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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 827 (10/02/2008)

A maioridade da memória empresarial

Sala do Empresário – Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora – completa 21 anos de vida em 2008. Criado em 1987 para ajudar a cumprir as metas do Caderno de Empresas do jornal O Estado de S. Paulo, num evento que incluía o debate com o entrevistado no salão nobre, o programa reúne valioso e raro acervo de mais de 820 depoimentos dos responsáveis pela ação empreendedora no País.
A voz, a experiência e as lições de quem age diretamente no front produtivo, seja nos serviços, na indústria, no comércio ou no agronegócio, seja em micro, pequenas, médias ou grandes corporações, compõem rica e estimulante referência dos negócios nas sucessivas fases da economia do País. Para alcançar esses objetivos, a Sala evoluiu de uma apresentação impressa no jornal Estadão para uma coluna fixa semanal, sendo cada edição um capítulo da Memória Empresarial, publicada pela rede de jornais associados que acreditam na idéia de propagar o empreendedorismo, atingindo 473 cidades, numa estimativa de mais de 1 milhão de leitores por edição.
Em plena atividade, a Sala continua gerando um patrimônio que está sendo gerenciado há três anos pelo IMEMO – Instituto da Memória Empresarial (www.imemo.com.br), que tem por objetivo preservar, cultivar, estimular e promover o desenvolvimento da memória empresarial, como forma de ampliar a educação empreendedora.


CARACTERÍSTICAS
Desde seu início no Estadão, mais tarde na sua fase de debates promovidos na Fundação Getúlio Vargas, outra como uma das vitrines das atividades do Sebrae-SP e hoje com recursos próprios, a Sala é um patrimônio com quatro características fundamentais: jornalística, cultural, educacional e histórica.
É jornalístico, porque jamais dependeu das fontes entrevistadas para sobreviver; é cultural, por oferecer a nata do pensamento dos empresários brasileiros, fundado na experiência e na linguagem direta; é histórico, já que aborda a vivência de protagonistas fundamentais da vida nacional; e é educacional, uma vez que serve de fonte para estudos sobre os empresários brasileiros.
A Sala acumula e projeta para o futuro um acervo coletivo, fruto de intenso trabalho de comunicação fora dos modismos e focado no que o empresário tem a dizer. O trabalho é de comunicação estratégica, e a estrela é aquele que consegue fazer, tirar do papel o projeto considerado impossível, concretizar o que poucos acreditam ou simplesmente tocar sua vida sem criar vínculos viciados de dependência.


IMEMO
O grande salto da Sala é ter colocado sob a orientação do IMEMO a difusão do seu acervo, continuamente renovado. Entre os objetivos do IMEMO está estabelecer um ambiente fecundo para a necessária cooperação entre dirigentes de empresas, especialistas, historiadores, jornalistas e consultores em memória empresarial. A meta é atingir a repercussão de amplo espectro social.
O trabalho, em sua essência, é gerar sintonia entre a percepção de quem faz e a recepção de quem precisa saber o que acontece nessa área. O IMEMO é a confluência dos relatos e das idéias de quem promove o desenvolvimento real, aquele que gera emprego e distribui renda e, por isso, é respeitado como fator de equilíbrio social.


ORIGINALIDADE
A originalidade do pensamento dos empresários brasileiros é que justifica essa reunião poderosa de cabeças envolvidas no universo corporativo. Por serem diretos, já que não podem errar sem ter a noção clara do erro, nem acertar achando que o sucesso é automático, os empresários desenvolveram aguda capacidade de raciocínio sobre o que fazem.
Essa clareza é resultado do pragmatismo e da visão de quem resolve criar, a partir de elementos dispersos, um núcleo que congrega talentos e faz acontecer em espaços antes considerados condenados ao imobilismo. É uma luta permanente, num país ainda dominado pelos profissionais da burocracia empreendedora e que engessa os agentes em leis obsoletas, sistema tributário injusto e intervenções desastradas.Aliando-se ao empresário de maneira profunda e conseqüente, o programa Sala do Empresário foi buscar o empreendedor que arriscava pela primeira vez; foi ouvir os herdeiros que conseguiam salvar impérios, driblando crises internas; quis saber quem eram os gestores que acompanhavam a súbita mudança mundial dos negócios e o que eles pensavam.É assim que o programa Sala do Empresário, ao completar 21 anos, contribui decisivamente para a maioridade da memória empresarial.


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Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador:

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