Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 623 (14/03/2004)

Excelência para Todos

Ganhar o prêmio máximo concedido pela Fundação Prêmio Nacional de Qualidade é, sem sombra de dúvidas, uma das conquistas mais importantes para qualquer organização corporativa. No entanto, o objetivo maior da premiação está em difundir a excelência em gestão empresarial como uma tendência administrativa em permanente processo de evolução, além de servir como um marco referencial para os empreendimentos que nasceram rumo ao crescer e à perpetuação no mercado. Compreender o sucesso de cada negócio dentro de um contexto moderno, do qual fazem parte as pessoas direta e indiretamente envolvidas, incluindo o meio ambiente e as relações sociais como um todo, é o caminho a ser seguido para as empresas que almejam não apenas receber um troféu mas também garantir um espaço definitivo na construção de uma sociedade mais justa. Isso significa atuar com o propósito maior de fazer a diferença por meio das atividades empresariais desenvolvidas diariamente. Em depoimento exclusivo, Elcio Aníbal de Lucca, presidente do conselho curador da fundação - www.fnq.org.br - relata a trajetória da entidade, destacando seu papel fundamental como difusora de procedimentos gerenciais engajados com as exigências da nova era da administração.

INICIATIVAS
"A Fundação Prêmio Nacional de Qualidade surgiu no início da década de 90, quando ela contemplava um processo de iniciativas para fazer com que o Brasil se inserisse mais fortemente no mercado internacional por meio do desenvolvimento das próprias empresas instaladas no País. O prêmio surgiu como um guia, pois, na verdade, a fundação tem cumprido a missão de levar permanentemente um modelo de excelência para as organizações empresariais de qualquer porte e segmento de atuação. A nossa proposta consiste em oferecer um modelo de gestão como uma referência mundial de como a empresa deve ser construída e quais são os fundamentos dessa construção. Trata-se de um modelo permanentemente atualizado com as melhores práticas adotadas, de tal forma que as empresas instaladas no Brasil possam balizar-se para ter uma qualificação capaz de levá-las ao reconhecimento global."

DIFUSÃO
"A fundação foi criada com a missão de mobilizar todas as organizações brasileiras no sentido da modernidade e de um procedimento de gestão que seja comparável aos modelos mais modernos. Nesse sentido, o prêmio passa a ser o reconhecimento máximo das melhores práticas em todos os critérios, observando os mandamentos que são recomendados pela nossa equipe de colaboradores nos eventos e nos cursos que promovemos, reunindo as cabeças mais pensantes do empresariado brasileiro e de maior destaque nesse cenário. A fundação também se preocupa em desenvolver orientações e modelos de gestão para as pequenas e médias empresas. Já temos algumas delas que foram premiadas, além de empresas do Terceiro Setor, mas queremos muitas e estamos justamente trabalhando em 2004 na criação de instrumentos que facilitem a aproximação dessa grande massa de empresas de menor porte. Para isso, estamos desenvolvendo um trabalho de parceria com entidades como o Sebrae e também com as grandes organizações que atuam com os fornecedores."

COMPROMISSO
"A gestão moderna pressupõe um compromisso com a sociedade, pois, quanto melhor estiver o ambiente no qual a empresa está instalada, teremos mais consumidores e pessoas empregadas, o que implica menos desastres sociais. Se cada empresário pensar no desenvolvimento do seu negócio como parte estrutural e dependente do desenvolvimento social, haverá um poder de multiplicação nisso. A excelência tem que funcionar como uma tendência. Por essa razão, o prêmio sempre contempla a evolução do histórico de tendências das organizações durante o período mínimo de três anos. Devem procurar a fundação somente aqueles que buscam consolidar-se como empresa em termos de crescimento, de resultados e de maior penetração no mercado, com visão de futuro. Todas as empresas devem encontrar no seu modelo de gestão uma forma de compensar as dificuldades de ordem burocrática e tributária que ainda emperram o desenvolvimento da livre iniciativa no Brasil."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.