Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 744 (09/07/2006)

Legitimidade sem Aventura

Destacar a importância da Internet para o mundo corporativo hoje é muito fácil e até parece impossível imaginar o universo empresarial sem essa poderosa ferramenta tecnológica de comunicação e marketing. No entanto, há cerca de dez anos, foram poucos os empreendedores que decidiram apostar na implementação da WEB como um negócio com grande potencial de crescimento. Já no auge da bolha e da chamada "nova economia", muitos aventureiros aproveitaram a onda e criaram empresas virtuais gigantescas que, pouco tempo depois, desapareceram sem deixar rastro pela falta de sustentação. No entanto, as empresas pioneiras, que aprenderam a enfrentar os novos desafios com os pés no chão e muita competência, permaneceram para dar continuidade a essa quebra de paradigmas imposta pela tecnologia on-line. Uma delas é a Tesla Tecnologia Ltda., comandada por quatro sócios que, ainda muito jovens e interessados em computação, vislumbraram na década de 80, a oportunidade preciosa de transformar a amizade em um caminho certo para a conquista de um mercado promissor que estava nascendo. Em depoimento exclusivo, Riccardo Antonio Pizzamiglio, um dos diretores - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3847-7000 -, relata essa trajetória, que une ousadia e solidez em uma iniciativa empreendedora bem-sucedida.

PONTO DE PARTIDA
"Depois de várias reuniões em que ficávamos discutindo o que iríamos fazer, surgiu a idéia de trabalhar com Internet, que era um mercado praticamente inexistente no Brasil em 1995. Foi nesse mesmo ano que começamos a desenvolver o projeto inicial, que foi um guia de lazer e de entretenimento para a cidade de São Paulo, o Guia SP. Era uma oportunidade que nós achamos interessante em termos de prestação de serviço para os usuários de Internet, um pouco no esquema de comunidade. Logicamente, depois foi compartilhado e a rede passou a ser usada com finalidade comercial. Em pouco tempo, esse guia acabou servindo também para fazermos a divulgação do nosso trabalho e dos serviços que tínhamos a oferecer. Foi um ponto de partida que nos levou a abrir uma série de oportunidades em termos de negócios no sentido de conseguir conquistar clientes e também para usar como uma espécie de laboratório, porque surgiu o mercado da publicidade na Internet, e, com isso, uma série de empresas começaram a perceber o valor e o amadurecimento da rede."

CATEQUESE
"Naquela época, quando começamos a trabalhar, a Internet era algo muito inovador, que não fazia parte do dia-a-dia das empresas, e nós enxergávamos que ela poderia permitir que essas empresas tivessem a oportunidade de se comunicar melhor com clientes, fornecedores e funcionários, além de desenvolver sistemas que permitissem mais eficiência e competitividade. Nesse sentido, ajudamos os primeiros clientes a encontrar esse caminho, levando sugestões para estruturar um negócio que fosse atrativo e pudesse ir além de um endereço na WEB. No começo, houve muita dificuldade para conseguir introduzir esses novos conceitos nas empresas, o que nos levou a assumir uma atitude de evangelizadores para doutrinar e provar que aquilo era realmente interessante, que era a tendência certa para a geração de negócios, e não mais um simples modismo de adolescentes."

DIFERENCIAL
"Hoje, a Tesla é uma empresa com vasta experiência em Internet. Estamos nesse mercado há muito tempo e estamos estruturados em duas unidades de negócio, uma delas focada na parte de criação e a outra na parte de tecnologia. No Estúdio Tesla, fazemos a criação de campanhas on-line para a área de marketing, enquanto a área de tecnologia já tem um perfil diferente, que é focar no desenvolvimento e na implementação de soluções para o gerenciamento de conteúdo, do comércio eletrônico e dos portais corporativos. É um diferencial estarmos organizados dessa forma, conseguindo promover uma troca muito boa entre as duas unidades distintas. Fazemos reuniões mensais para revisar sempre os números do mês anterior. Além de sócios, somos amigos que se encontram socialmente, o que nos dá a oportunidade de dedicar o momento para discutir o passado, o presente e o futuro da empresa."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

CNS

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.