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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 811 (21/10/2007)

Nos Moldes do Mercado

Muitas vezes, é preciso romper os laços afetivos com produtos que serviram durante anos para alavancar e sustentar a viabilidade de um negócio, mas que, por razões externas, já deixaram de fazer a diferença. A percepção do momento exato de reduzir ou de parar de fabricar um carro-chefe, aliada à visão mercadológica embasada em números e em novas oportunidades, revela o grau da competência empresarial. O Grupo Nautikawww.nautika.com.br – que fabrica coberturas em lonas para eventos, além de produzir uma extensa linha de camping como um estilo de vida ligado à natureza, passou por essa experiência no decorrer de 32 anos de atividades. A pequena fábrica de barcos infláveis iniciada em 1975 foi consolidada na década de 1980 por Pedro Pela, filho do fundador, que vislumbrou numerosas possibilidades de fazer manufaturas com plásticos. Do circo às piscinas infantis e às barracas de camping, foi um sucesso atrás do outro, adotando-se sempre a estratégia de modelar os produtos seguindo as mudanças exigidas pelo mercado. Em depoimento exclusivo, Luiz Carlos Pela, diretor financeiro da organização, relata de forma objetiva os principais passos que levaram essa empresa sediada em Guarulhos a receber o Prêmio Industrial do Ano da Regional do Ciesp 2007.

LAZER
"O que deixou muito clara a visão empreendedora do meu pai no comando do negócio foi o fato de ele ter constatado que o nosso produto não era o barco, mas sim o plástico, que permitia o desenvolvimento de uma série de outras manufaturas. Iniciamos com barracas de camping e depois vieram os circos. A Nautika foi a maior fabricante de lonas circenses do Brasil, chegando a fabricar material para montar cerca de três circos por mês. Hoje, esse mercado está praticamente desativado, mas, nos anos 80, o circo era um forte atrativo e uma das poucas opções de lazer em todo o Brasil. Na seqüência, entramos com a piscina infantil, já com a minha geração dentro da empresa, incluindo a entrada do meu irmão mais velho e depois a minha. Cursei o último ano do colegial nos Estados Unidos, e, assim que voltei, em 1983, comecei a trabalhar na Nautika e a fazer administração de empresas na faculdade."


REINVENÇÃO
"Como sempre nos moldamos ao mercado, estaríamos realmente mortos se estivéssemos parados, porque tanto o barco quanto a piscina, que foram os maiores produtos da Nautika durante quase 20 anos, não são mais produzidos pela empresa. A piscina virou uma espécie de commodity que começou a ganhar muito mercado no final dos anos 80. Em compensação, no fim dos anos 90, não tinha mais preço, pois era vendida em qualquer hipermercado. Foi uma decisão difícil abandonar esse produto. Por mais que tentássemos ser racionais, ele nos ajudou a crescer demais. Além disso, o problema não estava na nossa forma de fabricação, mas sim no mercado que mudou, ditando novas regras. Muitos empresários se agarram pelo afeto àquilo que produzem e afundam junto com produtos desajustados, mas nós conseguimos ter essa percepção a tempo de nos reinventarmos."


ESTILO DE VIDA
"Hoje, temos 500 itens só na área de camping. Com certeza, é a maior linha do País em termos de quantidade. Queremos trabalhar com a questão do estilo de vida, que faz parte do nosso slogan, para um público consumidor que deseja estar em contato com a natureza por meio do camping. Existem muitas empresas com venda de barracas muito mais forte do que a nossa, mas são aquelas barracas de prateleira de supermercado, para pessoas que nunca foram acampar. Esse tipo de mercadoria acaba desencantando o consumidor pela falta de conforto e inibindo novas tentativas de acampamento. Para nós, é justamente ao contrário, a experiência tem que ser boa, para que a venda seja permanente. Por isso, somos uma importadora nessa linha de camping, uma vez que 95% dos nossos itens vêm de fora. Temos uma equipe que todo ano vai para o exterior, principalmente para China, para desenvolver e aprimorar os produtos para o Brasil, de acordo com as especificações do nosso mercado. A empresa acabou de se dividir em dois nichos distintos, lazer e coberturas para eventos, sendo a locação de galpões (coberturas) estruturados, um dos produtos mais importantes. Essa estratégia permite que possamos avaliar melhor o potencial e a dinâmica desses segmentos de forma independente como empresas separadas."


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