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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 702 (18/09/2005)

A Marca da Ousadia

Mais importante do que conquistar um espaço no mercado com um nome forte é trabalhar para que essa marca seja consolidada ao longo do tempo por meio de uma conduta inovadora e ousada. Essa vem sendo a estratégia da Tintas MC www.tintasmc.com.br, que revolucionou o comércio varejista de tintas nos anos 70, com a criação de lojas sofisticadas e modernas, prontas para receber e atender de forma personalizada o consumidor final, desde o pintor até a dona de casa. Essa idéia, arrojada para a época, fez com que a empresa se destacasse e ficasse conhecida pelo público e pelos fornecedores. Além de valorizar o pioneirismo, a organização investe também na política de valorização dos funcionários, que acabam vestindo a camisa e se esforçando para melhorar e aprender cada vez mais. Quem relata essa trajetória de sucesso é Amilcar José de Sá, diretor comercial da empresa e irmão do fundador Manuel dos Santos Sá, que deu início ao negócio com a ajuda do seu irmão Armando Luiz de Sá que trabalhavam em fábrica de tintas e detinham o conhecimento do mercado. Em depoimento exclusivo, ele revela as estratégias que fazem a diferença em face da concorrência, especialmente diante das grandes redes internacionais que comercializam material para a construção civil.

PLANEJAMENTO
"A partir de 1975, nós começamos a planejar muito mais, porque a empresa atingiu um porte maior. Montamos um centro de distribuição na Vila Mariana, já pensando no crescimento dos pontos de venda. Sem dúvida alguma, nós não estaríamos deste tamanho hoje, com 27 lojas espalhadas pela Grande São Paulo e pela baixada santista, se não tivéssemos feito um planejamento adequado. Atualmente, é indispensável planejar para crescer. Quando a empresa é pequena, não há condições, mas, quando se adquire um tamanho maior, é preciso planejar. Quem não souber organizar-se direito para crescer não vai para a frente. Planejar significa pensar e projetar o negócio pensando em curto e médio prazos. Desde que passamos da décima loja, começamos a fortalecer a marca por meio de investimentos em publicidade, contratando personalidades, até mesmo o Pelé, para fazer com que a marca ficasse associada a pessoas importantes, que transmitissem confiança e credibilidade."

TRIPÉ BÁSICO
"Nós somos uma empresa especializada em tintas, dedicada totalmente a esse negócio. Os fatores do nosso sucesso podem ser resumidos em três aspectos básicos, que são o respeito ao cliente, que é a nossa matéria-prima, o bom relacionamento com os fabricantes de tintas, de quem dependemos diretamente, e um ótimo entrosamento com os funcionários, não apenas do ponto de vista financeiro. Só o fato de darmos atenção ao empregado já é um grande diferencial. Nesse sentido, trabalhamos muito com os funcionários em termos de treinamento, com a realização de cursos, e isso valoriza o indivíduo, que acaba se dedicando cada vez mais à sua função dentro da organização, em razão da melhora da autoestima. Para isso, contamos com uma empresa de consultoria que há três anos nos ajuda a treinar nosso pessoal a atender melhor os clientes, como forma de combater a concorrência."

REVOLUÇÃO
"Todo o nosso foco está centrado em fazer um trabalho diferenciado para atender o cliente, ou seja, ele entra em uma das nossas lojas e nós fazemos questão de que ele se sinta bem. Na década de 70, nós mudamos a maneira de comprar tinta, quando montamos uma loja extremamente moderna em relação ao que existia anteriormente. De lá para cá, qualquer pessoa tem prazer de entrar em uma loja de tintas. O mercado mudou, porque nós formamos um novo conceito de vender tintas, sabendo ousar na hora e na medida certas. Nesses estabelecimentos, nós também damos cursos gratuitos de pintura tanto para amadores quanto para profissionais, ensinando técnicas diferenciadas em termos de textura. O atendimento especializado e o preço mais acessível fazem com que possamos levar vantagem competitiva diante das grandes redes de material de construção que se instalaram para ficar no mercado brasileiro. Elas são uma realidade com a qual precisamos aprender a conviver para montar o nosso plano estratégico de sobrevivência e de crescimento."


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