Compressão da beleza
Planejar a criação e as etapas do desenvolvimento de um negócio faz parte estrutural das técnicas elementares da capacitação empreendedora por meio da elaboração e da aplicação de um projeto consistente de pesquisa. Sem esse cuidado, aumenta cada vez o risco de apostar apenas na resposta do mercado atual. No entanto, entre a ideia e a consolidação de uma proposta empresarial, existe grande desafio cujo sucesso depende basicamente da ousadia e do tino visionário que leva o empresário a conseguir projetar sua visão pessoal em uma realidade já mentalizada e concretizada na prática pela sua estratégia de ação. Esse foi o caso de Marta de Paula Bonito, fundadora e diretora da Bonito Malhas de Compressão Ltda. - www.bonitocintas.com.br. Depois de treze anos, a Sala do Empresário voltou para conferir a evolução da empresa montada por essa instrumentadora cirúrgica, em 1994, e traz um depoimento exclusivo repleto da empolgação de quem empreende por vocação e teve a oportunidade de investir toda a sua intuição em um nicho quase inexplorado do ponto de vista mercadológico, tendo sempre como ponto de apoio a noção de vanguarda adquirida pela experiência profissional.
INICIATIVA
"Eu era instrumentadora de cirurgia plástica havia doze anos e sempre precisava, depois do ato cirúrgico, correr atrás de malhas de compressão para colocar nos pacientes. Como havia muita dificuldade em encontrar esse artigo para aquele tipo de cirurgia no mercado brasileiro, eu mesma comecei a desenhar alguns modelos e pedi para que fossem confeccionados para mim. Em razão do grande volume, as pessoas que estavam trabalhando comigo não conseguiam dar conta da necessidade. Foi então que tive a ideia de fabricar essas peças de acordo com a demanda do mercado. Procurei o Sebrae, e o meu primeiro passo foi buscar um contador para abrir uma empresa legalmente. Acabei comprando máquinas, tecidos e a instrumentação cirúrgica ficou para trás, pois eu não tinha mais tempo para exercer essa atividade, mesmo porque os pedidos foram aumentando e os médicos cirurgiões sabiam que eu podia fornecer a malha de compressão mais adequada ao atendimento sob medida dos pacientes."
GUINADA
"No começo, como microempresa, trabalhávamos em um conjunto pequeno de quatro salas na Vila Mariana. Eu morava no mesmo bairro em um apartamento com vista para uma editora localizada em um casarão com um belo pátio de estacionamento. Passei a imaginar a empresa funcionando naquele lugar, mas permanecia conduzindo minha fábrica no meu humilde cantinho. Certo dia, estava na janela e vi um caminhão de mudanças chegar. Corri até lá, conversei com o dono da editora e pedi o telefone do dono do imóvel. Fui atrás dele com os olhos já brilhando, pois acho que tenho uma facilidade muito grande de vislumbrar o futuro. Montei um álbum improvisado dos nossos produtos, pedi um voto de confiança, além de uma redução de 50% no valor do aluguel para os dois primeiros anos. Com a ajuda de um amigo que entrou como fiador, consegui levar a empresa para esse novo endereço e saímos do anonimato para o estrelato em pouco tempo. Hoje, temos sede própria, técnicas exclusivas de fabricação e exportamos para diversos países. O sucesso da Bonito está em conhecer aquilo que vendemos e de saber, graças à minha profissão, que cada caso é especial."
FOCO
"Como se trata de um trabalho delicado e os concorrentes querem fazer linha de produção, eu me preocupo permanentemente com os pormenores personalizados de cada peça. Porém, parte da atenção hoje está voltada para a sucessão familiar. Tenho 45 anos e acredito que ainda vou muito longe, mas já começo a planejar o futuro do negócio. Tenho um filho atuando na parte de confecção, outra filha que me ajuda no dia a dia e a caçula, que vai ser a nossa tradutora e intérprete. Meu marido acabou de sair da empresa para fazer um curso no exterior, mas ficou aqui comigo todos esses anos. Ele é consultor e voltou a atuar no mercado enquanto vou tocando a empresa, sempre focada no nicho da cirurgia plástica e na recuperação dos clientes, que se tornaram fiéis à minha marca pela indicação dos cirurgiões, que conhecem muito bem a qualidade dos produtos da Bonito e a minha dedicação como profissional e empresária."
|