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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 545 (15/09/2002)

De Olho na Tradição

Uma breve análise sobre o histórico das empresas mais bem-sucedidas do mercado global mostra que a longevidade é um fator determinante na construção de uma cultura corporativa que leva os dirigentes à necessidade de impor menos a sua personalidade em favor de uma interação maior com suas equipes de trabalho. Essa sintonia de postura e de objetivos que somente o tempo permite que se estabeleça nas organizações se traduz em respeito e credibilidade em termos de investimentos estratégicos. São fatores que devem ser considerados na hora de negociar e de estabelecer parcerias com empresas confiáveis, que estão adaptando-se com sucesso às mudanças da economia. Atuando há oitenta anos nos segmentos de óptica e fotografia, a Fotoptica www.fotoptica.com.br é um bom exemplo nacional de que vale a pena conquistar e investir em tradição. Em depoimento exclusivo, Michel F. Brull, presidente da empresa, revela o segredo de ser uma das marcas de varejo mais admiradas do Brasil, além dos planos de expansão que incluem a abertura de franquias em capitais e cidades de porte médio.

PIONEIRISMO
"A Fotoptica sempre se pautou por estar à frente do seu tempo, dentro de uma postura bastante direcionada para o cliente. Fomos um dos primeiros comércios que iniciaram as vendas a prestação e que investiram em mercados específicos, anunciando em jornais voltados para comunidades fechadas, como a japonesa. Do ponto de vista tecnológico, há cerca de quinze anos mudamos de plataforma na área de fotografia, quando partimos do sistema de laboratórios centrais para o minilab. Fomos ainda a primeira empresa que disponibilizou a revelação em uma hora em suas lojas. Desenvolvemos um modelo empresarial muito enxuto, dentro de uma proposta de terceirizar todas as atividades que não sejam essenciais ao negócio. Nosso projeto de expansão dá prioridade às cidades do interior acima de 100 mil habitantes. As menores também fazem parte do plano, à medida que estamos buscando franqueados locais que conhecem o seu mercado e estão dispostos a vivenciar o dia-a-dia gerencial, pois a barriga local no balcão é que faz a diferença."

FRANQUIA
"Começamos a discutir a viabilidade de implementar franquias em 2000, mas foi no começo do ano passado que isso veio a se tornar uma realidade. Para nós, a franquia é um processo, na medida em que esse sistema funciona como uma estratégia de crescimento dentro de um contexto maior de desenvolvimento e de cobertura de mercado. Nós vamos continuar abrindo lojas próprias e franquias em mercados em que é muito importante contar com o conhecimento do empresário local. Talvez isso seja um pouco diferente de planos de expansão em que a franquia é a única forma de sobrevivência da empresa. Temos atualmente 34 lojas franqueadas, sendo que algumas delas foram abertas e outras já eram estabelecimentos do ramo que se converteram à nossa bandeira. As vantagens para o comerciante são várias, pois ele está comprando oitenta anos de tradição e todo o nosso aprendizado de uma maneira muito mais rápida. Além disso, ajudamos na compra de produtos, na escolha do ponto, no layout e na gestão do negócio, com um marketing todo diferenciado. O investimento para começar uma loja nossa do zero gira em torno de R$ 150 mil."

ASTRAL
"O nosso atendimento é absolutamente franco, honesto, de frente para o cliente, buscando oferecer a ele o melhor possível de acordo com aquilo que chamamos de princípios de atendimento que é o programa ASTRAL da Fotoptica. A de atendimento, S de simpatia, T de trabalho em equipe, R de respeito ao que foi prometido ao cliente, A de atualização constante e L de limpeza. Aplicamos esse treinamento em todas as lojas, avaliando os funcionários habitualmente e atualizando a equipe de forma constante. De acordo com o desempenho, cada um recebe uma estrela com um número determinado de pontos. Temos uma parceria com o Senac para treinar o pessoal tanto na área de óptica quanto de fotografia em câmeras digitais. Estamos sempre buscando inovações com marcas próprias desenvolvidas por estilistas brasileiros, além de fazer negócios exclusivos com fabricantes de câmeras fotográficas."


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