E-commerce Testado e Aprovado
Uma pesquisa recente da Fiesp revela que 27% das grandes corporações do Estado de São Paulo não fazem planos para a implementação do comércio eletrônico. Esse índice sobe para 62% no caso das pequenas empresas. A falta de interesse pelo e-commerce pode ser justificada, em parte, pela dificuldade de conseguir financiamentos e também pela elevada carga tributária. No entanto, é preciso que os dirigentes empresariais percebam, e rápido, a necessidade de ingressar no mundo digital, sob pena de assistir à exclusão do seu negócio do mercado globalizado. Além de ser um canal aberto 24 horas por dia e sete dias por semana, a Internet possibilita uma grande interação com os consumidores dentro e fora do País. Para ter um site bem-sucedido, porém, é fundamental conhecer o perfil dos clientes, prestar serviços eficientes, além de inovar sempre. Essa é a receita da Tecnisa Engenharia e Comércio, que investiu R$ 900 mil em vendas on-line só em 2002. Em depoimento exclusivo, Alejandro Dicovsky - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3069-9660, gerente de e-business, relata a experiência bem-sucedida da construtora.
ATRASO
"A Internet começou com força no Brasil em 1998, e aí veio a primeira grande queda da Nasdaq em abril de 2000. Naquele momento, as empresas brasileiras estavam preparando-se para investir com mais profissionalismo em Internet. Naturalmente, ocorreu aqui o mesmo impacto que houve no Primeiro Mundo, com demissões e fechamento de empresas. A Internet foi uma frustração muito grande, porque se criou uma expectativa equivocada de que o mundo iria transformar-se. Na verdade, ela é a ponta-de- lança de outra área que é a Tecnologia de Informação (TI), na qual o Brasil também está atrasado. Cerca de 60% dos projetos envolvendo software de gestão empresarial não dão certo, porque existe uma preocupação muito grande com a parte física e as empresas se esquecem dos recursos humanos envolvidos no processo. Se estabelecermos um link do passado com o hoje e com o futuro, podemos dizer que a Internet no Brasil ainda está engatinhando, assim como a própria Tecnologia de Informação."
AÇÃO CONJUNTA
"Para os próximos anos, a previsão é de um avanço constante, mas muito heterogêneo. Seria importante que houvesse uma ação conjunta envolvendo a sociedade, os empresários e o governo para estimular o uso da Internet, que é absolutamente interativo. O usuário pode ler texto, ver fotos em três dimensões, mandar e-mail, ter uma conversa em tempo real num chat, enviar um formulário, entre outros procedimentos exclusivos desse meio. No caso do e-commerce, a primeira vantagem está na disponibilidade em termos de tempo, e a segunda é não precisar de um vendedor, porque já existe um sistema projetado para orientar o cliente que pode receber milhares de acessos simultaneamente. Outra vantagem que a Internet aliada à Tecnologia de Informação permite é a chamada personalização em massa. O cenário que se está configurando hoje no mundo dos negócios é uma integração entre a Internet, os pontos de venda do mundo real e o telemarketing."
RETORNO
"A Tecnisa cresceu 50% em termos de faturamento em 2002, e nós tivemos um retorno sobre o investimento no site de praticamente 350% em dez meses, além da interação com 500 mil internautas e a geração de 10 mil cadastros. Nós não fazemos e-commerce puro, trabalhamos muito a pré-venda, oferecendo todas as informações para usuário saber quem é a Tecnisa. Para ser bem sucedido nas vendas on-line, é preciso ter consciência das necessidades do cliente e, a partir dessa etapa, fazer um bom planejamento. É necessário contratar uma produtora de sites, e todo cuidado é pouco, porque existem empresas que dizem que são boas e não são, fora as que quebram no meio do caminho. Deve-se checar referências e pensar numa plataforma que pode ser aumentada gradativamente. As chamadas na página principal precisam mudar para o internauta perceber a preocupação em atualizar. Outro fator importante é não colocar no ar, de imediato, uma chamada para receber 5 mil acessos simultâneos. Tem que começar devagar, pois é um aprendizado constante, e um site deve estar sempre aberto às mudanças."
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