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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 710 (13/11/2005)

Funilaria com Hora Marcada

A velha imagem da oficina mecânica com chão e paredes sujos de graxa e dos funcionários vestindo aventais encardidos pelo tempo e cheirando a óleo lubrificante está com os dias contados. A sofisticação do mundo dos negócios também chegou a esse segmento de mercado, provocando verdadeira revolução em termos de conceito e modernização. Atendimento personalizado com agenda marcada, retirada do veículo onde o cliente se encontra e facilidade de pagamento por meio de cartão de fidelidade são apenas algumas das vantagens que a Fastcar Service Funilaria e Pintura Ltda. - www.autocenterfastcar.com.br - oferece, além de ambiente agradável e limpo para quem quiser esperar os reparos no local. A nova concepção desse tipo de serviço partiu do espírito jovem e empreendedor de Cae Marques, diretor da empresa que, apesar do pouco tempo de atividade, já está caminhando junto com a concorrência das grandes redes especializadas por meio de parcerias com fabricantes e distribuidores. Em depoimento exclusivo, ele conta, de forma segura e confiante, como concilia a formação universitária com a função de empresário e revela ainda a estratégia que faz a diferença rumo à expansão.

PLANEJAMENTO
"A minha família está no ramo há mais de trinta anos, voltada à área de funilaria e pintura. A nossa vontade era ter um autocenter, mas como a estrutura da funilaria hoje é muito grande, nós não tínhamos condições de administrar duas empresas. Foi então que apareceu um sócio e, como tínhamos o sonho do autocenter, juntamos as idéias e inauguramos a Fastcar há dois meses. O objetivo não era montar uma loja e sair vendendo qualquer tipo de produto, até mesmo porque trabalhamos com uma linha só de pneus e de amortecedores para conseguir fechar as parcerias com os fornecedores e ter um poder de compra melhor para poder brigar no mercado. Criamos um plano de negócios desde o começo, que foi apresentado às empresas, detalhando todo o ferramental necessário, com destaque para o local escolhido como ponto estratégico para um atendimento personalizado."

SERVIÇO COMPLETO
"Eu sempre quis cursar administração, porque eu já trabalhava na oficina com o meu pai desde pequeno e queria ter outra empresa. Como estudante, consigo aproveitar muita coisa da faculdade, testando o conhecimento na prática. A nossa proposta de negócio consiste em vender uma peça já com todos os serviços agregados. O cliente entra e sai com o carro pronto. Trata-se de uma solução completa, diferentemente de uma oficina tradicional. Nós já temos os distribuidores e os fornecedores como parceiros que acreditaram no crescimento da empresa. A idéia não é só ficar parado esperando as pessoas chegarem mas também buscar novos clientes e expandir o negócio de forma ativa. Atualmente, não basta chegar e abrir uma loja. É preciso montar a clientela, pois as grandes redes são 'tubarões' que têm o poder de compra bem maior, e temos que nos estruturar para conseguir acompanhar essa dinâmica de mercado. Nem sempre o dinheiro é tudo. Quem não tiver uma estrutura de planejamento adequada vai e não volta, não consegue prosseguir. É preciso preparar-se."

PREVISÃO
"Fizemos uma pesquisa de mercado em relação à base de clientes que poderíamos atender. Para isso, temos um representante comercial que faz esse trabalho de rua, fechando convênios com empresas que possam trazer benefícios para ambas as partes. No que se refere ao caixa, conseguimos diminuir o custo fixo montando o que é realmente necessário em termos de ferramental e de mão-de-obra para que pudéssemos iniciar o negócio. Financiamos uma parte do equipamento por meio de uma operação de leasing, o que nos garantiu uma reserva de caixa até mesmo para conseguir montar a clientela de forma bem consolidada. Dessa forma, não vamos correr o risco de, daqui a três meses, acabar a reserva financeira e ficarmos sem condições para comprar matéria-prima e pagar os funcionários. Consideramos a previsão como uma estratégia fundamental para o negócio. Previsão e não provisão. Isso é o mais importante até mesmo para não ter surpresas no meio do caminho, mantendo-nos estruturados para suportar o comportamento do mercado."


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