Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 780 (18/03/2007)

Um Sonho em Educação

Sonhar é a grande válvula propulsora capaz de transformar em realidade um ideal de participação comunitária por meio do empreendedorismo. Muitos sonham em montar um negócio e enriquecer a cada dia, mas poucos são aqueles que encontram no próprio sonho o caminho certeiro para a livre iniciativa mediante a realização de milhares de outros sonhos identificados nas necessidades do mercado. Um grande exemplo nesse sentido é a trajetória bem sucedida de José Carlos Semenzato, fundador e diretor-presidente da Microlins Cursos Profissionalizantes - www.microlins.com.br. Nascido e crescido na cidade paulista de Lins, ele suplantou a infância pobre vendendo salgados fabricados pela mãe nas construções que visitava com o pai. Com muito sacrifício, pôde fazer um curso profissionalizante na área de informática, conquistar um emprego no segmento e, com isso, perceber a competência intuitiva que vislumbrou a vocação para empreender. Em depoimento exclusivo e cheio de entusiasmo, ele revela como fez para identificar oportunidades inusitadas na área do ensino, aliadas à capacidade contínua de gerar empregos e condições dignas de vida para as camadas menos favorecidas da população brasileira, contribuindo, assim, para um País mais justo.

DIVERSIFICAÇÃO
"A Microlins Cursos Profissionalizantes nasceu em 1991 e, nos últimos quatro anos, abrimos algumas vertentes em todas as áreas educacionais, entre elas, o Instituto Embeleze, que soma quase duzentas franquias, a Number One Escola de Idiomas, já com mais de 150 franquias em todo o Brasil, e o Instituto Ricardo Almeida, uma escola de moda, corte, costura e modelagem, que está passando por um processo piloto que deve ser disponibilizado no formato de franquias em 2008 para o País inteiro. Toda essa diversificação surgiu como fruto do crescimento da Microlins, atualmente com cerca de setecentas franquias espalhadas pelo território nacional, o que totaliza quase mil franquias. Há seis meses nos tornamos parceiros de negócios da Universidade de Uberaba, que há seis anos desenvolveu um sistema de educação a distância, já aprovado e reconhecido pelo MEC, com mais de doze cursos de graduação disponíveis para o aluno estudar em casa. Fomos convidados pelo reitor para nos unirmos com todas as unidades Microlins do País que viraram pólos conveniados da universidade, constituindo, dessa forma, um marco na nossa história."

MERCADO
"Nós não fazemos nada que o mercado não queira, ou seja, não abrimos mão de ter a certeza de que as pessoas vão investir nos nossos cursos. Se o mercado precisa, tem uma carência, vamos fazer que dará certo, mas, se ele não estiver interessado, é perda de tempo. É nisso, praticamente, que nos embasamos para tomar as decisões, se devemos ou não investir em um novo negócio. Felizmente, todas as nossas iniciativas nesse sentido têm obtido êxito muito grande, levando-nos ao posto de maior distribuidor de conteúdo educacional do País. Para o futuro, estamo-nos preparando para atravessar fronteiras, começando pela América Latina. Pretendemos, nos próximos dois anos, entrar com projetos piloto no México, na Argentina e no Chile, que são os três países que estão no nosso alvo de investimento para uma futura expansão internacional, buscando levar essa mesma fórmula de sucesso para outros mercados."

OUSADIA
"Se hoje somos conhecidos de Norte a Sul do Brasil e em todas as periferias das grandes cidades, foi porque em 2001, investimos na televisão como mídia. O resultado veio de lá para cá, registrando um crescimento fantástico da rede. O Plano Real foi também um grande propulsor do negócio, pois me obrigou a montar um sistema de franchising com as minhas escolas para poder continuar no mercado. Formar e transformar os sonhos dos nossos alunos em realidade por meio da educação é a missão da nossa empresa, além do encaminhamento para o mercado de trabalho pelas nossas miniagências de emprego, existentes em cada franquia. Esse é o grande segredo do sucesso, e não é fácil fazer isso, porque é um negócio dentro do próprio negócio, sem objetivos lucrativos, apenas para satisfazer a missão da empresa, gerando riqueza e o aumento da empregabilidade no País."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.