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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 727 (05/03/2006)

Leitura do Momento

Todos aqueles que possuem o espírito do empreendedorismo aceso estão sempre à procura de uma oportunidade para dar início ao próprio negócio. No entanto, poucos são os que sabem reconhecer e identificar realmente uma boa oportunidade para entrar no mercado e conquistar seu espaço. Estar atento às necessidades de serviços e produtos é o primeiro passo de uma longa jornada empresarial, que requer intuição, experiência e muita coragem. Quem reúne essas características empreendedoras de forma marcante é Guto Cappio, vice-presidente de criação da Sunset Comunicação Ltda. Em depoimento exclusivo, ele revela a estratégia que faz uma pequena agência de propaganda tornar-se uma das maiores do segmento ao completar doze anos de atividades. A aproximação da área de marketing de uma grande empresa fez com que ele, estudante de Direito, vislumbrasse carências em termos de demanda que não estavam sendo atendidas por outras agências. Não pensou duas vezes para abrir mão de um emprego seguro e investir no sonho da livre iniciativa que acalentou pela vida inteira.

TALENTO
"Quando conheci as agências que atendiam os grandes clientes, descobri de fato qual era o meu lugar e fiquei pouco tempo trabalhando nesse departamento. Logo sai de lá, porque percebi que a minha função específica era lidar exatamente com esse mercado de comunicação dirigida e operacionalizar ações de marketing. Na verdade, o grande talento é conseguir ler o momento, não é a sorte, porque o momento aparece para todos, só que existem aqueles que têm a capacidade da leitura. Quem sabe interpretar o momento adquire grande velocidade para se adaptar a ele. A formação da minha empresa veio dessa leitura do momento, mesmo com a insegurança que faz parte da nossa vida, os medos que têm que existir, porque é isso que nos impede de dar o passo maior do que a perna, o empreendedorismo falou mais alto e eu acreditei que daria certo. Sempre soube ler os momentos de uma maneira diferente e aproveitei todos eles."

PARCERIA E SOLUÇÃO
"Eu construí alguns relacionamentos, antes de ser prestador de serviço e de comprar a Sunset, que foram começando a me dar pequenas oportunidades. Começamos a fazer exatamente o que os outros não faziam e, de forma muito exposta, eu chegava para os clientes e falava que não queria ser a agência de comunicação deles, mas resolver todos os problemas que estivessem pendentes e que ninguém conseguia solucionar com agilidade. Nós aproveitávamos essa oportunidade para demonstrar que tínhamos capacidade, criatividade e rapidez, sempre com o foco no cliente. Foi essa a estratégia, pegar o osso, ou seja, os serviços mais difíceis e complicados e resolver no menor tempo possível. Durante seis anos, atuamos dessa forma, vendíamo-nos dessa maneira e, quando o mercado começou a responder favoravelmente, fomos para cima com tudo, começando a construir um portfólio para apresentar e passamos a trabalhar muito mais a apresentação dele para poder colocar o pé dentro das grandes empresas, e isso foi abrindo-nos as portas."

DIFERENCIAL
"O ponto de partida da Sunset é a propaganda estendida para a parte institucional do business to business, ou seja, fazemos propaganda para empresas que não atuam diretamente no varejo. Nossa proposta sempre foi trazer para o marketing direto, para o incentivo e para a promoção o conceito de criatividade da propaganda, agregando valor a essas ações. A nossa grande virada está na operação full service, um pacote de serviços que coordenamos desde a criação até a distribuição das campanhas. Em um atendimento, em vez de o cliente administrar três prestadores de serviço, uma agência para criar a campanha, depois uma agência para criar a parte on-line e outra agência para manuseio ou personalização para trabalhar de acordo com as regras de postagem, nós fazemos tudo. Temos até franquia do Correio dentro do grupo. Quando estamos dentro do cliente, o que faz com que nos relacionemos mais é prestar e suprir todas essas necessidades de comunicação de ponta a ponta. Todos os nossos clientes tornaram-se full service, porque é muito mais fácil para eles."


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