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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 519 (17/03/2002)

A Hora do Lanche

Enquanto muitos empresários utilizam a estratégia de recuar para garantir a sobrevivência do negócio nos momentos difíceis, outros fazem do ataque uma forma de se manterem competitivos no mercado. Para quem venceu o desafio de começar do zero, trabalhando noite e dia durante anos a fio na fabricação e na venda de sanduíches até conseguir chegar à liderança do segmento de lanches industriais, a busca de novos nichos, formas de negociação e produção nunca pára. Pelo contrário, quanto maior a previsão de crise, mais caminhos devem ser encontrados para superar as adversidades e continuar crescendo. Esse é o estilo empreendedor de Silvério J. A. Dias, diretor da Bonaliment Alimentação Ltda. - www.bonaliment.com.br . Em depoimento exclusivo, ele explica por que não segue um plano de negócios determinado e justifica sua posição na liderança do setor com a fabricação e a distribuição de cerca de 2 milhões de lanches por mês.

DEDICAÇÃO
"Em 1983, eu e mais um sócio começamos a montar uma cozinha industrial, com medo do desemprego na área de engenharia. A sociedade não deu certo, mas resolvi investir no setor de lanches a partir do pedido de um cliente que queria trocar a marmita por um pão com bife para agradar os funcionários do turno da noite. Como a tentativa foi bem sucedida, eu continuei com a empresa juntamente com o meu trabalho de engenheiro em escritório. Foram doze anos de dedicação extrema, fabricando lanches de madrugada em casa para entregá-los na hora do almoço e também no início da manhã. Aos poucos, fui pesquisando quem eram os concorrentes. Fui atrás da maior e melhor empresa na época para ver como funcionava a logística e como era feita a distribuição. Com o tempo, fomos adquirindo know how e surgiu a oportunidade de fornecer lanches para uma grande empresa que mantinha empregados em hora extra. A descoberta deste nicho de mercado e de tantos outros no decorrer dos anos impulsionou o crescimento do negócio, que hoje é líder do seu segmento."

GARIMPO
"O mercado de lanches em geral é muito bom, pois é possível encaixar esse produto, além de reforço alimentar nas empresas, em qualquer tipo de evento que reúna pessoas. O segredo está em garimpar para saber onde é que está a mina de ouro naquele momento. Isso inclui ficar atento às empresas que estão contratando gente e aos segmentos em expansão para uma visita. O que funciona muito é o porta-a-porta, pois já na recepção, num bate-papo informal com os recepcionistas, dá para fazer um diagnóstico do lanche na organização e partir para uma abordagem mais direta na negociação. Nosso departamento de vendas é orientado para detectar inicialmente quais os problemas que o cliente em potencial está tendo com a concorrência, quando ele manifesta o desejo de mudar de fornecedor. Com base nesses dados, oferecemos uma solução para atacar em cima dessas deficiências. O mais difícil nesse setor ainda é convencer e conscientizar o empresário sobre a importância da alimentação para o aumento da produtividade."

DIFERENCIAL
"Estamos sempre investindo e atacando na busca de novos mercados, inclusive com modificações na produção que possam nos dar um diferencial competitivo. Como produzimos quase toda a linha de pães e de sobremesas, temos a possibilidade de oferecer sabores e opções inéditas aos clientes com a colaboração de um grupo de nutricionistas e de um engenheiro de alimentos que fazem parte da nossa equipe. Outro serviço que prestamos é a Bonaliment Express, que faz a distribuição dos lanches dentro das organizações por intermédio de um funcionário nosso. Não há como seguir um plano de negócio, mas procuramos atuar de várias maneiras, propondo parcerias com grandes redes de lanchonetes e supermercados para ver o que podemos produzir para eles. Vale até tentar vender para os nossos concorrentes. Também estamos introduzindo máquinas automáticas de lanche em algumas empresas, no esquema semelhante ao do refrigerante. A cada momento temos que ter algo novo, e a grande dificuldade nesse sentido é que se investe muito pouco na pessoa do pensador, naquele que precisa estar atento a tudo e a todos para criar saídas constantemente."


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