Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 324 (21/06/1998)

Inovação em Gerenciamento de Obras

Pelo seu grau de importância e participação ativa na economia, o setor da construção civil funciona como um dos principais termômetros indicadores do desenvolvimento do País, gerando milhares de empregos, de acordo com os mais diversos níveis de ocupação. Nesse amplo cenário, destacam-se os profissionais altamente especializados, com larga experiência em pesquisas pioneiras, que possuem uma visão abrangente do processo construtivo como um todo. Na busca de oferecer serviços a nichos específicos do mercado, esses especialistas revelam estar cientes hoje da necessidade de diferenciação do modelo clássico de trabalho adotado pela maioria das construtoras. É o caso do arquiteto Mário Luiz Spinicci, diretor da GPA - Gerenciamento Projetos Assessoria - www.gpa.com.br. Em depoimento exclusivo, ele fala do conceito inovador em que se baseia sua empresa na criação e no acompanhamento das etapas de um projeto arquitetônico, visando critérios de ordem econômica, bem como o interesse de cada cliente, sem abrir mão da garantia da qualidade total.

INTERFACE
"Oferecemos um serviço amplo que engloba a criação e o desenvolvimento do projeto, fazendo com que ele seja viabilizado em campo, amparado por um trabalho de gerenciamento de obras que envolve planejamento, controle, coordenação, fiscalização, suprimentos e até um acompanhamento de fluxo de caixa. É um pacote que vai desde o início, estudo de viabilidade, até a entrega das chaves. Nesse aspecto, gerenciar uma obra significa potencializar o conjunto de medidas a serem introduzidas. Fazemos aquisição de mão-de-obra independente da aquisição de materiais, funcionando como elemento de interface desses dois universos. Esse tipo de trabalho permite que os custos finais sejam dramaticamente reduzidos, porque evita o repasse de impostos. Como as obras estão tornando-se cada vez mais complexas na aplicação de serviços, o cliente necessita de um profissional de extrema confiança, que vai personificá-lo durante todo o processo construtivo, estabelecendo as conexões necessárias."

EXPERIÊNCIA PIONEIRA
"A GPA já existe no mercado há doze anos, sempre se modificando para acompanhar as mudanças tecnológicas do mercado. Enquanto profissional, fui um dos primeiros a introduzir o processo CAD no Brasil, no início dos anos 80, tendo estado ligado durante dez anos à Volkswagen como responsável pelos projetos da empresa, inclusive junto aos órgãos públicos. Nossa característica hoje é atuar em nichos de obras que vão de 2 até 10 mil metros quadrados. Já prestamos serviços ao Banco do Brasil, à FENABRAVE e ao Consórcio Nacional Volkswagen, mas o nosso filão está mesmo no desenvolvimento de projetos de menor escala, como pequenos centros comerciais, concessionárias de automóveis, lojas de materiais de construção, edifícios de serviço e para entidades, escolas e ginásios, onde é possível introduzir o boca-a-boca, ou seja, a linguagem verbal no cotidiano do trabalho. Isso permite, também, fazer com que o futuro usuário do empreendimento compartilhe conosco as noções de qualidade e de segurança que devem ser lançadas desde o começo das atividades."

ORIGINALIDADE
"O sistema que criamos chega a ser inovador, pois o escritório não atua com equipe própria nem em termos de parceria. Trabalhamos com miniescritórios que podem ser considerados células de trabalho especializadas, em que a nossa experiência de gerenciamento faz com que o trabalho se desenvolva de forma constante e uniforme para assegurar a manutenção do padrão de qualidade. A mão-de-obra é especializada dentro desses núcleos de atividade conectados entre si. Funcionamos como se fôssemos o médico da família de anos atrás. Como a participação é realmente pessoal, trabalhamos com um número de projetos limitado, dentro de um limite de tolerância física de acesso. Mas já estamos chegando até a uma distância de 300 quilômetros da Capital. Desenvolvemos atualmente um trabalho em Pouso Alegre e já temos obras executadas em Ouro Fino, Socorro e Sorocaba. A troca de confiança entre o profissional e o cliente obriga que estejamos presentes na obra com mais freqüência."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

CNS

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.