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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 701 (11/09/2005)

Superando as Intenções

Para vencer o desafio de montar e consolidar um negócio no mercado atual, é necessário buscar todas as informações possíveis sobre o segmento em que se deseja atuar, incluindo o potencial de crescimento e as características específicas de cada área. No entanto, todo cuidado é pouco na hora de ouvir e analisar as orientações fornecidas por empresários que já estão no ramo, especialmente no caso de atividades muito restritas em termos de concorrência. Saber filtrar até que ponto vale a pena seguir o conselho desses empreendedores é um aprendizado que requer bom senso e até mesmo certa dose de desconfiança, uma vez que, no mundo corporativo, nem sempre prevalece a boa intenção de quem reconhece um concorrente à vista. Se tivesse levado em consideração o que ouviu sobre a fabricação de embalagens para transporte de cargas perigosas, Sérgio Anconi de Sousa Couto, diretor da Concepta D. G. Compliance Ltda. www.concepta.com.br, jamais se teria lançado na empreitada de abrir uma empresa destinada a essa atividade. Em depoimento exclusivo e sempre otimista, ele revela como detectou os sinais de que deveria seguir em frente e de que forma transformou os estímulos negativos em energia propulsora para crescer.

PLANEJAMENTO
"Quando nós resolvemos abrir o negócio e ficou definido que o carro-chefe seria a produção de embalagens, eu já tinha a visão de agregar os serviços que a minha experiência no trabalho em outras empresas já havia detectado como necessários. A fase que eu chamo de base da empresa levou cinco anos, com a proposta de surgir de uma maneira diferente, oferecendo um produto mais completo, economicamente viável e com uma qualidade melhor. Depois do quinto ano de trabalho, precisávamos de mais espaço e de mais capacitação técnica, inclusive da minha parte. Eu vislumbrava, entre outros aspectos, o laboratório que temos aqui hoje e a área de treinamento, para a qual a empresa precisaria contratar mais pessoas, além de buscar treinamento no exterior. Havia chegado o momento de começar a delegar funções, e assim foi feito para cada área, com a contratação do profissional adequado."

MUDANÇA
"Se quiséssemos inovar, teríamos que partir para nova etapa de ampliação. Foi nesse momento que começamos a analisar a possibilidade da mudança e preparamos isso em um ano e meio de trabalho, incluindo a troca da marca, que é algo complicado e dolorido. Muitas vezes, o empresário fica em dúvida se é a hora certa. Consultamos muita gente e chegamos à conclusão de que era melhor passar por esse processo de transformação com cinco anos de atividade no mercado. No plano pessoal, o que atrapalhou um pouco foram os sócios, no sentido de fazer a empreitada acontecer. Eu tive sócios que saíram porque não acreditaram no negócio, mas isso também funcionou para mim como lenha na fogueira. Essa vontade de vencer os desafios e superar os limites tem que ser intrínseca para quem faz a opção pela livre iniciativa. Eu não conheço nenhum empreendedor bem-sucedido que não seja uma pessoa positiva. Cada queda é um aprendizado, e quem tiver humildade e coragem de se levantar vai em frente."

EXPANSÃO
"Nós temos hoje representantes focando principalmente a área comercial. Nosso negócio possui uma característica peculiar a ser considerada, que é o treinamento dos profissionais que vão visitar os clientes. Se eles não estiverem realmente informados e orientarem errado sobre o tipo de embalagem a ser utilizada de acordo com a legislação para o transporte de cargas perigosas, a empresa pode ter problemas sérios. Como não é possível montar uma força de vendas da noite para o dia, estamos desenvolvendo um processo de expansão que inclui a abertura para outros estados brasileiros. Estamos começando a trabalhar com representantes nessas localidades, mas todos devem passar por aqui para que sejam devidamente treinados. Em termos de exportação de embalagens, já temos negócios com o Chile, com a Bolívia e com a Argentina. Também acabamos de fechar uma parceria exclusiva com a Fedex e vamos estar junto com eles em cursos para a América Latina fornecendo todo o suporte necessário."


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