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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 340 (10/10/1998)

Franquia Made in Brazil

Não é por acaso que os olhos dos investidores estrangeiros brilham em feiras e convenções internacionais cada vez que o nome Brasil é pronunciado. Quem entende de negócio reconhece o imenso potencial de mercado a ser explorado em um país cujo território assume proporções gigantescas. Em termos culturais, impera o resultado de uma democracia racial que deu certo, ou seja, somos uma combinação de raças e povos altamente atraente do ponto de vista do consumo dos mais diversos produtos. Apesar de tantos aspectos favoráveis, fatores como a instabilidade política e, principalmente, a pesada carga tributária imposta pelo governo ainda representam obstáculos que afastam muitos investimentos. Explicar para o mundo como funciona a economia brasileira consiste em uma tarefa pra lá de complicada. Quem vem tentando dar conta do recado é a Menezes & Brandão Advogados - Tel.: (11) 241-4322, especializada em assessoria jurídica na área empresarial, que acaba de lançar um manual em inglês, com versão também em português, sobre como atuar no ramo de franquias. Em depoimento exclusivo, Flávio Lucas de Menezes Silva, um dos diretores da empresa, explica a importância do planejamento estratégico para quem espera ser bem sucedido na expansão das atividades comerciais.

NOVO MOMENTO
"O Plano Real já deu certo, mas o governo continua sustentando a economia na âncora cambial, na retração e no desemprego. Continua insistindo no discurso da derrocada da ciranda inflacionária, sendo que ninguém mais fala em inflação, em correção de contrato. Vire a página e vamos em frente. A saída do Brasil é encorajar a exportação. Tem que mexer em reforma fiscal, reforma tributária, para que o produto nacional possa ter um preço competitivo lá fora. A qualidade é boa. As nossas empresas têm bom nível técnico, ao contrário do que se pregava. Basta observar aquelas que estão conseguindo sobreviver e competir e apesar dessa monumental injustiça fiscal. Temos a mesma relação PIB/Pagamento de Impostos dos Estados Unidos, com um serviço lá embaixo. A proposta de reforma que está sendo discutida é ridícula, sendo necessário conversar seriamente sobre isso. A atual carga tributária inviabiliza o produto brasileiro tanto aqui dentro quanto lá fora."

ESTRATÉGIAS CASADAS
"Temos cerca de 54 impostos que, se não forem combinados de forma correta, implicam um produto final de 4 a 5% mais caro, o que, em muitos casos, representa a viabilidade ou a inviabilidade do negócio. Ninguém se preocupa em fazer um planejamento estratégico para reduzir custos, falta essa visão estratégica do todo. O empresariado, hoje, está descobrindo a duras penas que é mais barato prevenir do que remediar. Essa é uma atitude que vem mudando muito com a globalização. Trata-se de uma mudança radical de comportamento nestes últimos anos. Para se ter uma idéia da situação, uma pesquisa do Simpi revelou que somente 45% das micro e pequenas empresas brasileiras aderiram ao Simples, um sistema muito bem bolado de tributação. Existem movimentos por parte do governo e dos sindicatos na tentativa de informar melhor, mas isso é Brasil, é uma realidade, temos que tentar adequar-nos para resolver esse problema da falta de conhecimento."

EXPANSÃO
"A lei de franchising foi introduzida recentemente no País, em dezembro de 1994. Ela menciona os procedimentos que o franqueador deve tomar antes de efetuar a venda, bem como as informações que devem ser passadas aos franqueados, mas nada diz sobre o que acontece durante o relacionamento de franquia, renovação de contrato e cláusulas de não concorrência. Naquele momento histórico, era suficiente, porém, hoje, está merecendo reparos leves. Não podemos engessar demais o segmento com a lei, tem que deixar assim mesmo, um pouco na informalidade. Nos Estados Unidos, a realidade é diferente, eles têm mais de quarenta anos de experiência no setor. Copiar os padrões legais testados e aprovados pelos americanos acabaria inibindo os investimentos aqui, e pouca gente iria para o franchising. A legislação foi feita no sentido de não desencorajar quem estava disposto a entrar nesse mercado. Atualmente, no Brasil, a cada US$ 10, US$ 2,5 são gastos em redes de franquia. A tendência até o ano 2002 é chegar a US$ 5. Isso serve para medir a importância das cifras que giram nessas redes e para mostrar o que elas podem vir a ser dentro de curto espaço de tempo."


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