunto com a nossa agência de propaganda. A intenção era criar um personagem próximo do consumidor que resgatasse as origens e a cordialidade da colônia italiana. A campanha foi lançada em 1970 com o próprio Vittorio Rossi aparecendo na mídia falando do seu produto. Era a primeira vez que esse modelo de colocar o nome e cara na frente do negócio passava a ser utilizado no Brasil. Depois, criamos o logotipo das empresas Rossi, representado por um bonequinho de braços abertos, sempre no contexto do primo que recebe um parente, um amigo, como é até hoje a cultura de transparência da empresa. Esse é o nosso diferencial no mercado, um negócio no qual a diretoria, os executivos que fazem parte da família estão todos abertos para falar diretamente com o consumidor."

APRENDIZADO
"No ano de 2000, compramos a carteira de clientes do consórcio Mappin Mesbla que estava indo para liqüidação extrajudicial. Depois de treze meses, fomos a empresa destaque do ano pela Associação Brasileira dos Administradores de Consórcio por termos salvo a imagem do sistema como um todo. Para isso, adotamos uma estratégia de comunicação de massa muito forte, por meio de uma peça institucional que trazia os dados da empresa, informando que o Primo Rossi estava recebendo os clientes Mappin Mesbla de braços abertos e ali dentro tinha uma solução para cada um. O grande aprendizado que ficou dessa experiência foi atestarmos nossas capacidade e competência para criar uma unidade dentro da empresa e coordenar ações dentro de um curto espaço de tempo, conseguindo articular soluções. Isso tudo por nossa própria conta e risco, sem fazer lobby para ganhar na moleza, sem nada que nos pudesse favorecer como uma varinha mágica."

REVOLUÇÃO
"O nosso jogo sempre foi ficar dentro daquilo que dá para ser feito de acordo com a legislação, tentando ficar mais leve no sentido da agilidade para mudar para qualquer lado, ou seja, promovendo mais integração com menos gordura. A melhor maneira de crescer seria reformular o conceito de consórcio, que está deixando de ser uma forma de aquisição de bens para se transformar em um produto financeiro. O nosso grande desafio hoje está em mudar a cultura dos vendedores de consórcio. Estamos detectando esse processo de mudança, e quem não mudar vai sair, porque quem vai vender tem que aprender a focar isso junto do consumidor. Seguindo essa filosofia, um dos nossos principais objetivos para este ano é a criação da primeira loja de consórcio no Brasil, com show room diversificado, incluindo carros, motocicletas, eletroeletrônicos e incorporadoras de imóveis."


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