Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 865 (02/11/2008)

Estratégia para embalagens

Na rota da economia globalizada, empreender significa ir além das fronteiras do mercado interno, tendo em vista também as oportunidades de negócio que podem ser trazidas dos países mais desenvolvidos e tropicalizadas para o consumidor brasileiro. Por isso, é preciso estar sempre atento às novas formas de produção, de comercialização e de divulgação de mensagens que são concebidas em nível mundial, com o objetivo de avaliar quais delas possuem potencial para ser adequadas aos hábitos culturais da população. Uma prova de que o empreendedor nacional ainda não está devidamente preocupado com esse novo olhar mercadológico está na iniciativa empresarial de António Trigo de Moraes, diretor da OneMídia Comercialização de Espaços Publicitários (www.onemidia.com.br). Nascido e criado em Lisboa, ele chegou para ficar no País há quatro anos com a intenção de montar seu próprio veículo de publicidade, diferenciado por utilizar embalagens de entrega de pizza como ferramenta de campanhas de marketing, uma idéia lançada nos Estados Unidos e sofisticada na Europa. Em depoimento exclusivo e apaixonado pelo Brasil, ele fala como se preparou para essa empreitada que atravessou o Atlântico e encontrou solo fértil para a consolidação, assim como aconteceu com seus ancestrais lusitanos.

PESQUISA
"Ao perceber que a estratégia em embalagens de pizza já estava sendo utilizada com sucesso na Europa, vislumbrei uma oportunidade de negócio interessante e tentei introduzir esse conceito de propaganda em Portugal. No entanto, não deu certo porque a pizza não faz parte do paladar e da gastronomia portuguesa. Como queria criar algo novo, nem que isso me obrigasse a sair de lá, e já que tinha contatos fáceis no Brasil, procurei fazer uma pesquisa informal para saber a opinião de pessoas que faziam parte das minhas relações e do mercado publicitário, primeiro pela Internet e depois por e-mail. Todos me disseram que isso ainda não existia no Brasil, incentivando que pegasse minha passagem aérea e viesse para cá para fazer uma pesquisa local. Acabei vindo em 2004 e, de fato, não existia nada parecido. Por isso, já vim para São Paulo com a idéia pronta de montar uma agência e de introduzir essa novidade no mercado brasileiro."


PARCEIRO LOCAL
"Para desenvolver qualquer negócio em outro país, convém sempre estabelecer uma parceria local, ou seja, ter alguém que se associe e entenda melhor a cultura do lugar. Nesse aspecto, tive a sorte de conhecer uma família muito influente, muito poderosa na área de fabricação de papel, que é a nossa matéria-prima e representa 80% do custo dessa mídia, e, logo de cara, quando apresentei o projeto, eles viram que se tratava de uma boa oportunidade para a abertura de uma microempresa. Como o presidente dessa companhia não poderia dedicar-se pessoalmente ao negócio, ele entrou como investidor e, num primeiro momento, colocou para trabalhar comigo o filho mais novo, que estava saindo da faculdade de marketing e ainda não se havia integrado aos negócios da família. Esse impulso inicial foi importante, mas, depois de dois anos, eles saíram do negócio e assumi o controle acionário da empresa juntamente com um novo sócio que tinha sido um dos nossos primeiros representantes."


PIONEIRISMO
"Atualmente, marcamos presença no território brasileiro em dezenove estados. Começamos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Logo na seqüência, fomos para Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Estamos expandindo mais rápido do que imaginávamos no interior paulista, e os representantes de cada região possuem contrato conosco para promover o negócio dentro dos seus estados. Tivemos ainda a sorte de ter uma das maiores empresas de capital português, a Vivo, que foi uma das primeiras a apostar no projeto e a nos comunicar com satisfação e entusiasmo o retorno obtido. O conceito-chave da nossa mídia consiste em estar no centro das atenções da família, e isso tem sido um grande sucesso, fazendo com que as agências de propaganda sejam nossos maiores aliados nessa iniciativa pioneira. Por isso, temos condições de fazer uma análise detalhada do perfil dos consumidores de pizza de cada região e determinar qual seria o esforço de comunicação mais adequado para cada público."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.