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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 867 (16/11/2008)

Cumplicidade na decisão

A responsabilidade pelo comando de um negócio leva muitas vezes os dirigentes empresariais ao isolamento na hora de traçar os rumos estratégicos a serem seguidos para a garantia da sobrevivência e do crescimento no mercado. Dessa forma, é possível ter apenas uma visão parcial daquilo que pode ser feito em termos de novas idéias para o lançamento de produtos e de serviços, sem perceber que, sob o seu comando, estão funcionários que conhecem a empresa melhor do que ninguém e desejam uma oportunidade para se destacar dentro dela. Nesse sentido, ouvir o que eles têm a propor e compartilhar os momentos de tomada de decisão com o público interno vem mostrando-se uma estratégia inteligente que traz uma série de benefícios para todos, tendo em vista a importância da contribuição pessoal e do engajamento que essa atitude proporciona dentro do ambiente de trabalho. É o que mostra a experiência bem-sucedida de Paulo César Finger na presidência da operadora de turismo New Line Tour Operator (www.newline.tur.br). Acostumado a organizar pequenas excursões desde criança, esse paranaense, neto de imigrantes alemães e italianos, encontrou no turismo o prazer de empreender e, em depoimento exclusivo, revela com entusiasmo como vem consolidando a empresa em nível nacional contando sempre com o potencial humano dos seus colaboradores.

IDENTIFICAÇÃO
"Eu comecei sem experiência alguma a trabalhar em uma operadora de turismo em Curitiba onde eu fiquei de 1989 a 1993. Lá, tive uma escola muito boa para arregaçar as mangas e cuidar da reserva do passageiro e planejar toda a viagem do turista até a formatação do pacote e acabei identificando-me muito com esse trabalho. Durante uma conversa com dois amigos, nós optamos por abrir um negócio próprio, já que um tinha experiência em agência de viagens, o outro em companhia aérea, enquanto eu estava mais focado na operação. Foi assim que criamos a New Line Operadora. Depois de seis meses, um dos sócios saiu e ficamos apenas em dois numa pequena sala. Fomos crescendo, e estamos expandindo as nossas atividades nas principais capitais brasileiras e também no interior de São Paulo, contando com 180 funcionários. Temos no total a matriz e seis filiais."


PLANEJAMENTO
"A vinda para São Paulo foi uma iniciativa que custou cinco anos de planejamento. Não decidimos nada da noite para o dia. Nós nos reunimos com funcionários que chamamos do primeiro e do segundo escalão sobre a possibilidade de entrar no mercado paulista e percebemos que a oportunidade existia. Nossa primeira providência foi pleitear um lugar para sermos aceitos pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Foi quando começou o nosso planejamento para ingressar em novos mercados, pois fazer parte da nossa associação de classe é um fator extremamente importante para mostrar que trabalhamos dentro dos padrões estabelecidos por ela, de acordo com os princípios de ética e de moralidade. A partir dessa expansão, fomos amadurecendo como empresa. Para competir em condições de igualdade com as grandes operadoras, criamos primeiro uma estrutura capaz de permitir poder de negociação. No momento em que achamos que estávamos preparados, acendemos o estopim final."


RESGATE
"A nossa maior estratégia está focada no aproveitamento dos recursos humanos da empresa. Como não sou o soberano das decisões de todos os caminhos tomados pela empresa, mesmo sendo o diretor, escutamos todos os funcionários com os quais mantemos uma relação aberta que transcende o profissional na medida do possível. Por isso, eles se tornam cúmplices do nosso crescimento com metas a serem cumpridas. Na hora de fazer um investimento, estabelecemos isso em consenso com eles, assim como na hora de cortar gastos quando necessário. Mais do que grandes, nós queremos ser os melhores na nossa atividade, resgatando aquele diferencial em termos de personalização de serviços, que se acabou perdendo um pouco, para que o cliente se sinta bem atendido, sabendo que existe alguém preocupado com a viagem dele, seja no atendimento ao lazer, seja no atendimento ao mercado corporativo, que incorporamos desde 2003, seja ainda na recepção de turistas do mundo inteiro."


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