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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 819 (16/12/2007)

Pioneirismo em proteção

Os custos fixos que envolvem a estruturação física de uma pequena empresa são tão altos que podem inviabilizar o negócio logo de imediato. Atualmente, sem clientela fixa e com carga tributária elevada no primeiro mês de atividade, o empreendedor dificilmente consegue consolidar-se no mercado brasileiro. Para ajudá-lo, nesse momento inicial de concretização de uma idéia, existem as incubadoras de empresas, que começaram dentro das universidades e já partiram até para a iniciativa privada, especializando-se por segmentos. Graças a esse suporte, que garante um espaço físico próprio, com direito a serviços de escritório, bem como a isenção de impostos, as despesas são mínimas, permitindo que seja possível estruturar-se para enfrentar os desafios do empreendedorismo. Quem está aproveitando essa oportunidade oferecida pela Incubadora de Empresas de São Bernardo do Campo (IESBC) é Roberto Ferreira de Souza Miglioli – e-mail: [email protected] – Tel.: (11) 5181-9241 –, idealizador e diretor da Outex Indústria e Comércio Ltda., produtora de capas a base de látex para máquinas fotográficas e filmadoras, um produto ainda inédito que já está sendo fabricado e comercializado para os profissionais de fotografia. Em depoimento exclusivo e ambicioso, ele revela como descobriu e vem aperfeiçoando esse produto para o mercado externo.

ASSISTÊNCIA INTEGRAL
"Estamos em uma incubadora (IESBC) e ainda podemos usufruir dessa estrutura por quase três anos. Pelo aluguel do escritório, pagamos R$ 165,00 por mês, um valor bastante viável para quem está começando um negócio. Eu recomendo uma incubadora para quem quer abrir uma empresa, porque ela fornece todo tipo de assistência, além de ajudar a organizar a parte financeira, os recursos humanos, oferecendo cursos para capacitação em qualquer área e cobrindo parte dos custos de participação em feiras. No entanto, é preciso procurar uma incubadora dentro de cada segmento de atuação, uma vez que existem várias. No Estado de São Paulo, a maior incubadora é o Centro de Incubadoras de Empresas Tecnológicas (Cietec). Se eles não puderem ajudar, certamente vão orientar da melhor maneira, mas a pessoa já precisa ter tomado a decisão de empreender e ter um produto desenvolvido. Enquanto não houver um plano de negócios elaborado e amadurecido, a incubadora não tem como avaliar o potencial do negócio."


DESCOBERTA
"Sempre lidei com o empreendedorismo desde jovem. Depois de me formar em engenharia, de montar um escritório na área, fui trabalhar como funcionário e, durante esse período, criei a Outex e tomei a decisão de voltar a empreender. Percebi que a minha necessidade de ter um produto próprio para proteger máquinas fotográficas poderia ser a necessidade de outros também. Como fazia trilhas de jipe e era fotógrafo amador, queria usar esse equipamento em um ambiente com muito barro, poeira e umidade de chuva. Num dia em que estava fazendo trilha, vi uma pessoa usando uma dessas máquinas, embrulhada em filme plástico de cozinha, e pensei que seria melhor um plástico aderente, mais grosso e resistente. Foi a partir daí que comecei a fazer pesquisas de material e cheguei ao látex, que acredito ser o mais adequado na fabricação de capas para máquinas fotográficas."


MERCADO EXTERNO
"Desde o momento em que resolvi criar a Outex, penso em exportar, mas decidi fazer tudo ao seu tempo. Primeiro, penso na consolidação de um produto no mercado e quero adquirir essa experiência no Brasil, que está sendo uma espécie de piloto para que possamos corrigir todos os erros, e, depois, partir para exportação sem tropeços no caminho. Pretendemos também estar sempre na crista da onda em relação ao desenvolvimento. Para isso, pedimos para os usuários fazerem sugestões e críticas, que são muito importantes, porque nos ajudam a melhorar o produto. Agora estamos projetando capas para filmadoras e para máquinas fotográficas com flash. Todas essas inovações foram sugeridas pelos clientes, que, na verdade, são parceiros desse negócio, porque nos ajudam a desenvolver o produto de acordo com as necessidades do mercado e dentro das nossas possibilidades de implementação."


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