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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 255 (23/02/1997)

Pequenos Mostram a Força

Em 1988, os assuntos relacionados às pequenas empresas ainda eram, com raras exceções, pouco freqüentes na mídia, não se avaliando, então, a importância de sua participação na economia nacional, que representa, hoje, cerca de 23% do Produto Interno Bruto e emprega aproximadamente 60% da mão-de-obra efetiva. O pequeno empresário sentia-se carente de todo tipo de apoio, principalmente de informação. Assim, praticamente como imposição dessa realidade do mercado, que não lhe passou despercebida e precisava ser atendida, a Rede Globo de Televisão criou, em 1988, o programa dominical Pequenas Empresas Grandes Negócios. Atualmente, no oitavo ano de exibição (ficou suspenso durante um período no governo Collor), o programa é transmitido, também, pela Globo News (TV por assinatura) sete vezes e pela TV Educativa, do Rio, duas vezes, num total de dez exibições semanais, atingindo um público calculado entre 10 milhões e 12 milhões de pessoas. Essas informações foram prestadas, em depoimento exclusivo, por Nelson Gomes, sócio-diretor da GTEC Produção e Videocomunicação Ltda. - Tel.: (11) 3888-8400, Internet: www.gtec.com.br -, produtora responsável pelo programa que sucedeu a Globotec, coligada da Rede Globo.

"PEGAR O BONDE DA FORTUNA"
"Quando a Rede Globo decidiu dedicar-se exclusivamente aos objetivos-fim, terceirizando as atividades-meio, surgiu-nos, em 1990, a oportunidade de comprar a Globotec, após termos sido, eu e meu sócio Antonio Carlos Franchini, executivos do grupo durante vinte anos. Não havia planejado tornar-me empresário, mas o bonde da fortuna passou, eu estava no lugar certo e o peguei. Totalmente independente, a GTEC sucedeu a Globotec, atendendo o mercado em geral, inclusive a Globo, fornecendo-lhe produção comercial e vinhetas, bem como realizando a comunicação da Editora Globo, trabalhos para a Som Livre e para a Globopar e produzindo o programa Pequenas Empresas Grandes Negócios. Já fizemos programas para a Record e acabamos de realizar um vídeo institucional para o SBT. Atuamos, hoje, em computação gráfica (qualquer trabalho de animação gráfica), comunicação interativa (aplicações em mídias digitais), rede reservada de televisão (transmissão de eventos via satélite), além de produção de programas de treinamento e capacitação, de vídeos empresariais, de comerciais e de programas para TV."

PROGRAMA PRECURSOR
"Carro-chefe da GTEC, o programa despertou as pessoas para os problemas das pequenas empresas, contribuindo para o posterior surgimento de revistas especializadas, colunas em jornais semanais, cadernos etc. A própria revista Pequenas Empresas, da Editora Globo, nasceu do programa de TV, seis meses após a sua estréia. De acordo com esse espírito, estarei lançando em março, em parceria com o Paulo Nassar, secretário executivo da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje), um livro voltado para a comunicação do pequeno empresário, intitulado A Comunicação na Pequena Empresa. O livro é, em forma leve, para fácil entendimento, muito bem cuidado, com capa de Elifas Andreato, prefácio de Júlio Ribeiro e orelha de Francisco Madia de Souza. Seu charme, a meu ver, é apresentar, ao final de cada um dos oito capítulos, cases tirados do programa de TV. Ao contrário da maioria das obras de administração, ele não focaliza teorias ou práticas em voga no estrangeiro, mas fatos da realidade brasileira, com exemplos concretos de pequenos empresários, documentados e registrados pelo Pequenas Empresas em oito anos de vida."

RESPOSTA POSITIVA
"Nesse período, reunimos mais de 1,8 mil matérias com pequenos empresários, além de depoimentos escritos acerca das respostas positivas no negócio, alcançadas com a veiculação no programa. Em alguns casos, a divulgação dessas histórias abriu a oportunidade para o pequeno empresário apresentar o seu produto ou serviço, o que não seria possível se não houvesse tal programa. As matérias jornalísticas são absolutamente graciosas, 70% delas veiculadas chegam por intermédio de assessorias de imprensa, cerca de 20% por contatos diretos e os outros 10% são de pesquisa nossa. Sempre tivemos patrocinadores de peso, que garantiram a gratuidade do programa, como a Petrobrás, que tem mais da metade de seus fornecedores entre as pequenas empresas, e o Banco do Brasil."


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