Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 616 (25/01/2004)

O Risco de Mudar

A velocidade das mudanças que afetam a vida das empresas é tão intensa que a incorporação de procedimentos de gestão muitas vezes passa despercebida por muitas pessoas que poderiam ter a sua rotina melhorada em termos de qualidade e de redução de custos. O medo de mudar faz com que a acomodação prevaleça sobre as novas formas de administrar que vêm sendo descobertas e aplicadas com sucesso em todo o mundo. A terceirização não é mais novidade para ninguém, pois gera, na prática, economia e flexibilidade às estruturas organizacionais. O que poucos sabem, no entanto, é que esse conceito evoluiu para o chamado gerenciamento de facilidades, no qual uma empresa especializada assume a gestão de várias outras que praticam atividades–meios, centralizando e coordenando a execução de diversos serviços prestados a um mesmo cliente. Em depoimento exclusivo, Renato Ticoulat Neto, diretor da Zelo Serviços e Empreendimentos - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5505-9050 , ressalta os benefícios e as vantagens da aplicação dessa conduta administrativa que já está sendo praticada em vários países e agora chega ao Brasil com força total para conquistar o mercado de administração de condomínios.

SINERGIA
"Focamos o nosso trabalho no mercado de condomínios, porque é o último a ser terceirizado no Brasil. Eu já participei da terceirização de escolas, de hospitais e do ramo da hotelaria. A Zelo possui uma especialidade técnica muito boa na área de limpeza, pois já chegamos a participar da montagem das normas técnicas de avaliação de qualidade de limpeza na Ásia, que faz parte da legislação. A área de limpeza tem sinergia com uma série de atividades, como jardinagem, controle de pragas, manutenção de ar condicionado, além de uma série de outras tarefas. Chegamos à conclusão de que não teríamos condições de sermos especialistas em outros segmentos. Por isso, decidimos reunir todas essas empresas debaixo de uma mesma bandeira e adotar o slogan integrando soluções com confiança. Estamo-nos preparando para enfrentar esse mercado, criando uma união entre especialistas para que haja sinergia na gestão de várias atividades."

CRIATIVIDADE
"No Brasil, existe a figura do administrador de imóveis que retardou o processo de terceirização, porque ele contrata empregados ou estruturas em nome do condomínio, ganha uma taxa de administração, permeia a ineficiência e não estimula a produtividade. Hoje nós temos um problema sério na sociedade brasileira, pois a classe média quebrou, está desempregada e começa a ter problema de inadimplência e de não fazer a manutenção dos condomínios adequadamente. Temos uma classe média que não consegue mais se sustentar, e há uma necessidade enorme de sermos criativos nesse sentido. Por outro lado, trata-se de uma tremenda oportunidade, pois só em São Paulo existem 37 mil prédios e é a segunda maior cidade do mundo em número de condomínios, com 220 mil postos a serem terceirizados. O problema é que esse potencial todo está transformando-se em oportunismo, uma vez que empresas sem gabarito estão sendo criadas para tomar conta dos condomínios."

FRANQUIA
"Também resolvemos fazer uma parceria com a Associação Brasileira de Limpeza e outras entidades para criar uma franquia de conversão. Com isso, pretendemos juntar os pequenos empresários que estão entrando no mercado e montar uma central de compras para eles, além de padronizar todo o processo de trabalho em termos de apresentação e de treinamento. A intenção é chegar a esse grande número de empresas pequenas, cerca de 4.800 em nível nacional, e profissionalizá-las. A nossa estratégia para conquistar o mercado de condomínios consiste em atacar toda a cadeia de incorporação, de construção e de incorporação, desde o incorporador que pensa em montar um projeto, do construtor que vai construir um prédio, da empresa que vai vendê-lo ao usuário, até o consumidor final. Para os síndicos, montamos um projeto mostrando os benefícios em terceirizar ou não. Em 80% dos casos, a redução de custos pode chegar a 37%, de acordo com o levantamento que nós fizemos com o auxílio da Empresa Brasileira de Administração (Embrac)."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.