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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 683 (08/05/2005)

Sinergia como Solução

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A complexidade do universo empresarial torna praticamente inviável a sobrevivência a longo prazo de negócios que ficam centrados apenas em uma atividade-fim, alheios à evolução mercadológica. Nesse sentido, a capacidade para descobrir novos meios de atuação dentro do próprio segmento e conseguir coordená-los de forma estratégica representa hoje uma ferramenta indispensável para o gerenciamento moderno de qualquer organização. Essa percepção aguçada em torno das carências do mercado e daquilo que pode ser oferecido ao cliente como serviço complementar explica o sucesso de empresas que marcam presença há muitas décadas, desafiando e superando todos os obstáculos impostos pela turbulência econômica do Brasil. A partir desse contexto, é possível explicar por que a Riema Empreendimentos Imobiliárioswww.riema.com.br – acaba de completar 35 anos de existência, tendo como ponto forte da sinergia entre atividades complementares do setor imobiliário como construção, incorporação, administração condominial, locação, vendas e decoração de ambientes. Em depoimento exclusivo, Heleno Haddad Maluf, diretor da empresa, habilidoso no gerenciamento de cada detalhe, relata uma trajetória de conquistas com certificado de qualidade comprovada.

INÍCIO
“A Riema começou com o objetivo maior focado na construção civil. Iniciamos o trabalho fazendo casinhas pequenas em bairros da periferia de São Paulo e, com o tempo, passamos a incorporar a construção de prédios altos, financiados pelo sistema financeiro de habitação, com recursos próprios e por meio de sociedades que fomos formalizando. Nosso grande pioneirismo deu-se na área dos flats, quando descobrimos esse nicho de mercado em 1979. Vasculhamos toda a cidade e percebemos antes de todo mundo, que havia apenas três prédios adaptados a esse sistema e que não existia nenhuma grande construtora investindo nisso. Com base nas nossas projeções, compramos um terreno e partimos para o investimento nessa área. Em 1996, houve um boom de flats no mercado, mas nós, administradores, percebemos que isso iria trazer problemas em termos administrativos, porque não teríamos demanda de ocupação para todas as unidades, o que vem ocorrendo de 2000 para cá. Prevendo isso, a empresa entrou também na área dos condomínios tradicionais, residenciais, de escritórios e prédios com serviços. Hoje, administramos em torno de quinze flats e cerca de cinquenta outros empreendimentos.”

VALORIZAÇÃO
“A Riema tem como seu maior diferencial o tratamento personalizado do cliente, porque é uma empresa pequena. Pelo fato de eu estar sempre no comando, não existe o procedimento de passar para alguém responder ou protelar soluções. O ambiente aqui é de respostas rápidas, além de sermos uma empresa genuinamente nacional. Somos a única administradora com o certificado ISO no mercado brasileiro. A percepção do cliente com relação à qualidade do nosso trabalho dá-se com o tempo, porque a certificação ISO não é apenas um selo de fachada. Ela realmente traz melhoras internas em termos de produção e de qualidade, incluindo parcerias com firmas cadastradas, que exigem uma série de preceitos, de procedimentos e de normatizações internas para a garantia total do profissionalismo no atendimento aos clientes.”

NEGÓCIO ESTENDIDO
“Todas as nossas atividades são vasos comunicantes, vão estendendo-se e abrindo o mercado. Essa sinergia aconteceu porque são áreas muito próximas, inerentes ao ramo da construção civil. São áreas afins, são áreas que precisam ser somatizadas para que comecemos a ganhar escala. Para cada porta da Riema que foi aberta, fomos buscar informação por meio de profissionais ou de amigos que já tinham negócios semelhantes. Eu conversava com eles para sentir e tentar aproveitar o que me passavam. Temos que ter essa humildade e ir abrindo caminhos, acreditando que aquilo que estamos fazendo vai dar certo. É preciso também ter faro aguçado para perceber o futuro, observando, vendo e sentindo a realidade. O mundo não está mais admitindo erros, além de requerer um conhecimento muito amplo daquilo que estamos fazendo no sentido das atividades paralelas condizentes com o nosso negócio.”


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