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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 631 (09/05/2004)

Leitura com Visibilidade

Durante os onze dias em que esteve aberta ao público, a 18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorreu no mês de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, recebeu cerca de 550 mil pessoas procedentes de todos os Estados brasileiros. Na ocasião, 320 expositores apresentaram dois mil lançamentos e colocaram à disposição dos visitantes 1,3 milhão de exemplares. Eventos como este, além de alavancar o fechamento e a visualização de negócios, mostram a força e o potencial de um segmento que, ao contrário do que muitos pensaram, vem crescendo ano após ano, independentemente dos avanços das novas tecnologias da informação. O contato direto com o papel e com publicações de qualidade do mercado editorial ainda continua sendo a garantia permanente de grandes oportunidades para editoras de qualquer porte ou especialização. A Livraria Científica Ernesto Reichmann, especializada em livros técnicos desde a década de 30, quando foi fundada por um imigrante alemão, constitui um exemplo vivo de que um trabalho bem feito nessa área permanece e atravessa gerações. Em depoimento exclusivo, Renato Reichmann – e-mail: [email protected]Tel.: (11) 6198-2122, atual diretor da empresa, revela o segredo da longevidade e fala sobre o pioneirismo do pai em estratégia empresarial.

EQUILÍBRIO
"A estratégia de longevidade está em conhecer o produto e o mercado com o qual se trabalha, ter profissionais de primeira linha e competitividade do ponto de vista do preço. Basicamente, os ingredientes da vida empresarial consistem em ser um especialista, saber o que está fazendo e oferecer um produto de boa qualidade a um custo competitivo. Tem que haver um balanceamento entre esses fatores, evitando que qualquer um deles sobressaia de maneira acentuada em detrimento de um ponto fraco. Se não houver um equilíbrio, não adianta, se não houver conhecimento, mas se não houver também qualidade do serviço, uma variedade de produtos, uma consistência do atendimento em um mercado competitivo como o de hoje, simplesmente não se sobrevive. O sucesso está na mistura balanceada desses componentes. O livro é mais um vício do que uma profissão, pois a pessoa ou não liga para isso ou entra uma vez e fica para o resto da vida no mercado editorial, evoluindo às vezes para se tornarem editoras ou distribuidoras."

TRANSIÇÃO
"É possível reconhecer rapidamente quem vai tornar-se um bom livreiro. Em um ou dois meses, já se percebe se a pessoa possui o talento para se desenvolver ou não. Meu pai, sempre focado na parte de livros de medicina, realmente conhecia e tinha uma memória incrível. Sabia onde estava cada livro na livraria, mesmo se tratando de milhares de volumes. Ele conhecia cada exemplar e tornou-se o maior livreiro do ramo no Brasil longe de qualquer faculdade de medicina ou de qualquer hospital. Até 2002, nós não tínhamos sequer uma loja de rua, e, até hoje, a livraria matriz continua no mesmo prédio onde foi fundada em 1936. Meu pai sabia exatamente o que mandar para quem, enviava o livro em caráter de exame para o médico ver. Se ele gostasse, ficava com a publicação, caso contrário, devolvia. Esse modelo funciona até hoje. Nós mudamos muito pouco da estrutura mercadológica já montada, visando principalmente a atualização em termos de tecnologia e de logística."

BIENAL
"Em todo o mundo, as feiras de livros são grandes festas muito bem visitadas, seja no Brasil, seja na Europa, seja nos Estados Unidos, funcionando como um fator de alavancagem de vendas tanto para o atacado quanto para o varejo. O número de feira de livros é significativo para o País, mesmo em nível regional. Em Ribeirão Preto, acontece uma exposição muito importante. Já em Porto Alegre, temos um evento tradicionalíssimo, que ocorre todos os anos, assim como em vários Estados brasileiros. Cada vez mais é uma grande vitrine, pois o público gosta de visitar essas feiras, que acabam não roubando os negócios da livraria, porque aumentam a consciência da importância do livro. No Brasil, a Bienal tem um aspecto positivo que é o programa de visitação sistemática escolar. Em geral, deixam-se também para formalizar grandes negócios durante esses eventos em razão da enorme visibilidade configurada nessas ocasiões."


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