Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 781 (25/03/2007)

Ferramentas para um Brasil melhor

A trajetória de um negócio na conjuntura de hoje implica também a contribuição para construir um país mais digno e com muitas oportunidades para todos. Não existe mais espaço para o empreendedor que age como se fosse uma ilha isolada. Comandar uma empresa significa ir além da obtenção do lucro, tendo em vista o compromisso com as comunidades e com os próprios colaboradores, que fazem parte de um contexto maior de geração e de distribuição de renda. O retorno dessa iniciativa para as empresas faz parte das táticas mais modernas de capacitação gerencial que, aos poucos, estão conscientizando os líderes corporativos a investir na empresa como um instrumento de alavancagem do bem-estar social. Um grande exemplo nesse sentido vem de André Gabanyi, diretor da Frato Ferramentas Ltda. - www.frato.com. Após assumir a direção da empresa em 1977, em razão dos problemas de saúde do pai, um dos fundadores, ele tomou todas as precauções para resguardar o negócio de possíveis conflitos familiares com o sócio e com os irmãos, fortaleceu a gama de produtos e fornecedores e hoje caminha para a consolidação do negócio nos cenários nacional e internacional. Em depoimento exclusivo, ele revela em clima de otimismo as estratégias que levaram a empresa, nas três últimas décadas, a mudar seu faturamento de US$ 5 mil para US$ 5 milhões.

SÓCIOS VIRTUAIS
"Quando entrei na Frato, fiz questão de comprar 50% da firma. Tenho um irmão gêmeo e uma irmã que trabalha como diretora financeira. Dois anos antes de o meu pai falecer, nós fizemos um acordo estabelecendo que o negócio seria 100% meu e meus irmãos teriam 2,5% de participação cada um. Então, eu tenho dois sócios virtuais, mas, até 2010, a nossa previsão é que todos os colaboradores possam ser sócios. Todo mundo vai ganhar por rentabilidade, não vai ser sócio no papel, mas, sim, de fato. Eu só preciso descobrir uma maneira legal para fazer isso sem esbarrar na legislação trabalhista. Eu sempre quis viver em um mundo melhor, e esse é um sonho meu que está sendo realizado aqui na empresa. O nosso slogan Ferramentas para construir um Brasil melhor é o que diferencia a Frato de qualquer empresa do segmento de ferramentas."

PRIMEIRA LINHA
"Faz quase vinte anos que eu descobri que nós dependíamos 70% de um cliente só. Foi quando me fiz uma pergunta sobre o que aconteceria se perdêssemos esse cliente. Não preciso dizer que um ano depois nós o perdemos, mas nessa época já estávamos preparados. Começamos a acrescentar novas linhas, mantendo sempre a mesma filosofia de crescimento até hoje, procurando novos produtos. Aliás, nós só vendemos produtos de primeira linha. Não existe a menor possibilidade de alguém comprar um produto de qualidade inferior conosco. Nós não mantemos estoque e não oferecemos nada ao mercado que não seja da melhor qualidade. Esse é o princípio básico da empresa, porque não quero ninguém me ligando para dizer que o produto que distribuímos não presta. O nosso foco é a indústria, e não o varejo. Por isso, não mantemos lojas abertas. Estamos trazendo agora máquinas retíficas da China, de primeira linha, porque os chineses também oferecem produtos de excelente qualidade."

PREPARAÇÃO
"Para crescer, me cerquei de bons profissionais em todos os setores. Como nós descobrimos que existem muitas multinacionais querendo vir para o Brasil para disputar a concorrência, resolvemos preparar-nos dentro e fora do País. Nós sempre atendemos 95% do mercado de São Paulo e 5% do resto do Brasil. Agora, já temos treze pessoas trabalhando em uma filial no Paraná com 2 mil metros quadrados de área. Temos ainda dois colaboradores que foram para lá atender os estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Duas pessoas estão montando a filial de Minas Gerais e mais três estão em São José do Rio Preto para atender a indústria moveleira. Com o advento da Internet e com a velocidade de hoje, além de me planejar para os próximos cinco anos, já consigo enxergar a empresa em 2015. Temos outras filiais que vamos abrir em todo o Nordeste e vamos partir também para o Mercosul em 2009, pois temos convite para ir para o Chile e para a Argentina e marcar presença nesses países por meio de parcerias."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.