Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 698 (21/08/2005)

Decisão com Equilíbrio

Tomar a decisão estratégica mais adequada para a sobrevivência e para o crescimento de um negócio nem sempre costuma ser uma tarefa isolada que depende apenas de uma visão empresarial. Muitas vezes, o desempenho dessa função cabe a um grupo de pessoas, responsável pela gestão e pelas metas traçadas para a organização, que se reúne periodicamente. Embora seja difícil ter que aceitar a decisão da maioria ou do líder, é preciso que cada dirigente procure se colocar no lugar dos outros para entender os motivos que levam a uma ação diferente da sua vontade e tentar chegar a um denominador comum, tendo sempre em vista o benefício da empresa. Nesse caso, deve preponderar o equilíbrio e o bom senso na hora de colocar em prática os procedimentos considerados pela equipe como a melhor solução naquele momento, sem autoritarismo e geração de conflitos internos. Esse vem sendo o estilo administrativo de Chieko Aoki, presidente do Blue Tree Hotels & Resortswww.bluetree.com.br . Em depoimento exclusivo, ela mostra com categoria por que se tornou uma referência no ramo da hotelaria brasileira, definindo a si mesma como uma líder participativa que procura compreender as sugestões dos seus subordinados sem perder a firmeza necessária.

INGREDIENTES
"Eu entrei para a hotelaria no início dos anos 80, porque meu marido tinha participação em um hotel na Rede Caesar Park, em São Paulo. Como ele teve que comprar a parte do sócio, eu vim para ajudar e acabei ficando. Comecei como diretora de vendas e marketing e cheguei a ser presidente. Tivemos bons resultados na época, mas, com a crise da economia japonesa, ele resolveu vender a empresa em 1997. Cinco anos antes, eu já tinha estruturado uma nova organização para operar hotéis mais econômicos, criando a rede Caesar Towers. Quando houve a negociação, eu me dispus a assumir essa rede, com a mudança de bandeira para Blue Tree Hotels & Resorts, pois havia muitas pessoas que tinham trabalhado comigo e gostariam de continuar. Tínhamos a oportunidade, um mercado crescente com um grande potencial, um bom nome, um produto de qualidade e uma equipe unida, que são os ingredientes básicos para montar um negócio no segmento hoteleiro."

IDENTIDADE
"Analisei primeiro o potencial do mercado e qual a estratégia que poderíamos adotar para ter destaque. Já que íamos entrar, tínhamos que ter uma identidade, tínhamos que ser alguém, pois não adianta fazer um plano lindo e maravilhoso, uma vez que o sucesso de uma empresa não depende apenas da nossa vontade mas também das potencialidades mercadológicas. Por esse motivo, é necessário analisar bem a situação em termos de ferramentas e diferencial. Além disso, cada um tem que se conhecer bem, saber quem é e o que pode ser. Dependendo desses fatores, é possível calcular um passo a mais a partir de um sonho que tenha como parâmetro as possibilidades reais de concretização. Nesse sentido, a identidade é fundamental para qualquer negócio, porque ela permite que o empreendedor conheça a si mesmo, e o seu próprio potencial, fazendo da meta uma conseqüência que vai ser traçada de acordo com a demanda do mercado."

LIDERANÇA PARTICIPATIVA
"É muito importante uma decisão estratégica consensual para que todos trabalhem juntos. Não adianta estabelecer um plano e ver um outro começar a criticá-lo. É claro que opiniões diferentes surgem, mas aí tem que ter a liderança, que não é só minha mas também dos diretores. Isso implica a capacidade de entender por que o outro está pensando assim e tentar chegar a um acordo. Eu acredito que estou tomando uma decisão em benefício de todos, tendo em vista o melhor para o Blue Tree. Nós, como pessoas, temos limitações, somos transitórias, mas a empresa deve ser perene. Temos que trabalhar para que ela tenha continuidade sempre, com a visão de que o negócio tem que continuar crescendo, expandindo-se, e de que estamos ali para agregar e ser útil à sociedade. Hoje, eu procuro muito mais liderar pelo consenso, mas quando não tem jeito, sou dura mesmo, senão as pessoas ficam perdidas. Temos que buscar o equilíbrio entre a força e a ternura, demonstrando compreensão e respeito para ouvir, mas com firmeza suficiente para manter a direção."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.