Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 603 (26/10/2003)

A Arte do Café

Descobrir nichos inéditos para criar um negócio inovador é, sem dúvida, boa estratégia empreendedora. No entanto, conseguir vislumbrar o potencial de crescimento que existe em atividades simples e corriqueiras do dia-a-dia, como tomar um cafezinho, requer um senso apurado de visão comercial, requinte e dedicação. Agregar valor a um serviço pouco atraente do ponto de vista lucrativo à primeira vista, despertando novo filão de mercado, foi a missão de Monica Leonardi - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5183-5025. Durante os estudos de química na faculdade, esta filha de italianos encantou-se com o fascínio das casas de café que conheceu na terra natal de seu pai e decidiu trazer para o Brasil o processo de qualidade e a sofisticação dedicados a essa bebida lá fora. Fez cursos de torrefação na Itália e começou a trabalhar com a entrega de grãos há dezesseis anos, dando início ao surgimento do primeiro Café Terra Brasil. Hoje, a empresa que leva esse nome possui cinco tipos de café, importa máquinas exclusivas para oferecer um excelente expresso, além de cuidar de toda a estrutura necessária à preservação dos melhores sabores, investindo e treinando baristas, uma ocupação profissional ainda em formação no País. Em depoimento exclusivo, a empresária relata como vem conquistando novos consumidores e agradando aos mais exigentes.

DE GRÃO EM GRÃO
"O negócio foi crescendo pelas indicações dos clientes, que gostavam do padrão do café. Depois, fui para a Itália buscar uma máquina, porque sentíamos a necessidade desse complemento, uma vez que, na época, ainda não tínhamos equipamentos importados. Fomos atrás também dos cursos de treinamento para barista, o profissional que tira o café da máquina. Quem vai transformar o excelente grão no café expresso de qualidade é a mão de um operador. Começamos a ganhar espaço em restaurantes pequenos e de doçarias como a Ofner, que está conosco desde o início, sempre nos dando um apoio muito importante. Atualmente, temos catorze funcionários, incluindo a parte comercial e a torrefação, que fica em Santos. Somos importadores e representante da La Spaziale, de Bologna, que é a quinta potência mundial em máquinas de café expresso."

DEDICAÇÃO
"Hoje, temos um planejamento para o negócio, pois é impossível trabalhar sem isso, mas na época não houve nada planejado, foi no feeling feminino mesmo. Os colaboradores são fundamentais, por isso procuramos mudar um pouco a cabeça dessas pessoas, fazendo com que elas participem do crescimento da empresa como parte integrante da organização. O segredo de tudo está em trabalhar com dedicação, e conseguimos reunir aqui um grupo satisfeito, que gosta muito daquilo que faz, o que ajuda bastante no atendimento personalizado aos clientes, no desenvolvimento de processos e na própria expansão da empresa. Temos a parte de distribuição do café e outra de assistência técnica, que entra direto em contato com o cliente para solucionar problemas, uma vez que temos cerca de setecentas máquinas espalhadas por todo o território nacional."

PIONEIRISMO
"Já existem pessoas preocupadas em qualidade de café e em qualidade de máquina, mas em serviços ainda não havia. Nós conseguimos agregar isso tudo para garantir a extração de um expresso perfeito. Para isso, temos moças que giram pelas lojas de uma a duas vezes ao mês em cada ponto de venda para controlar a qualidade da distribuição, dos serviços e do produto final. Elas utilizam toucas e luvas para entrar nos estabelecimentos e fazer a checagem de todos os processos. Esse tipo de assistência foi criada por mim, fomos pioneiros nisso. Para o ano que vem, nós já temos planos engatilhados para exportação de café para a Itália e, em nível nacional, a empresa cresceu 30%, mas ainda temos muito a agregar e a expandir em todas as regiões, especialmente na Grande São Paulo, que move 60% da economia do País. O Brasil é um mercado fabuloso que está aí para ser conquistado, e estamos apenas no começo. Além disso, é importante trazer as tendências, fazendo com que a empresa esteja atualizada com as tecnologias de ponta. O curso de barista, por exemplo, introduz um conceito novo de atividade profissional que estamos formando há quatro anos."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.