Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 846 (22/06/2008)

Muito além das paredes

A força do empreendedorismo não se encontra nas técnicas de gestão aprendidas e, muito menos, na experiência de mercado adquirida como colaborador de grandes organizações. É inegável que todos esses fatores associados ajudam muito na hora de arregaçar as mangas para montar o próprio negócio com ou sem capital. No entanto, o dom de visualizar aquilo que ninguém viu e de tomar as decisões certas no momento correto, ainda permanece como um tipo de conhecimento estratégico que não se explica na teoria, mas se reconhece apenas na prática. Foi assim com o engenheiro gaúcho Valério Paz Dornelles, fundador e diretor da Tecno Logys, empresa especializada em tecnologia e produtos para construção civil – www.tecnologys.com.br –, desde 1998. Com o talento empreendedor nas veias, ele precisou emancipar-se aos 18 anos para dar início a uma confecção de roupas de surf. Depois de estudar, dedicou-se à pesquisa acadêmica na área de racionalização de processos construtivos na Escola Politécnica da USP e teve o seu talento reconhecido pelas maiores construtoras de São Paulo, onde atuou por muitos anos até transformar o conhecimento que detinha na construção racionalizada em uma atividade pioneira, como relata com entusiasmo em depoimento exclusivo.

SOLUÇÕES INTELIGENTES
“Iniciamos o negócio desenvolvendo um trabalho de consultoria, mas existia um pensamento estratégico, uma visão de futuro, que era desenvolver uma empresa de soluções inteligentes para a construção civil. A intenção não era viver de consultoria, porque sempre gostei de realizar, de colocar a mão na massa. Então, de forma paralela, passamos a buscar soluções inovadoras para o mercado de construção. Na época, as etapas que apresentavam o maior nível de desperdício eram as paredes e os revestimentos, pois não haviam processos bem definidos. Pela influência que exercem na obra, começamos a pensar nessas etapas como elementos de integração, uma vez que, ao racionalizar a execução de paredes, automaticamente a obra passa a ser racionalizada como um todo. Foi então que percebi que tínhamos uma demanda que poderíamos atender como sendo a parte central de uma obra.”


PARCERIA
“Como somos uma empresa de inteligência, precisávamos de uma indústria que comprasse a nossa idéia. Em 1999, procuramos a Cerâmica Gresca e propusemos o desenvolvimento de uma nova “família”de blocos com uma geometria diferente, dentro de novo conceito, inspirado no modelo do Lego, que são peças de vários tamanhos que se encaixam e formam diversos desenhos. Eles aceitaram, no início com um pouco de receio, porque tudo que é inovador na verdade é uma aposta. Temos que ler a mente do cliente, do mercado, pensar lá na frente e perceber o que ele vai precisar para começar a trabalhar antes. Ao mesmo tempo, procuramos convencer construtoras a demandar esse produto. Hoje, depois de dez anos, a Tecno Logys continua crescendo , o que nos obriga a deixar de ser apenas técnicos e buscar conhecimentos de estratégia e de gestão. Nesse sentido, o empreendedor tem que ser completo para ser bem sucedido, pois não adianta ter somente a idéia. É preciso que haja a implementação do projeto e das operações como um todo para a busca de novos investimentos. Trata-se de um processo permanente de aprendizado e de pesquisa com conhecimento de causa para que possamos equilibrar a falta de conhecimento nas outras áreas corporativas.”


ESSÊNCIA
“Podemos definir a Tecno Logys como uma fórmula sustentada por cinco pilares: a criação e o desenvolvimento de novas tecnologias de construção; a logística das construções que leva as tecnologias até o canteiro de obras; a educação na construção para formar profissionais especializados; uma gestão capaz de integrar estas três expertises distintas, de desenvolvimento, logística e treinamento e, por último, está a nossa capacidade de propagar inovações, porque uma empresa que cria precisa saber comunicar-se com o mercado corporativo em termos dos benefícios que pode proporcionar.”


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.