Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 689 (19/06/2005)

Momento da Revelação

A realização concreta do sonho empreendedor passa por uma série de etapas que se vão sucedendo de forma construtiva, deixando claros o potencial e a viabilidade de um negócio. Isso se dá por meio do destaque de fatos marcantes e pela influência de familiares ou de pessoas próximas, capazes de sentir intuitivamente a empatia que faz toda a diferença na hora de decidir o melhor caminho a ser seguido. Nessa trajetória, talento e dedicação à atividade empreendedora tornam-se fonte inspiradora, além de exemplo a ser seguido por aqueles que, em determinado momento de suas vidas, descobriram na livre iniciativa uma maneira de crescer tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional, colaborando também para o desenvolvimento do País. Esse é o caso de Domingos Sávio Rigoni, diretor-presidente da Indústria de Móveis Movelar - www.movelar.com.br. Em depoimento exclusivo e comovente, ele conta como uma das maiores fábricas de móveis do Brasil nasceu no fundo do quintal de uma casa simples, localizada em uma pequena cidade no interior do Espírito Santo, graças à habilidade e à determinação de um dos irmãos, que despertou nos demais, apesar das condições precárias, a vontade de vencer e de conquistar um nicho de mercado com as próprias mãos.

INÍCIO
"Nós começamos bem pequenos, fazendo cadeiras, mesas e bancos de igreja. Os irmãos mais velhos tomaram a frente do negócio, enquanto os mais novos iam como ajudantes. Depois, começamos a fazer móveis também e a empresa foi crescendo, incluindo a abertura de uma loja na cidade. De posse da carteira de motorista, trabalhávamos durante a semana fazendo móveis e, aos sábados e domingos, colocávamos as peças em uma caminhonete com fotografias para vender nas regiões vizinhas, dando um prazo longo para o pagamento. Com isso, nós fomos abrindo novas lojas, e a fábrica foi mudando de lugar, porque precisávamos de um espaço maior para crescer. Fabricávamos móveis sob encomenda e também para atender nossos clientes. Na seqüência, passamos a fabricar móveis para vender no atacado. Com o passar do tempo, a família foi crescendo e tivemos que repensar a divisão da empresa para receber as novas gerações. Hoje, após uma separação consensual, eu detenho o comando e a maior parte das cotas em sociedade com minha irmã."

SOMATÓRIO
"Atualmente, a Movelar é uma fábrica que emprega 970 funcionários, chamados de colaboradores. Temos também mais três fábricas vizinhas que produzem móveis exclusivamente para nós. Conquistamos as certificações internacionais ISO 14001 e 9001 e vendemos para todo o Brasil, além de exportar para 43 países. Como vivemos em um mundo muito dinâmico, no qual ninguém mais é dono da verdade sozinho, trabalhamos por meio de um somatório de idéias, tendo em vista a atualização constante e o lançamento de novos produtos com base nas tendências tanto do mercado interno quanto do externo. Temos consciência de que, para vender, é preciso ter design como um atrativo e preço competitivo. Trabalhamos muito o ponto de venda, preparando os vendedores para fazer com que entendam como são fabricados os móveis da nossa marca, bem como as vantagens e os benefícios que eles oferecem. Sabemos que consumidor só paga mais caro se estiver convencido de que o produto é melhor."

PLANEJAMENTO
"Quanto mais experiência nós adquirimos, mais percebemos a necessidade de ter planejamento, porque a cada dia a lucratividade das empresas torna-se menor com a globalização da economia. Hoje, o concorrente não está apenas na mesma cidade, no mesmo estado ou no mesmo país, mas sim do outro lado do mundo. Empreender é um ato contínuo que requer humildade. O segredo do sucesso está no acompanhamento constante da empresa. É preciso delegar tudo, mas, ao mesmo tempo, ter sempre o cuidado de checar e conferir o trabalho de todos, por melhores que sejam os profissionais envolvidos no processo, pois até mesmo as pessoas bem-intencionadas também erram. Há três anos, decidimos centrar na indústria, porque o mercado está cada vez mais competitivo e é difícil ser bom em várias atividades. É melhor focar em uma apenas e procurar ser bom somente nisso."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.