As Regras do Negócio
No jogo do mercado atual, qualquer passo em falso pode resultar no comprometimento de uma empresa em curto espaço de tempo. Nesse sentido, a importância da aplicação correta de uma estratégia empresarial significa ir além do empirismo das tentativas dos erros. Para pensar um empreendimento do ponto de vista estratégico, o empresário precisa ter muito clara a direção que pretende tomar, bem como a percepção de todas as possibilidades que estão à sua volta, associando intuição à capacitação gerencial. Descobrir a estratégia mais acertada para a sobrevivência e para o crescimento de uma organização, tomada como um organismo vivo que precisa ser decodificado de acordo com as regras de cada negócio, tornou-se um dos principais desafios para os empreendedores modernos de quaisquer portes ou segmentos de atividade. Ajudá-los na tarefa de desenvolver a habilidade de pensar estrategicamente é o trabalho desenvolvido pelo consultor Ricardo Amoroso, diretor da Transforming Consulting Ltda., especializada em estratégias aplicadas ao mundo corporativo - e-mail: [email protected] -Tel.: (11) 5561-4540. Em depoimento exclusivo, demonstrando todo o conhecimento que possui sobre o assunto, ele define o que é estratégia e mostra como o empresário deve preparar-se para transformá-la em solução.
ESSÊNCIA
"O nosso foco consiste em descobrir como o empresário pode pensar estrategicamente de maneira fácil, prática e intuitiva e como esse pensamento pode ser disseminado na organização. Quando falamos de estratégia empresarial, estamo-nos referindo a uma idéia abstrata, difícil de ser materializada. No entanto, ela tem como essência três elementos básicos, que são o sentido de direção, que precisa ser comunicado de alguma maneira, tanto interna quanto externamente, o sentido de identidade, que está na possibilidade de olhar para um negócio e perceber que a sua continuidade tem a ver com o processo evolutivo de cada um, e o sentido de ritmo. Todos nós vivemos o dia-a-dia correndo atrás da agenda em ritmos diferentes, em razão das nossas características pessoais, e a estratégia tem o poder de colocar os integrantes de uma empresa na mesma pista, dando a dimensão temporal de quando as metas devem ser cumpridas."
VISÃO CONJUNTA
"O empresário vive diversas vezes o dilema da solidão. Ele imagina o futuro e quer transmiti-lo para os seus colaboradores, achando que os outros devem entender o futuro da mesma forma que ele. Nós apregoamos que isso precisa ser construído em conjunto com as outras pessoas que vão fazer parte desse futuro, com base nas tendências de mercado. Quem imaginar o futuro em cima dessa predisposição conseguirá ler as tendências de uma maneira mais apropriada, desenvolvendo um sentido de risco diferente dos demais. Como as percepções são variadas, promovemos uma reflexão conjunta para que todos desenvolvam o que convencionamos chamar de consciência estratégica, quer dizer, não é essencialmente construir um plano, um desenho da idéia de futuro, mas sim desenvolver a habilidade de enxergar isso em cima dos mesmos pressupostos de posicionamento competitivo."
DIÁLOGO
"Muitos dirigentes empresariais perdem-se na vontade de fazer isso ou aquilo e têm dificuldade de medir as conseqüências dos seus atos para a empresa, para o mercado e para os concorrentes, incluindo toda a comunidade que o cerca. Para saber se estamos diante de um pensamento estratégico válido, basta verificar se essa idéia implica no aumento do valor econômico do negócio e do potencial criativo da organização, que é a capacidade de pensar em conjunto e de descobrir novas soluções, envolvendo as pessoas no processo participativo de criação. Não basta apenas enfocar resultado, meta e imaginar o futuro, sem diálogo. Nós não temos tempo para conversar ou simplesmente para parar e pensar. Como decorrência, geramos um ciclo vicioso de atitudes que bloqueia a capacidade criativa, levando a respostas sempre medíocres. A função do pensamento estratégico é quebrar esse paradigma e elevar as empresas a novos patamares de evolução e de crescimento."
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