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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 622 (07/03/2004)

A Bola da Vez

Além de ter sido promovido a uma das mais recentes modalidades esportivas para as Olimpíadas de Atenas, o bilhar está conquistando novos adeptos no Brasil, incluindo mulheres e jovens de todas as idades. Enquanto filão de mercado, o potencial de crescimento desse esporte, praticado em bares de snooker, uma variação do jogo de bilhar difundida por todo o País, também tende a se firmar cada vez mais como uma opção de negócio atual e com boas perspectivas de sucesso para empresários de todos os portes. Nelson Calil Morade percebeu essa oportunidade há quatro anos e aproveitou a chance para mudar de ramo ao fechar uma revendedora de veículos e montar, em parceria com o irmão, o Dona Mathilde Snooker Barwww.donamathilde.com.br – localizado na região da Pompéia, Zona Oeste de São Paulo. Em depoimento exclusivo, ele conta como se deu essa experiência e revela o que faz para manter a sua iniciativa empreendedora em constante processo de renovação, assegurando que sempre vale a pena assumir os riscos e os estímulos de uma nova empreitada para vencer os desafios.

PÚBLICO NOVO
"Se fôssemos montar qualquer outra coisa na época, enfrentaríamos uma concorrência muito grande. Como eu não queria mais mexer com automóveis, pensei em algo diferente. Aqui na região, o índice de abertura e fechamento de bares é muito grande, mas não temos tido esse tipo de problema, porque somos diferenciados, é um bilhar com um bom bar, e isso está-nos segurando no mercado. O ponto de encontro é o bilhar, mas as pessoas sempre bebem, comem e trazem amigos. Mudou muito a concepção de público de bilhar, porque recebemos jovens e grupos de mulheres que se reúnem para jogar. Agora, o bilhar passou a ser um esporte olímpico, porque os ingleses fizeram uma pesquisa que revela que uma pessoa anda de 800 a mil metros em volta da mesa durante o jogo, além de fazer de 150 a 180 flexões e cerca de 300 alongamentos. Fora o aspecto físico, existe o exercício mental que obriga o jogador a pensar e a criar estratégias. Também não há exigência de idade, ou seja, o bilhar deixou de ser um jogo proibido para menores de 18 anos, juntando pais e filhos no mesmo ambiente."

MUDANÇA
"A partir do momento em que aquilo que já foi ganho começa a voltar para o mesmo negócio, é melhor parar e começar outro. Se uma empresa sustentou seu dono a vida inteira e, de repente, milhares de pessoas acharam a idéia ótima e acabaram fazendo a mesma coisa, a concorrência cresce muito e o negócio começa a ficar pequeno. Nesse sentido, é melhor assumir o risco e batalhar por algo novo que possa garantir mais ânimo e estímulo para trabalhar do que ficar tentando recuperar o que já foi perdido. O novo impulsiona o empreendedor a correr e a lutar, além de rejuvenescê-lo. Ficar apreensivo e inseguro também faz parte, mas é preciso que haja persistência e um bom planejamento daquilo que se está montando. O empresário brasileiro é muito temeroso. Mesmo com o retorno em declínio, ele tenta segurar a empresa como está. Tem que trocar, ver o que está dando certo de acordo com o momento ou montar outro negócio. Com três empresas diferentes, dificilmente vai haver crise, pois a diversificação é sempre salutar."

TESTE
"Para inaugurar o bar, fizemos um teste abrimos as portas quatro dias antes para sentir se o negócio iria funcionar bem. Nunca se deve inaugurar de uma vez só. Se tivesse que montar outro bar, não faria estardalhaço, pois em uma inauguração grande perdemos o controle da qualidade do atendimento e sempre tem alguém que sai falando mal. É melhor convidar as pessoas em grupos para tomar um drink e dar a elas a possibilidade de trazer mais cinco amigos. Já no teste deu para sentir como ia ser o negócio. Passamos o primeiro ano com a casa lotada, aí fomos obrigados a fazer algumas modificações, como cobrar uma consumação mínima. No terceiro ano de funcionamento, os bares em geral costumam apresentar uma oscilação, descendo até o ponto de equilíbrio em que devem permanecer. Para evitar que esse tipo de negócio desça demais, é preciso modificar, investir e criar novos atrativos. Estamo- nos preparando agora para fazer aqui um sushi snooker, algo que ainda não existe no mercado, e está previsto para ser lançado dentro de dois meses."


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