Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 696 (07/08/2005)

Inteligência Tributária

Cerca de 1/3 do faturamento de qualquer empresa dentro da legalidade é destinado ao pagamento de impostos. Se os dirigentes empresariais se preocupassem em administrar esse montante da mesma forma que se dedicam ao gerenciamento dos produtos e dos serviços que oferecem aos clientes, certamente teriam mais dinheiro para investir no negócio e correriam menos riscos de serem surpreendidos e autuados pelo desconhecimento da dinâmica fiscal. As grandes empresas possuem uma estrutura que permite o acompanhamento das mudanças diárias capazes de afetar a organização. No entanto, as de menor porte, sujeitas às mesmas cargas tributárias, ficam mais vulneráveis diante da complexidade das medidas determinadas pelo Fisco. Para mostrar que é possível estar em dia com as obrigações tributárias, pagando o menor valor possível, de acordo com as regras do jogo, a Mastersafwww.mastersaf.com.br – empresa de solução fiscal e tributária criou uma linha de softwares especializados na atualização das informações e no aproveitamento desse conteúdo na gestão de tributos. Em depoimento exclusivo, Cesar Pinela, diretor-superintendente da empresa, alerta os empresários brasileiros sobre a necessidade de implementar uma rotina de gestão e de administração tributária, tendo em vista a competitividade e a sobrevivência no mercado.

PREÇO DE TRANSFERÊNCIA
"No caso das empresas vinculadas que trabalham com importação e exportação, nós lançamos o pacote Transfer Pricing Oferta Express, ou preço de transferência, em parceria com a IBM, já com a implementação e o treinamento inclusos. Chegamos à conclusão de que deveríamos fornecer um instrumento que ajudasse a empresa a simular o que acontecesse durante o ano todo para que ela pudesse fazer a gestão da cadeia de compra e venda, evitando os ajustes ou pagando o menor ajuste possível na declaração do Imposto de Renda. Isso se chama planejamento tributário de fato, ou seja, fazer as operações de tal forma que o ajuste seja zero ou muito próximo de zero, considerando que a lei permite alguns métodos de cálculo tanto para importação quanto para exportação. Nesse sentido, o software foi construído para ser muito mais do que um produto que visa a entrega de uma obrigação fiscal para ser um produto de gerenciamento dessa tributação mês a mês."

COMPROMISSO
"A missão da Mastersaf é levar a experiência que nós adquirimos nas grandes empresas para as pequenas e médias organizações, buscando formas de integração, de financiamento e de redução do preço final. Atualmente, mais do que as corporações de maior porte, a pequena empresa precisa gerenciar bem a sua cadeia de impostos por uma questão de sobrevivência. Podemos resumir o nosso papel em reduzir os riscos de autuação do Fisco e promover a economia tributária adequada as determinações legais. Para isso, monitoramos as mudanças que acontecem diariamente na legislação e colocamos essas informações na cadeia de valor para o negócio, por meio da interpretação e da análise. No caso da pequena e média empresa, é fundamental investir em tecnologia e em gestão para que a complexidade e a freqüência com que as leis mudam possam ser absorvidas a um custo razoável."

TERCEIRIZAÇÃO
"Um dos nossos principais focos de atuação está direcionado às empresas de contabilidade que concentram esse tipo de serviço para as pequenas empresas. É muito mais viável oferecer uma solução informatizada para esses profissionais, que detêm dezenas de clientes, do que tentar atingir o mercado diretamente. Esses escritórios serão obrigados a se aparelharem com alta tecnologia para não perderem clientes e para melhorarem a gestão das pequenas e médias empresas. O primeiro sintoma de que uma empresa está falhando na administração fiscal e tributária é o desconhecimento, por parte do dirigente ou do prestador que o atende, das mudanças diárias na legislação, porque certamente uma delas vai afetar o negócio. Com instrumentos de gestão eficazes e com informação aplicada, sempre é possível gerar economia tributária. Não conheço uma empresa na qual participamos dessa discussão que não tenha ganho dinheiro, seja pagando menos impostos do que vinha pagando, seja recuperando impostos que foram pagos a mais."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.