Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 816 (25/11/2007)

Entre o Passado e o Futuro

Quem entra na M. Dragonetti & Cia - www.dragonetti.com.br - comércio especializado em utensílios domésticos, situado na avenida Santo Amaro, na zona Sul de São Paulo, não faz idéia de como três gerações de uma mesma família criaram um estilo próprio de empreender, enfrentando todas as mudanças que ocorreram na região ao longo das últimas quatro décadas, bem como as dificuldades de adaptação ao mercado, à economia e às exigências tecnológicas dos novos tempos. Nem mesmo a vontade de desistir de tudo impediu que as atuais diretoras deixassem de valorizar a oportunidade de já terem um negócio montado, com clientela cativa, buscando revigorá-lo por meio da expansão física no próprio local e pelo site de vendas na Internet. Ao contrário de muitos segmentos comerciais que precisam descobrir outros nichos de mercado para continuar sobrevivendo, a loja despertou a atenção espontânea dos chefes de cozinha, que começaram a se tornar famosos pela ascensão da gastronomia na mídia. Junto com eles, vieram também donos de restaurantes próximos do local e empresários para montar cozinhas destinadas aos funcionários. Essa trajetória emocionante, que começou na década de 40 com a iniciativa de duas imigrantes alemãs, é relatada em depoimento exclusivo por Cláudia Dragonetti, neta de uma delas, que hoje divide com a irmã e com os pais o comando do comércio que voltou às origens para se manter diferenciado.

HISTÓRICO
"Quando meu pai comprou o negócio da minha tia-avó Helena, na década de 60, o nome era Bazar Priscila. Por ter a visão de diretor comercial de uma grade empresa, ele decidiu transformá-lo em uma loja de presentes finos que tinha como nome fantasia Dragonetti Presentes. Com o surgimento dos shopping centers e em razão das mudanças estruturais na região da Av. Santo Amaro, esse comércio mostrou-se inviável. Foi quando optamos por voltar a comercializar utensílios de cozinha, oferecendo um mix diferenciado de produtos. Continuamos com uma linha para presentes, mas o foco atual está em utilidades domésticas, resgatando ainda a forma personalizada de atendimento que sempre fez a diferença na conquista da confiança dos clientes em um ambiente marcado pela tradição familiar. Voltamos a montar a vitrine com as mercadorias de antes, com o objetivo de recuperar o estilo antigo que fazia tanto sucesso."


ENVOLVIMENTO
"Como na década de 80 fomos perdendo clientela, a loja foi enxugando e chegamos a ficar apenas eu, minha mãe e uma funcionária. Fizemos uma reunião familiar e resolvemos encarar para valer, pois estavam vindo as exigências de informatização e as nossas etiquetas ainda eram feitas à mão. Começamos todos a perceber que, dali para a frente, não daria mais para continuar naquele esquema. Ou fechávamos a loja ou todos teriam que se adaptar. Decidimos assumir os riscos do empreendedorismo e, há doze anos, estamos aqui durante o dia inteiro, superdedicadas e investindo cada vez mais dinheiro no negócio. Vendemos tudo o que tínhamos e compramos o prédio onde estamos instalados, além do imóvel ao lado para reformar e ampliar o estabelecimento. Optamos também por expandir, montando uma loja virtual e estamos aprimorando os nossos serviços pelo site."


CREDIBILIDADE
"A busca do equilíbrio para manter a tradição e retirar as coisas velhas foi a parte mais difícil da nossa trajetória. Porém, o bairro mudou, e conseguimos ter uma visibilidade maior na loja, melhorando a fachada e o aspecto pelo lado de fora. Os donos de restaurantes e chefes de cozinha descobriram a M. Dragonetti como uma alternativa, em vez de ir ao centro comprar panelonas. Como eles são amigos, um falava para o outro, e começaram a vir muitos donos de restaurante e pessoas jurídicas que querem montar refeitórios. Esse cliente corporativo recebe um desconto especial para compras que chamamos de semi-atacado. Graças aos profissionais da cozinha, começamos a ser procurados pela mídia impressa e eletrônica de forma espontânea e montamos um sistema de permuta com os veículos de comunicação que tem funcionado muito bem. Outro passo importante foi linkar o nosso site com a loja física para passar credibilidade aos clientes e incentivá-los a comprar pela Internet."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.