Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 706 (16/10/2005)

Rural por Natureza

Dados recentes do IBGE mostram que o agronegócio representa sozinho quase 40% do PIB brasileiro, sendo responsável por 37% da população economicamente ativa do País. Essas estatísticas são uma prova de que o grande potencial do Brasil em termos de crescimento econômico está relacionado à agricultura e à agropecuária. Além disso, em comparação a outros países que não têm o mesmo privilégio do ponto de vista climático, aqui é possível produzir durante todos os meses do ano, o que significa ter um diferencial a mais para concorrer na economia globalizada. No entanto, apesar de essa vocação agrária estar tão evidente desde os tempos da colonização, a sociedade não reconhece o valor do agronegócio como deveria. Ainda convivemos com a contradição que faz do fazendeiro um sinônimo de status social, mas encara o produtor rural como um empresário de segunda categoria, como se a modernidade tivesse chegado apenas para os setores industriais e de serviços. Com o objetivo de despertar cada vez mais o interesse pelas riquezas que vêm do campo, José Luiz B. Cotrim criou o Portal do Fazendeiro na Internet (www.fazendeiro.com.br) - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 4243-9702. Em depoimento exclusivo, ele fala de forma enfática sobre urgência de o País acordar para a realidade rural, sendo a única forma de se tornar uma das maiores potências do Planeta.

MIOPIA
"Num mundo em que a industrialização nasceu na Europa e passou a ser vista como uma atividade moderna, o rural começou a ser encarado de outra forma e, com isso, nós sedimentamos a idéia equivocada de que produzir no campo significa não ser tão eficiente quanto os outros segmentos econômicos. Os brasileiros ainda têm uma visão muito estreita dos grandes benefícios que o agronegócio pode proporcionar além da exportação, girando o mercado financeiro interno também. As nossas elites empresariais, culturais e políticas ainda não possuem a percepção plena da importância desse setor para o nosso crescimento. Não há como exportar na área da construção civil, mas está claro para a população que se trata de um segmento que emprega, consome produtos industriais e deve ser defendido. No entanto, a agropecuária é maior do que a construção civil e não é percebida dessa forma."

ALICERCES
"Para que o agronegócio possa evoluir com mais segurança, é preciso que aumentemos a importância da nossa visibilidade. Não podemos estar alicerçados apenas naquilo que sempre estivemos, ou seja, na mão-de-obra barata. Temos que estar alicerçados em eficiência, que é o denominador comum de qualquer tipo de produção para ter competitividade no mercado globalizado. Outro aspecto importante seria fazer com que o setor tenha uma visão qualitativa da produção, pois produzimos para mercados que estão habituados com a excelência. Isso já deveria ser uma preocupação nossa de consumo interno, mas ainda não temos esse padrão de consumidor. O incremento do agronegócio também está relacionado ao conhecimento das características inerentes a cada região. É por isso que vemos países pequenos que desenvolveram uma eficiência muito grande na produção rural, porque existe uma concentração de estudos e de verbas para incrementar esses negócios."

INFORMAÇÃO
"O Portal do Fazendeiro nasceu com o nome Clube do Fazendeiro, porque eu sempre acreditei que nós deveríamos criar núcleos com a visão de que devemos equacionar regionalmente os problemas. Chegamos à conclusão de que deveríamos lançar um site genérico e depois criar os clubes do fazendeiro, com a finalidade de trazer e de organizar as informações regionais, propondo soluções para as microrregiões brasileiras. O portal tem a missão de divulgar informações dentro das várias realidades nacionais, para que as pessoas que já estejam no setor ou pretendem ingressar nele possam absorver conhecimentos que sejam úteis e retratem de fato as diversidades regionais. Nesse sentido, o site foi montado com o objetivo de fornecer informações que pudessem dar oportunidade de elaborar um plano de negócios, disponibilizando tecnologia de produção, facilitando a compra de insumos por meio do guia de fornecedores, sempre com base no conhecimento dos mercados regionalizados."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.