Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 708 (30/10/2005)

Realização Embaixo D'Água

No mundo globalizado, não há mais espaço para negócios que não apresentem características inovadoras e específicas. Em razão da concorrência com as megaempresas que atuam internacionalmente, só existe mercado hoje para os empreendedores que descobrirem e se dedicarem a uma forma de especialização que atenda à demanda de um segmento restrito de consumidores. Muito se fala sobre a persistência e sobre a determinação como fatores decisivos de uma estratégia empresarial bem-sucedida. No entanto, às vezes é preciso repensar até que ponto vale a pena insistir e perceber o momento de mudar radicalmente. Esse foi o caso de Luiz Henrique A. Marques, diretor da Comarx Bombas e Equipamentos Ltda. - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3227-0822. Desde cedo, ele se juntou ao pai, que tinha um comércio varejista de bombas para piscinas. Com o passar do tempo e com a formação em engenharia mecânica e civil, ele constatou a falta de profissionais competentes para a implementação de ambientes aquáticos no Brasil. De uma simples revendedora, a empresa passou a oferecer serviços na forma de uma empreiteira instaladora de piscinas nos seus mínimos detalhes. Em depoimento exclusivo e encantado com o resultado do seu trabalho, ele revela que essa mudança emergencial no foco salvou o negócio, além de criar novas perspectivas de atuação.

COMEÇO
"Quando meu pai saiu da Jacuzzi, ele tinha um cliente que estava iniciando, que era a Conab – Conservadora Nacional de Bombas. Ele começou a incrementar esse cliente para ser um revendedor em termos de varejo e tornou-se sócio dessa empresa que incentivou esse comércio em nível nacional. Montamos a loja no centro e tivemos filial no bairro do Cambuci e em São Bernardo do Campo. Chegamos a ser o principal revendedor de bombas de piscinas do Brasil, mas hoje alteramos o perfil para sermos especialistas na construção de ambientes aquáticos. Quando o meu pai começou a empresa, eu vim trabalhar como auxiliar de cobrança e vendedor de balcão até fazer engenharia. Foi aí que desenvolvi essa área sofisticada, pois o mercado brasileiro sempre foi muito carente de pessoas especializadas em piscinas, espelhos d’água, chafarizes e fontes. Com o falecimento dele, nós diminuímos o varejo e fizemos a cisão da empresa com o antigo sócio, que ficou com o nome da marca e com o negócio antigo."

SUCESSÃO
"Eu me tornei diretor na Comarx em sociedade com minha irmã, que ficou na empresa até o ano passado. Tivemos poucos problemas de relacionamento dentro da empresa com familiares diretos, porque consideramos muito importante evitar resolver problemas da família dentro do negócio. Contratar pessoas que estão desempregadas para ajudar acaba atrapalhando a empresa, que não é e nunca deve ser encarada como um pronto-socorro. Outro procedimento que adotamos aqui nesses trinta anos de existência é deixar claro que o sócio é um empregado da empresa como os outros. Com base na nossa experiência, acredito que essa seja a melhor fórmula, ou seja, não fazer a empresa ser uma continuação da família, porque tem muita gente que faz isso. Vai ao supermercado e deixa a conta no caixa. Esse é o caminho para o insucesso."

DIFERENCIAL
"Estamos sempre inventando algo para oferecer ao mercado, pois precisamos ter um diferencial e ser os melhores de alguma forma. Quando uma empresa decide estrategicamente atuar de acordo com uma especialidade, é imprescindível descobrir as necessidades do cliente e pesquisar de maneira constante. Estamos agora com planos para montar um showroom especializado na área de demonstração de espelhos d’água, minipiscinas ou banheiras grandes, que chamam Spas, e acessórios. Esse tipo de exposição já existe fora do Brasil, e nós estamos querendo montar aqui, na zona sul da Capital. Estamos negociando o espaço para ter esse mostruário pronto até o final do ano. Hoje, fornecemos a instalação, o produto e a manutenção. É mais uma solução do que só vender a bomba, pois temos um produto com valor agregado. Para dar certo num negócio, é preciso fazer dele o sonho de uma vida inteira, seja no ramo que for. Eu já me peguei sorrindo ao ver um chafariz funcionando e chego até a ficar emocionado com o resultado final do nosso trabalho."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.