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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 530 (02/05/2002)

Exportação ao Alcance de Todos

Buscar novos mercados no exterior já deixou de ser privilégio das grandes organizações. Com o processo de desburocratização que vem sendo implementado pela Secretaria da Fazenda há quase três anos, qualquer empreendedor nacional pode exportar até U$ 10 mil por operação, sem que seja necessária a participação de despachantes aduaneiros. Basta apenas que a empresa esteja legalizada e funcionando de acordo com a legislação. O despacho da mercadoria pode ser feito pelas agências do correio ou por transportadoras especializadas que cuidam de todas as exigências para a comercialização do produto de acordo com o país de destino e também do rastreamento até a chegada. Uma delas é a Vextra Logistics, que utiliza uma tarifa única com base em uma tabela que considera o peso e a distância a ser percorrida. Em depoimento exclusivo, Antônio Carlos Pereira da Silva - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5034-1995, diretor da empresa, fala das oportunidades de negócio que esse serviço disponibiliza aos empresários brasileiros e como elas podem ser aproveitadas.

POTENCIAL
"Nos Estados Unidos, 57% das exportações envolvem as empresas de pequeno porte. Essa participação também é grande em países como a Itália (51%) e o México (50%). O ministro Pedro Malan acredita que o volume que se pode alavancar no Brasil com os pequenos exportadores chega a bilhões de dólares. Por isso, a Secretaria da Fazenda elaborou um projeto para diminuir a burocracia e facilitar as operações com o mercado externo no valor de até U$ 10 mil. Hoje, já não é mais preciso procurar o despachante aduaneiro, pagar comissões e recolhimento de sindicato para vendas dentro desse limite, desde que o empresário utilize uma empresa de courrier que será responsável pelo transporte dos produtos. A alfândega também está colaborando muito com essa iniciativa, que pode ajudar até os profissionais desempregados da área de comércio exterior a fazer contatos da própria casa para organizar exportações dentro da lei e ainda gerar recursos para o país."

OPERAÇÃO FORMIGA
"Infelizmente, a procura por esses serviços pelos pequenos empresários ainda é pouca, em parte pela falta de uma divulgação maior dessas medidas desburocratizantes, em parte por causa da cobrança ainda elevada de U$ 80 pelo certificado de origem e da dificuldade para conseguir adiantamento de crédito junto das instituições financeiras. Em geral, as pessoas não acreditam que a lei existe e é boa para elas. Todo mundo pensa que esse tipo de exportação facilitada só pode ser feito pelo correio, que ainda torna o processo muito burocrático e só transporta até 30 quilos. No entanto, já existem cerca de quinze empresas privadas como a Vextra, que fazem isso dentro da legalidade, possibilitando que as pequenas exportações sejam efetuadas em lotes no valor de até U$ 10 mil. Na verdade, trata-se do varejo da exportação, visando gerar mais divisas para o Brasil. Nós também fazemos o acompanhamento até o destino final, com a garantia do rastreamento da carga. Como preferimos continuar isolados neste mercado, falamos a mesma língua do pequeno empresário para sentir os problemas e as desconfianças dele."

BOA VIZINHANÇA
"As pequenas empresas brasileiras têm muito a oferecer ao mundo, destacando cosméticos, pedras semipreciosas, bijuterias, biquínis, lingerie, confecções em geral, produtos hospitalares, máquinas, brinquedos, produtos alimentícios, entre outros. Temos até mais chances do que os Estados Unidos, se considerarmos a localização privilegiada do Brasil no continente americano, rodeado de países vizinhos e consumidores em potencial. Nossas entregas demoram em média 72 horas para a Europa e os Estados Unidos, 76 horas para a América do Sul e 96 horas para os países da Ásia. A cobrança é feita com base em uma tabela igual à do correio, mas sem tarifas adicionais, levando em conta apenas o peso e a distância a ser percorrida. Só não exporta hoje quem não quer, porque o governo está criando todas as condições para isso. Falta apenas o empresariado acreditar e conscientizar-se do enorme mercado que pode conquistar em nível internacional."


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