Privatização premiada
Desde 1962, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) concede a um profissional de destaque na área de vendas o título de Personalidade de Vendas do Ano. Em 2007, foi a vez do presidente da Vale, Roger Agnelli - www.vale.com.br -, ser homenageado. Ele recebeu o prêmio no dia 25 de março, nas dependências do Clube Atlético Monte Líbano em um almoço aberto para autoridades e convidados especiais que reuniu cerca de setecentas pessoas. Por meio dessa iniciativa, a entidade destaca a eficiência do papel das empresas brasileiras no contexto global, mostrando o esforço que vem transformando a imagem do Brasil lá fora, nas atividades de comércio exterior, como um país próspero em iniciativas empreendedoras, digno do respeito e da competitividade em nível internacional. No caso específico da Vale, que passou por um processo bem-sucedido de privatização, capaz de elevar de 11 mil para 44 mil o número de empregados, a escolha foi mais do que justa. Depois de atravessar a defasagem do mercado pouco reconhecido de commodities nas décadas de 80 e 90, a empresa soube como valorizar o seu produto e direcioná-lo para os mercados emergentes, tornando-se a companhia mais valiosa do Brasil e a segunda maior mineradora do mundo.
EXEMPLO
"A Vale tem atingido objetivos sucessivos, superando todos os tipos de desafios de forma brilhante, como um exemplo de superação e de força em termos daquilo que o brasileiro é capaz de realizar. Isso tem sido feito de forma persistente, com muita disciplina e humildade, avançando mundo afora. Passo a passo, estamos lutando para ocupar o lugar com que sempre sonhamos, de ser a maior mineradora do mundo. Nos próximos cinco anos, pretendemos investir 60 bilhões de dólares, sendo que 80% desse total será destinado ao Brasil, especialmente à região Norte. Durante esse período, a empresa deverá ampliar o mercado de trabalho, contatando 62 mil profissionais qualificados não somente no País mas também nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Canadá, entre outros. Em sua tarefa de promover a imagem do Brasil no exterior, a mineradora ainda vai trazer para o território nacional cinco siderúrgicas bancadas por investimentos estrangeiros."
PARCERIAS
"Continuamos trabalhando firme para a geração de energia destinada à infra-estrutura brasileira de modo que possamos contribuir deixando o nosso legado. A Vale tem sido parceira das Forças Armadas na busca do desenvolvimento do Norte do País, mais especificamente da região Amazônica. Essa missão em muito nos satisfaz, e o Exército tem- nos ensinado bastante sobre a importância das questões ligadas à área de logística e à disciplina. A Marinha também tem contribuído conosco nos oito terminais marítimos do Brasil onde operamos. Além dessas parcerias importantes, sabemos o quanto é necessária a capacitação dos nossos funcionários atuando nos mais diversos níveis, todos alinhados e trabalhando na busca de oportunidades para desenvolver uma indústria de mineração moderna. Para tanto, precisamos de instalações industriais gigantescas e da aplicação de uma tecnologia de ponta para extrair riqueza das pedras."
POSICIONAMENTO
"A empresa soube posicionar-se muito bem nos últimos anos, aproveitando o crescimento da economia mundial, principalmente na Ásia, onde a China tem liderado e demandado muito dos países produtores de matéria-prima. Isso significa para o Brasil uma mudança na relação de trocas, uma vez que, a partir do momento em que melhoramos os preços dos produtos principais da nossa pauta de exportação, estamos gerando mais riqueza para o País. Todo esse esforço no campo da exportação tem contribuído de forma significativa para a estabilidade da economia brasileira e para a formação das nossas reservas. A Vale representa hoje o orgulho nacional porque vende a imagem do Brasil como uma empresa vencedora em um país vencedor, dotado de talentos, de profissionais qualificados e, ao mesmo tempo, detentor de uma tecnologia que respeita o meio ambiente e o desenvolvimento auto-sustentável."
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