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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 775 (11/02/2007)

Renovação para a Nova Era

Marcas que fizeram muito sucesso no passado mostram que ainda possuem alto potencial de mercado para os novos consumidores que nasceram e cresceram nas últimas décadas. Basta uma boa estratégia de atualização em termos de logística, além de embalagens modernas, para que esses produtos possam conquistar as gerações que estão surgindo. Uma prova concreta nesse sentido é o relançamento do salgadinho Mandiopã, uma coqueluche dos anos 70, que está de volta por meio de uma parceria entre Antonio Gomercindo, proprietário da marca Mandiopã, e Marco Antônio Augusto, fundador da Energyze Comércio de Produtos Alimentícios - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5565-0908. Desde pequeno, ele foi estimulado a participar das iniciativas empreendedoras e pioneiras do pai, motorista de uma grande empresa de refresco em pó, que acabou criando, dentro de casa, sua própria fábrica de refrescos prontos, com a ajuda de sua esposa, em 1967. Primeiro, em saquinhos e, depois, em recipientes no formato de brinquedos que vivem nas mãos das crianças até hoje, com o nome de Refrescos Ju-Ju, vencendo o desafio do tempo. Em depoimento exclusivo e bastante otimista, o empresário explica por que se fixou na distribuição do produto e conta que acaba de inaugurar o Point do Mandiopã, que pretende expandir como franquia por todo o Brasil, fazendo com que as crianças e jovens tenham acesso a esse sabor que tanto encantou os seus pais.

ESTRUTURAÇÃO
"Quando estava com 17 anos, assumi praticamente tudo e passei a gerenciar a parte externa e a equipe de vendas. Meu pai adoeceu, vendeu a fábrica, afastou-se e ficou somente como conselheiro, enquanto eu fiquei com a distribuição. Ele nunca quis atender o grande varejista, mas eu já queria. Percorri todo o interior de São Paulo, comprei até um caminhão e fazia pronta-entrega. Pouco tempo depois, abrimos uma filial em Sorocaba, para abastecer a região, e uma em Santos, para o litoral. Como estava difícil administrar tudo sozinho, propus a dois primos que assumissem os depósitos, e eles acabaram comprando esses estabelecimentos, e eu continuei como fornecedor. Com o passar do tempo, montamos outra fábrica de refresco, porque esse tipo de produção exige muita mão-de-obra. Vendemos essa fábrica também com a condição de distribuição exclusiva, assim como tínhamos negociado com a primeira. Hoje, fornecemos para uma grande parte da rede de supermercados e estamos bem estruturados, com tecnologia moderna para atender novos mercados."

LOGÍSTICA
"Como sou um empresário muito ousado, decidi investir totalmente no supermercadista. Essa estratégia valeu muito a pena, pois nos dá uma sustentação fortíssima em termos de visibilidade. Sempre senti a falta de alguém para visualizar o negócio comigo. Por isso, cada vez que dou um passo, consulto um especialista para minimizar os riscos. Como trabalhamos com duas fábricas, pegamos a produção de 50% de cada para dividir e dar conta do fornecimento. Atualmente, aumentamos o leque de produtos para o Mandiopã e para uma linha de temperos, uma vez que tínhamos um mercado muito grande para oferecer apenas um item. O critério que usamos para escolher um fornecedor é saber se ele tem condições de nos atender. Também sou muito rigoroso, tanto com a equipe de vendas quanto com a de entrega, pois nós não apenas vendemos o produto, nós prestamos um serviço ao mercado. Não somos aqueles distribuidores que simplesmente descarregam no mercado ou deixam o produto no estoque. Temos a preocupação de que um promotor esteja no ponto de venda para acompanhar as entregas e fazer o trabalho."

PORTAL
"Eu procuro produtos cujos fornecedores queiram entrar no mercado e considero essa a essência do espírito empreendedor. Dentro de pouquíssimo tempo, vamos lançar um portal na Internet para os supermercados, com base em uma pesquisa feita com os próprios compradores desses estabelecimentos. Eles falam que querem produtos diferenciados, só que não têm acesso a essas indústrias por falta de tempo, e a indústria que quer entrar não tem o canal para isso. Daí surgiu a idéia desse portal, que é justamente para colocar esses fabricantes e compradores em contato como uma espécie de representante virtual, além do contato físico. No entanto, todas as transações poderão ser feitas on-line."


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