Rural por Natureza
Dados recentes do IBGE mostram que o agronegócio representa sozinho quase 40% do PIB brasileiro, sendo responsável por 37% da população economicamente ativa do País. Essas estatísticas são uma prova de que o grande potencial do Brasil em termos de crescimento econômico está relacionado à agricultura e à agropecuária. Além disso, em comparação a outros países que não têm o mesmo privilégio do ponto de vista climático, aqui é possível produzir durante todos os meses do ano, o que significa ter um diferencial a mais para concorrer na economia globalizada. No entanto, apesar de essa vocação agrária estar tão evidente desde os tempos da colonização, a sociedade não reconhece o valor do agronegócio como deveria. Ainda convivemos com a contradição que faz do fazendeiro um sinônimo de status social, mas encara o produtor rural como um empresário de segunda categoria, como se a modernidade tivesse chegado apenas para os setores industriais e de serviços. Com o objetivo de despertar cada vez mais o interesse pelas riquezas que vêm do campo, José Luiz B. Cotrim criou o Portal do Fazendeiro na Internet (www.fazendeiro.com.br) - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 4243-9702. Em depoimento exclusivo, ele fala de forma enfática sobre urgência de o País acordar para a realidade rural, sendo a única forma de se tornar uma das maiores potências do Planeta.
MIOPIA
"Num mundo em que a industrialização nasceu na Europa e passou a ser vista como uma atividade moderna, o rural começou a ser encarado de outra forma e, com isso, nós sedimentamos a idéia equivocada de que produzir no campo significa não ser tão eficiente quanto os outros segmentos econômicos. Os brasileiros ainda têm uma visão muito estreita dos grandes benefícios que o agronegócio pode proporcionar além da exportação, girando o mercado financeiro interno também. As nossas elites empresariais, culturais e políticas ainda não possuem a percepção plena da importância desse setor para o nosso crescimento. Não há como exportar na área da construção civil, mas está claro para a população que se trata de um segmento que emprega, consome produtos industriais e deve ser defendido. No entanto, a agropecuária é maior do que a construção civil e não é percebida dessa forma."
ALICERCES
"Para que o agronegócio possa evoluir com mais segurança, é preciso que aumentemos a importância da nossa visibilidade. Não podemos estar alicerçados apenas naquilo que sempre estivemos, ou seja, na mão-de-obra barata. Temos que estar alicerçados em eficiência, que é o denominador comum de qualquer tipo de produção para ter competitividade no mercado globalizado. Outro aspecto importante seria fazer com que o setor tenha uma visão qualitativa da produção, pois produzimos para mercados que estão habituados com a excelência. Isso já deveria ser uma preocupação nossa de consumo interno, mas ainda não temos esse padrão de consumidor. O incremento do agronegócio também está relacionado ao conhecimento das características inerentes a cada região. É por isso que vemos países pequenos que desenvolveram uma eficiência muito grande na produção rural, porque existe uma concentração de estudos e de verbas para incrementar esses negócios."
INFORMAÇÃO
"O Portal do Fazendeiro nasceu com o nome Clube do Fazendeiro, porque eu sempre acreditei que nós deveríamos criar núcleos com a visão de que devemos equacionar regionalmente os problemas. Chegamos à conclusão de que deveríamos lançar um site genérico e depois criar os clubes do fazendeiro, com a finalidade de trazer e de organizar as informações regionais, propondo soluções para as microrregiões brasileiras. O portal tem a missão de divulgar informações dentro das várias realidades nacionais, para que as pessoas que já estejam no setor ou pretendem ingressar nele possam absorver conhecimentos que sejam úteis e retratem de fato as diversidades regionais. Nesse sentido, o site foi montado com o objetivo de fornecer informações que pudessem dar oportunidade de elaborar um plano de negócios, disponibilizando tecnologia de produção, facilitando a compra de insumos por meio do guia de fornecedores, sempre com base no conhecimento dos mercados regionalizados."
|