Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 697 (14/08/2005)

Caminhos Compartilhados

A trajetória de uma empresa está intimamente ligada à história de vida do seu fundador e também à sua vocação natural para o empreendedorismo. Existem pessoas que nasceram para levar um negócio adiante e jamais pensaram em empreender por necessidade, como é o caso de muitos dirigentes empresariais que encontram dificuldades para ingressar ou se manter no mercado. Nos casos em que a opção já está feita, o talento costuma revelar-se muito cedo, quando um jovem decide ser empresário e faz dessa escolha a razão da sua existência dia e noite, dedicando a ela muito trabalho, paixão e uma vontade sem limites de superar todos os riscos e desafios que envolvem a livre iniciativa. Nesse sentido, os caminhos traçados pelo empreendedor para a empresa confundem-se com a sua própria evolução pessoal e profissional. Este é o caso de Bruno Leone, um dos diretores e fundador da Leone Equipamentos Automotivos www.leone.equipamentos.com.br especializada na comercialização de equipamentos e serviços técnicos há 34 anos. Em depoimento exclusivo e carregado de intensa emoção, ele relembra como tudo começou e como a empresa tem-se especializado em orientar futuros empreendedores na montagem do estabelecimento ideal, além dos pacotes fechados para exportação.

INÍCIO
"Aos 20 anos, eu era gerente de uma empresa de importação e serviços de equipamentos que precisava de um sócio para abrir um novo negócio mais interessante. Depois de pensar, falei para o meu antigo patrão que eu montaria uma empresa para distribuir esse produto. Foi assim que começou a Leone Equipamentos, comigo e apenas mais um funcionário. Com muita coragem e sem dinheiro, vendíamos de manhã e fazíamos a entrega à tarde para pagar as contas à noite. Nós importávamos bicos automáticos para postos de gasolina e vendíamos no mercado interno. Na sequência, os donos desses estabelecimentos começaram a nos pedir outros equipamentos, que fomos incorporando aos poucos à nossa rotina empresarial. Com o tempo, irmãos e primos vieram participar da empresa, que hoje se tornou familiar. O mercado foi pedindo novidades e nós fomos criando equipamentos para lavagem mais sofisticados, para a troca de óleo, entre outros serviços, sempre respeitando o meio ambiente."

REFERÊNCIA
"De dez anos para cá, começamos a investir em uma linha própria por causa da concorrência. Nós temos uma área de produção e fabricamos novidades para o mercado. Vendemos marcas tradicionais, mas também temos uma linha nossa que usamos na exportação de pacotes fechados de negócio para países da América Latina, da América Central e da África portuguesa, porque temos a força da marca Ultrapetro. Nossa mentalidade sempre foi investir e diversificar dentro do negócio. Atualmente, somos uma das principais empresas do segmento líderes de mercado, somos conhecidos e respeitados em termos de modelo empresarial, com representantes em todo o Brasil. Quando comecei, não olhei para trás, isso é muito importante, pois quem para por qualquer obstáculo no caminho acaba caindo. O importante estrategicamente é detectar o maior problema do dia e enfrentá-lo a todo custo. Pode demorar, mas devemos enfrentar um desafio de cada vez e o maior deve vir sempre em primeiro lugar."

CONQUISTA
"O nosso cliente pode ser um posto de gasolina, uma distribuidora de petróleo, uma montadora de veículos, uma concessionária, um autoelétrico, uma oficina mecânica ou uma casa de materiais de equipamentos que vende pneus e freios. A nossa conquista é atender da melhor forma. Nós instalamos e damos garantia, porque o cliente que compra máquina compra um ativo e quer ser atendido na hora em que precisa. A idéia de montarmos os pacotes especiais surgiu da necessidade de aumentarmos a empresa, porque é difícil vender marcas de equipamentos sempre para os mesmos clientes. Como existe muito desemprego no País, as pessoas procuram oportunidades de negócio que pode ser um lava-rápido ou uma pequena oficina. Quando um cliente tem um terreno ou uma loja já aberta, ele vem à Leone e nós orientamos o melhor caminho por meio de um estudo personalizado de viabilidade econômica, incluindo investimento e retorno."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.